quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Turma da Mônica Jovem vai envelhecer em tempo real, revela Mauricio de Sousa!

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjxR9AN3TBmwB4Hbx9XRPEYbtZ7l0j5PoVVOGUYZetZGBDPLn5HG27vMwuqdl8ioxEsct3wf8vxt8YJwm-7fbNjaLaw0YHg7Bw_jPyXimhUh3FU-TfGF73n4PNn6GD8FvYIJFU-y9Mb64s/s1600/TMJblogdoXANDRO.png
Turma da Mônica Jovem É o maior sucesso editorial dos quadrinhos brasileiros em toda a história. FATO. A recente edição 34, com o primeiro beijo entre Mônica e Cebolinha (ou Cebola, como ele próprio prefere na nova versão) alcançou uma tiragem de 500 mil exemplares, quase cinco vezes mais do que um gibi de super-heróis badalado vende nos Estados Unidos. Porém, as novidades não vão parar por aí, como Mauricio de Sousa revela em entrevista publicada hoje na Folha.com.

De acordo com o quadrinista, o principal paradigma das HQs da Turma será quebrado: os personagens vão passar a envelhecer a partir do final de 2012. A intenção é que o envelhecimento seja em tempo real, com a Mônica e companhia crescendo ano após ano. Assim, eles vão amadurecer, se alistar ao Exército, casar, ter filhos, netos… Como qualquer bom mangá que dura anos e anos.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjQcg1-h75KuAHf0LYso8BP7no-vIV0fZ9kF03e6qCnXHg2iBhGAlZPMClYKKUoXvCqsPypKaujzboM18OZDxYglIZiSWWGCj4Z2K1svAHSsSdqiBmd9JCeEv6mdBiysx1kqKbE0d1EC7M/s1600/MauricioBlogdoXANDRO2.png
Sobre a mudança, Mauricio disse o seguinte para a Folha:
“Gibis, jornais, remédios e alimentos têm prazo de validade. Você tem de rejuvenescer, se adaptar. Será como um folhetim, uma história ininterrupta. [...] Tenho planos de montar uma equipe com psicólogos e médicos.”

É claro que a mudança também tem um objetivo comercial, já que Mauricio de Sousa também é empresário. Além da Turma da Mônica Jovem crescer com o seu público, as HQs poderão trazer em suas páginas novos produtos assinados pelo quadrinista assim que os personagens vão crescendo. Além disso, Mauricio de Sousa já adianta que a manobra tornará possível a criação de eventos para os aniversários de Mônica, Cebola e companhia.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhVEIrOR0BNR8udhRotGyxjHERjDAgEzwVYPS6ANao7htqROlUKH4lSAJ7v71Vew5Uw_4gyXVI8jAI2DjNR5hO6e0S6Qbyyf2sbgkzmDcF2d6ooQSkN6j0fbENMt99b08-jpYnYQLvF-Yo/s1600/TMJblogdoXANDRO2.png
As mudanças só devem acontecer no final de 2012 por um simples motivo: a resistência interna dentro da própria Mauricio de Sousa Produções.

É bom lembrar que este tipo de envelhecimento não é incomum nas HQs. Nos mangás é até normal. Já nos quadrinhos estadunidenses é um pouco menos comum, mas também acontece. O próprio Homem-Aranha, quando começou a ser publicado, estava no colégio. Depois cresceu e chegou a até se casar com a Mary Jane. A novidade, no entanto, é que este envelhecimento ser em tempo real.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjEO6zN0MmqIHJg7U3WbcwSL4hHsnuQP9zFFzU8geh5NjLuLa6NS1c_JcfpksP1fwL5lRPwzFDe9YhyphenhyphenW3QskQJEHevWhUzVSQVfmq_EuT-kYAQmNRPGYz5JxJLhuJXgHl4cnvW_Uc_PA4s/s1600/MauricioBlogdoXANDRO.png
É claro que se esta mudança for mal recebida pelos leitores, Mauricio de Sousa saberá mudar os rumos rapidamente. Para exemplificar isso, cito um outro trecho da própria entrevista para a Folha.com, na qual o quadrinista contou que a ideia de tornar Mônica e Cebola namorados surgiu após um feedback da editora Panini, que avisou uma queda de vendas em três edições seguidas.

O projeto é bem interessante, até porque, ao envelhecer, a Turma da Mônica Jovem poderá fazer uma ponte para outros tipos de HQs. Todo o mercado sairá ganhando.

http://judao.mtv.uol.com.br/wp-content/uploads/2008/08/tmjovem.jpg
Créditos;) http://judao.mtv.uol.com.br/livros-hqs/mauricio-de-sousa-revela-que-a-turma-da-monica-jovem-vai-envelhecer-em-tempo-real/

5 comentários:

Leitura do Dia disse...

Oi Xandro, a ousadia do Mestre Maurício de Sousa é uma de suas marcas registradas. Vamos esperar e acompanhar a Turma da Mônica, seja a clássica, a jovem e mais o que vier. Gostei bastante da notícia, e da postagem. Abs. Paulo.

LEO disse...

se tivessem feito isso desde o começo.... hj ela seria uma vovó!!!

Anônimo disse...

Eaí Xandro!!!
Cara vc tinha razão!eu curtí pra chuchu seu blog mew!!!!
E sem contar q saiu mega fodona essa versão da monica!!!!
cara,eu tô té meiu sem graça em seu blog! seu blog é muito fodão!!!
mas é isso aí!!!
Tô te seguindo! \o/
Vou voltar sempre aqui!!! ^^
Até mais!!! :p

Andressa disse...

Olha sinceramente eu acho um maximo o blog..e principalmente o fato deles envelhecerem..nao vejo a hora de ver a monica e o cebolinha juntos..e tambem acho que a historia fica muito interesante com o passar do tempo, igual o manga do naruto, ele esta sempre cresceno e nunca fica sem historia para os fãs.

Bruna Let´cia disse...

Amei amei as reportagens do mauricio e as notícias que vc deu da TMj muito legal para mim e muitos outros que são fãs da Tmj iriam gostar muito e essa ideia então do Mauricio muito boa... Suas notícias são muito boas Xandro bjusss....