terça-feira, 19 de agosto de 2008

Diário de um Banana é garantia de boas risadas!

O livro Diário de um Banana (formato 15 x 21 cm, 218 páginas, R$ 29,90), de Jeff Kinney, chegou às livrarias brasileiras na última semana de junho, pela filial brasileira da editora argentina Vergara & Riba. Para muitos leitores de quadrinhos pode ter passado despercebido, mas é uma leitura divertidíssima.

Na obra, Kinney mostra as dificuldades da vida de Greg Heffley na transição da infância à puberdade. Ele cursa o ensino fundamental, precisa lidar com valentões, tenta (quase sempre sem sucesso) ser popular e tem problemas com irmãos. Ou seja, um garoto comum. E é nisso que reside o charme da obra.

Com muito bom humor, Jeff Kinney dá a situações cotidianas ares de comédia, tudo de maneira muito natural, sem forçar situações. Não é à toa que Diário de um Banana tem uma trajetória de tanto sucesso no exterior - já foi publicado em 23 países. O livro já tem mais de um milhão de exemplares vendidos nos Estados Unidos e está há mais de um ano na lista do jornal The New York Times. E recentemente ganhou a companhia do segundo volume da coleção.

Diário de um Banana
O site oficial da obra, em inglês, recebe cerca de 70 mil visitas por dia. Por aqui, a V&R também criou uma versão - mais modesta - da página, na qual é possível ler um capítulo do livro e até comprá-lo. Para conferir, clique aqui.

Diário de um Banana ainda recebeu oito indicações ao Harvey Award e teve seus direitos adquiridos pela 20th Century Fox, para uma adaptação cinematográfica.

Apesar do subtítulo Um romance em quadrinhos na capa, não se trata de uma HQ propriamente dita. A obra está mais para um livro ilustrado, mas que usa e abusa da linguagem dos quadrinhos. Com um traço tão simples quanto cativante e uma narrativa fluida, Jeff Kinney prende a atenção do leitor, fazendo com que o "caminho" da primeira à última página seja percorrido em apenas algumas horas, porém com muitas risadas.

A Vergara & Riba deve reimprimir esta primeira edição em breve (durante a 20ª Bienal do Livro de São Paulo o livro vendeu muito bem) e já se prepara para o lançamento do segundo volume, em 2009.

Diário de um BananaDiário de um Banana

Nenhum comentário: