terça-feira, 30 de julho de 2013

Arquivos Turma da Monica N°34 - Cascão: HQ "A fome"!

Capa de Cascão nº 70 (Ed. Globo, 1989)
A história que eu compartilho nessa postagem mostra o sufoco que o Cascão passou para poder almoçar porque não quis lavar as mãos. Ela tem 7 páginas e foi a história de abertura de Cascão nº 70 (Ed. Globo, 1989).
Começa o Cascão chegando em casa depois do futebol morto de fome e quando vai servir a comida, a mãe avisa que ele só vai comer se lavar as mãos. Com isso, ele se recusa a lavar as mãos e vai procurar outra casa para almoçar.
Primeiro, ele vai na casa do Cebolinha, que nega um prato de comida alegando que todos vão perder o apetite por causa do cheiro horroroso dele. Depois, encontra a Mônica na rua com um saco de compras e ela não dá nada pra ele. Acaba caindo uma bisnaga no chão e a Mônica não deixa o Cascão pegar. Ele espera a Mônica se afastar para pegar a bisnaga do chão para comer, mas não contava que um cachorro já estava comendo.
Já passando mal, Cascão encontra a Magali comendo sanduíche e ela aceita dar o que sobrar do sanduíche. Só que ela come tudo e ele continua sem comer nada. Ele vai na casa da Cascuda e ela fica com pena e aceita. Porém, quando finalmente ele tinha conseguido, ela oferece sopa e Cascão foge correndo, pensando que a Cascuda estava querendo dar banho nele.
De tão desesperado, vê o Chovinista e já pensa em linguiça, bacon e pernil e manda embora para não comê-lo. Aí Cascão não aguenta mais de tão fraco e desmaia de fome.

No final, a mãe aparece e ver o filho desmaiado e o deixa almoçar, já que sabe que ele não consegue lavar as mãos. Então, como estava faminto, Cascão come tudo e resolve dormir na cama. Só que quando ele vai deitar, a mãe aparece dizendo que ele só deita se tomar banho.

Com traços excelentes, é uma história bem legal que mostra que o Cascão resiste a tudo para não mexer com água. Mesmo simples, não deixa de ser boa. Acho engraçado o Cascão respondendo a mãe no início. Quando ela pergunta se ele lavou as mãos, ele responde: "Ora, claro que não, mãe! Isso é pergunta que se faça para um filho?"

Dá até um pouco de pena o pessoal negando comida para o Cascão e ele passando fome. Será que agiram certo mesmo em deixá-lo com fome só porque ele não quer lavar as mãos? Aliás, tem vários fatos incorretos nessa história, a começar pelo tema de comer sem lavar as mãos, além do Cascão enfrentar a mãe e a intenção de pegar a bisnaga do chão para comer. Ou seja, infelizmente nunca seria aceita para os padrões da MSP atual e por isso é tão boa. Na postagem coloquei a história completa.
painelarquivosTM2.png (617×185)

Nenhum comentário: