Enquanto as notícias sobre a gripe suína se alastram mais rápido do que a alardeada pandemia faz vítimas, o departamento de saúde pública de Seattle, nos Estados Unidos, preparou na mesma velocidade uma HQ na qual conta a história da famosa gripe espanhola, que em 1918 matou milhões de pessoas em todo o planeta.
As 12 páginas em preto, branco e tons de azul de No ordinary flu (Uma gripe incomum) também mostram como se precaver contra a nova doença que anda assustando o mundo, além de um glossário com palavras usadas no texto e pertinentes ao assunto.
O problema é que na imprensa norte-americana já existem manifestações contrárias à publicação, que segundo as opiniões estaria promovendo um alarmismo inconsequente.
A versão impressa do gibi está sendo distribuída de forma gratuita apenas no condado de King, do qual Seattle é sede.
Em outras cidades e países, os interessados podem baixar No ordinary flu em formato PDF - com 21 idiomas à escolha, incluindo o português - no site do órgão de saúde pública do condado norte-americano.
Um comentário:
Graças a uma foto tirada por turistas alemães no México, o Ministério da Saúde mexicano chegou ao ponto zero da gripe suína. O local fica na província de Serra de la Madre, fronteira com o Texas. Graças a foto, o controle da doença poderá ser mais eficiente.
Veja a foto aqui: http://bigcarasbrasil.blogspot.com/2009/05/origem-da-gripe-suina.html
Postar um comentário