sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Revista da Tina traz nova chamada na capa !

[14.jpg]
Desde que foi lançada em maio deste ano (clique aqui), a revista da Tina não chamou tanta atenção quanto agora. Depois de ganhar três minisséries e um especial em formato americano, Tina ganhou uma revista mensal, também no mesmo formato, trazendo HQs inéditas. Até então, a personagem só tinha sido publicada em formatinho. A primeira edição da nova revista estampou a seguinte frase na capa, logo abaixo do logotipo da publicação: A revista com a sua cara!”.

No mês passado, a edição #6 da revista gerou certa polêmica acerca da sexualidade de um personagem que apareceu em uma das histórias. O criador Mauricio de Sousa, através de sua assessoria de imprensa, emitiu uma nota referente ao assunto. Confira na íntegra abaixo:

"Sobre a recente polêmica a respeito da revista Tina #6, é preciso esclarecer alguns pontos. A revista Tina é uma publicação da Editora Panini produzida para um público adulto jovem. Ou seja, não tem nada a ver com a Turma da Mônica ou o público infantil ou infanto-juvenil (Turma da Mônica Jovem). A publicação é destinada a uma outra faixa de leitores e suas histórias refletem isso – tanto que Tina, atualmente, é estudante de jornalismo e maior de idade.

A história publicada em Tina #6, intitulada O triângulo das confusões, deve ser lida e interpretada pelo leitor. Não há qualquer afirmação sobre a sexualidade deste ou daquele personagem. Lida a história, feita a interpretação, daí, sim, comentários e críticas poderão ajudar no sentido de falarmos a língua de uma sociedade esclarecida. Tanto que, em nossas publicações recentes, temos usado cada vez mais a interatividade com os leitores. Essa promoção do diálogo com a juventude, especialmente pela internet, é essencial e já nos ajudou a direcionar histórias e personagens em outras ocasiões.

E vale ressaltar que publicações dirigidas a faixas de público com idades diferenciadas podem – e devem – tratar de quaisquer assuntos de maneira adequada ao seu leitor. No cinema, na televisão ou nas revistas há a separação por faixa de idade. Por que não haveria na nossa vasta galeria de publicações? Mas uma posição vai se manter em TODAS as nossas produções: o respeito pelo ser humano, pela pessoa, e a elegância no trato de qualquer tema."


Depois do fato, agora na edição #7, que se encontra nas bancas, uma mudança já é perceptível: abaixo do logotipo está a seguinte frase: “Uma revista para jovens adultos!”. Porém, nesta nova edição, não há nada sobre o personagem que gerou a polêmica ou se ele aparecerá em futuras edições.

Tina #7 traz cinco histórias, como "Alta Ansiedade", onde Pipa e Tina percebem que não sabem lidar direito com sua ansiedade e decidem aprender a se controlar. A revista ainda traz aventuras com Pipa, Zecão, Rolo e, na aventura final, Tina resolve mudar o visual de seus cabelos. A entrevista desta edição é com a apresentadora Ana Hickmann. A revista tem formato americano (17 x 26 cm), com 52 páginas e custa R$ 3,90.
[09.jpg]
Tina foi criada em 1964 por Mauricio de Sousa. Seu visual passou por várias modificações ao longo das décadas, de uma jovem hippie até sua charmosa aparência atual. Tina é uma estudante de jornalismo e seus melhores amigos são Rolo e Pipa, a namorada do Zecão.

Por : Carlos Costa
http://hqmaniacs.uol.com.br/principal.asp?acao=noticias&cod_noticia=23460

Nenhum comentário: