A Abril acaba de lançar o primeiro volume de História e Glória da Dinastia Pato. O gibi tem 188 páginas em formato americano, papel couché e capa cartonada. Esta é a quinta vez que a saga é publicada no Brasil. No entanto, será a primeira em que o leitor poderá apreciá-la na íntegra, tal qual foi concebida na Itália.
A editora recebeu arquivos digitais novos, recoloridos. A HQ virá acrescida de capítulos inéditos por aqui, produzidos especialmente para comemorar os 35 anos da saga — publicados em Topolino #2569 (22/fev/05). Marcelo Alencar, que colaborou com a prestigiada série O Melhor da Disney, também é o responsável aqui pela tradução, inclusive dos textos explicativos. A base desta nossa publicação é a italiana Tesori Disney #2, lançada por lá em volume único em abril último.
É a glória, capítulo por capítulo:
originalmente Primeira Aventura: O Segredo do Baú
Storia e gloria della dinastia dei paperi: Zio Paperone e il rimbombo lunare
Roteiro de Guido Martina, desenhos de Romano Scarpa e cores de Giorgio Cavazzano.
Publicado originalmente em Topolino #749 (5/abr/70). 42 páginas.
Publicado no Brasil em Tio Patinhas #108 (jul/74), Tio Patinhas de Ouro #1 (jun/79), Disney Especial #100 (mai/87) e Disney Especial Reedição #100 (out/97). 31 páginas.
Com Tio Patinhas, Donald, Professor Pardal, Huguinho, Zezinho e Luisinho.
Curiosidade: nas edições brasileiras anteriores a esta, as HQs foram remontadas pela Abril de três para quatro tiras por página, daí a notável diferença de folhas que cada capítulo ocupou nos gibis daqui.
Paperina e i papiri del Pah-Peh-Rheo
Roteiro de Guido Martina, desenhos de Giovan Battista Carpi.
Publicado originalmente em Topolino #750 (12/abr/70). 35 páginas.
Publicado no Brasil em Almanaque Disney #38 (jul/74), Tio Patinhas de Ouro #1 (jun/79), Disney Especial #100 (mai/87) e Disney Especial Reedição #100 (out/97). 26 páginas.
Com Tio Patinhas, Donald, Professor Pardal, Huguinho, Zezinho e Luisinho, Metralhas e Margarida.
Curiosidades: os gibis originais italianos traziam de brinde, cada um, as moedas citadas na história. Em 1977, a Espanha também agraciou os leitores da saga com coleção semelhante.
Petronius Paperonius e i sesterzi di Pippus Augustus
Roteiro de Guido Martina, desenhos de Giovan Battista Carpi.
Publicado originalmente em Topolino #751 (19/abr/70). 30 páginas.
Publicado no Brasil em Mickey #262 (ago/74), Tio Patinhas de Ouro #1 (jun/79), Disney Especial #100 (mai/87) e Disney Especial Reedição #100 (out/97). 20 páginas.
Curiosidade: as edições brasileiras anteriores suprimiram nada menos que três páginas deste capítulo.
Paperon McPaperon e le sterline di Trisnonna Papera
Roteiro de Guido Martina, desenhos de Romano Scarpa e cores de Giorgio Cavazzano
Publicado originalmente em Topolino #752 (26/abr/70). 31 páginas.
Publicado no Brasil em Tio Patinhas #109 (ago/74), Tio Patinhas de Ouro #1 (jun/79), Disney Especial #100 (mai/87) e Disney Especial Reedição #100 (out/97). 23 páginas.
Com Tio Patinhas, Donald, Huguinho, Zezinho e Luisinho, Professor Pardal, Pateta, Metralhas e Patacôncio.
Curiosidade: as edições brasileiras anteriores suprimiram quase duas páginas deste capítulo.
Paperin De La Scalogna e il re dell'arena
Roteiro de Guido Martina, desenhos de Giovan Battista Carpi.
Publicado originalmente em Topolino #753 (3/mai/70). 29 páginas.
Publicado no Brasil em Almanaque Disney #39 (ago/74), Tio Patinhas de Ouro #1 (jun/79), Disney Especial #100 (mai/87) e Disney Especial Reedição #100 (out/97). 21 páginas.
Com Tio Patinhas, Margarida, Gastão, Donald, Huguinho, Zezinho e Luisinho e Minnie.
Curiosidades: quando a Abril escolheu a saga para comemorar a centésima edição de Disney Especial, em 1987, havia um pequeno detalhe: a revista tinha 228 páginas e a saga, tal qual já havia sido remontada e publicada em Tio Patinhas de Ouro #1, menos de 200. A solução foi algo polêmica: um capítulo "5.5" foi criado por aqui mesmo para ocupar as páginas que sobravam. A HQ, desenhada por Euclides Miyaura, em muito destoava do traço italiano. Trazia Margarida como A Quinta Mosqueteira. A namorada do Donald tinha acabado de ganhar título próprio, que fazia estrondoso sucesso na época. Este capítulo extra só pode ser lido em Disney Especial #100. Isso mesmo: ele não aparece em Disney Especial Reedição #100, porque a revista já havia diminuído de páginas e a aventura foi deixada de lado — no entanto, é bem curioso o fato de toda a saga ter sido repintada para o DER sem que, aparentemente, ninguém notasse que ali permaneciam referências ao capítulo então suprimido (mais detalhes desse descuido no post sobre o volume 2).
Em breve, quando do lançamento do segundo volume desta saga, a conclusão deste post.
Clique aqui para comprar História e Glória da Dinastia Pato em nossa loja virtual, o Planeta Gibi Comic Shop.
http://planetagibi.blogspot.com/2008/09/historia-e-gloria-da-dinastia-pato.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário