domingo, 22 de novembro de 2009

O Casamento do Pato Donald será publicado nos EUA!


A HQ brasileira O Casamento do Pato Donald será publicada no especial de capa dura Walt Disney's Valentines Classics, da Boom! Studios, agora em janeiro. A notícia é um evento: antes disso, só Canini tinha tido a honra de figurar num gibi americano com personagens clássicos (leia mais aqui, e vide nota de rodapé neste post).

A edição trará ainda histórias de Floyd Gottfredson, Carl Barks, Romano Scarpa, Daan Jippes e Al Taliaferro. Ou seja, a HQ brasileira estará orgulhosamente em excelente companhia.

O Casamento foi especialmente criado para abrir a Série Ouro Disney, em jul/87, com argumento de Izomar C. Guilherme, roteiro de Júlio de Andrade e desenhos de Euclides K. Miyaura, Irineu Soares Rodrigues, Luiz Podavin e Roberto O. Fukue. A imprensa, na época, noticiou que a Disney havia feito algumas exigências para autorizar sua publicação (mais informações em nosso post sobre a Morte do Tio Patinhas). A história também foi publicada em 1988 na Itália e na França, com direito a capa exclusiva.

A edição americana, aparentemente, não trará a HQ na íntegra. Serão suprimidos os trechos desenhados por Luiz Podavin (Parte II — Os Preparativos) e por Roberto Fukue (trecho da Parte IV: as cinco páginas que relatam o que ocorre depois de "vários meses de casado").

Um quadrinho da trama ainda foi usado pela Boom! para ilustrar o editorial (acima).
Nota: além do Casamento e de Canini, outras três HQs brasileiras já saíram nos EUA. Em 1998, a revista Disney Adventures — que por aqui teve em Disney Explora sua similar — publicou produções nacionais estreladas por Mulan. A primeira delas foi até capa, comemorativa da 100ª edição. No Brasil, essas histórias saíram no gibi Mulan Novas Aventuras.
Fonte de indexação: Inducks
[Blog1+copy.jpg]
Por José Rivaldo Ribeiro & E. Rodrigues
http://planetagibi.blogspot.com/2009/11/o-casamento-do-pato-donald-sera.html

Nenhum comentário: