Estrelinha Mágica foi uma personagem criada em 1970 que, inicialmente, seria para aparecer apenas em 1 história, mas com as circunstâncias, acabou virando personagem-fixo que marcou época.
Sua estreia foi na história "A Estrelinha Perdida", publicada em 'Mônica nº 8' (Ed. Abril, 1970). Nessa trama, uma estrela sofreu acidente e foi parar na casa da Mônica. Ela estava dormindo e acorda com uma iluminação muito forte no seu quarto e então descobre que tem uma estrela debaixo da sua cama.
Trecho da HQ "A Estrelinha perdida" (1970)
Ela fala com a estrelinha para apagar a luz e ela não podia porque senão morreria. Então, a Mônica guarda a estrela dentro da gaveta do criado-mudo para poder dormir. Quando Mônica acorda de manhã pensa que foi um sonho, mas quando vê a gaveta, a estrela estava lá. Ela leva o criado-mudo para o Cebolinha vê e a estrela fala que fracassou na missão e promete contar sua história à noite.
Trecho da HQ "A Estrelinha perdida" (1970)
Quando anoitece, com a turma toda na casa da Mônica, a estrela revela que era a Estrela de Belém que ficou brincando com outras estrelas e acabou não anunciado a chegada do Menino Jesus, fracassando em sua missão. E a turma resolve ajudá-la a levar a estrela até o dia do nascimento de Menino Jesus.
Trecho da HQ "A Estrelinha perdida" (1970)
Para voltar ela precisaria de uma super-energia superior à velocidade da luz e a solução foi um arremesso forte da Mônica, que conseguiu levá-la ao seu tempo. Mônica ainda pergunta ao Franjinha se ela conseguiu voltar ao seu tempo, e ele fala que sim, senão eles não estariam se preparando pra festejar o Natal e pegar os presentes debaixo da árvore.
Trecho da HQ "A Estrelinha perdida" (1970)
Só não ficou muito claro como ela chegou a Terra no atual ano 1970, ficando a critério do leitor usar a imaginação de como ela chegou lá. Essa história, foi republicada no Almanaque da Mônica nº 7 (Ed. Abril, 1980), e, com isso, a personagem voltou a ficar em evidência. Sendo que nessa republicação o tempo inteiro alteraram o ano "1970" da original para "1980" no almanaque para ficar atual.
Anos mais tarde, essa história virou filme que foi adaptado para o cinema. Foi o filme "Estrelinha Mágica", produzido em 1987, e indo em cartaz aos cinemas em 1988, que teve ainda mais 3 historinhas, e esse desenho da Estrelinha Mágica foi o último desenho do filme. Na verdade, foi apenas baseada na história de 1970, porque de semelhante mesmo apenas o fato dela ser Estrela de Belém, aparecer no quarto da Mônica e ela ter que ajudá-la a voltar ao Céu. Fora isso, tiveram muitas diferenças da história original, como só o cebolinha ajudar a Mônica e , não a turminha toda, eles precisarem ir ao alto de uma igreja para esperar Papai Noel para levá-la, dentre outras.
Propaganda tirada de 'Cascão nº 24' (Ed. Globo, 1987)
A partir desse filme, ela passou a ser chamada de "Estrelinha Mágica" (na história de 1970, era somente estrelinha) e caiu no encanto da garotada. Com o grande sucesso do filme, foi lançado o brinquedo da Estrelinha Mágica em 1989. Ela cabia na palma da mão e acendia uma luzinha e fazia um pequeno barulho como se estivesse cantando. Também foi um grande sucesso comercial, virando febre com as crianças e marcou época esse brinquedo.
Propaganda tirada de 'Mônica nº 36 (Ed. Globo, 1989)
Então, em 1989, passou a surgir histórias da Estrelinha Mágica nos gibis, até para promover o brinquedo, e, com isso, marcando a sua volta aos gibis. Já com o nome de Estrelinha Mágica, suas histórias sempre envolvia o seu alto brilho, sua principal característica, e de preferência a Mônica ajudando a livrar dos perigos. A primeira foi uma história de 1 página, publicada em Mônica nº 35, de 1989. Nela, a Estrelinha Mágica quer dormir com a Mônica porque no espaço estava muito escuro. Mônica deixa, mas por causa do seu brilho intenso, ela pega o seu travesseiro e vai dormir no lado de fora da casa, sendo solidária à Estrelinha.
HQ publicada em 'Mônica nº 35 (1989)
Já em 'Mônica nº 36', ela aparece na antológica história de abertura "A Estrelinha apagada". Na trama, Mônica está dormindo e é acordada com a Estrelinha Mágica sem luz batendo na janela do quarto. Sua luz e de todas as estrelas foi apagada misteriosamente enquanto estava dormindo e ela resolveu pedir ajuda à Mônica.
Trecho da HQ "A Estrelinha Apagada" (1989)
Quando vão à rua percebem uma luz saindo de um bueiro e elas entram nele para desvendar o mistério. Chegando no esgoto, descobrem que foi o Capitão Feio quem sugou as luzes de todas as Estrelas e do Sol para que todos os habitantes da Terra se rendam e que ele possa transformar o mundo todo em um verdadeiro depósito de lixo.
Trecho da HQ "A Estrelinha Apagada" (1989)
Mônica tenta impedir, mas Capitão Feio abre o vidro com os raios do Sol e acaba sendo presa. A Estrelinha sai do calabouço e paga um óculos escuros para a Mônica e elas saem de lá, dando um soco no ser do esgoto que estava como guarda. Ao sair elas tentam roubar o vidro enquanto o capitão Feio está distraído. Ele vê e chama os guardas. Na mesma hora, Mônica abre o vidro, faz cegar os seres do esgoto e o Capitão Feio e consegue bater em todos e vencê-los.
Trecho da HQ "A Estrelinha Apagada" (1989)
Então, a Estrelinha leva o vidro ao Céu para devolver a luz às estrelas e ao Sol e Mônica volta pra casa. Ao amanhecer, tudo volta ao normal e Mônica fica feliz que a Terra não virou um depósito de lixo, mas ao ver poluição, rios poluídos, fábricas soltando fumaça, ela fala que temos muita coisa pra fazer pra mudar.
Trecho da HQ "A Estrelinha Apagada" (1989)
Após essa história, Estrelinha Mágica voltou em Mônica nº 44, de 1990, na história "Perigo no Céu". Nela, Estrelinha avisa a Mônica que um meteoro está prestes a cair na Terra e ela tem que ir ao Céu para impedir.
Trecho da HQ "Perigo no Céu" (1990)
Chegando lá, depois de algumas lutas, Mônica descobre que o meteoro estava apaixonado pela Estrelinha e com isso fica tudo resolvido. Ao chegar em casa, Cebolinha a chama de novo, pensando que a estrelinha estava em perigo, e Mônica fala que está tudo bem,e que tudo é tão bonito e romântico. Essa, então, foi a última história inédita da Estrelinha Mágica, ficando no limbo do esquecimento.
Trecho da HQ "Perigo no Céu" (1990)
Porém, depois de muitos anos, em Mônica nº 60, de 2011, saiu uma história de 2 páginas com ela, em que a Estrelinha Mágica, triste, estava sem brilho vendo muita poluição e desmatamentos na Terra e ao ver a Mônica plantando uma flor, ela volta a brilhar feliz.
Curiosamente, essa história não era nova e foi produzida em 1989 mesmo, o que dá pra perceber pelos traços bem diferentes e bem melhores em comparação com os atuais, e a colocaram para ocupar falta de material inédito. Às vezes acontece de colocarem tabloides de jornais antigos na falta de produção de material inédito para poder finalizar o gibi. Só que essa história apesar de antiga, nunca havia saído em gibi. Eu conhecia essa história, provavelmente do antigo site da Turma da Mônica.
HQ publicada em 'Mônica nº 60' (Ed. Panini, 2011)
A Estrelinha Mágica ainda foi lembrada mais uma vez pela MSP nas celebrações dos 50 anos da Mônica, não em história, mas, sim, relançando o brinquedo de 1989. Quem sabe, façam novas histórias por conta disso.
Acredito que Estrelinha Mágica foi esquecida, além das circunstâncias de novos personagens surgirem, e também porque já não tinha mais necessidade de marketing do brinquedo. Já estava saindo das lojas e não tinha mais sentido de fazer histórias com ela.
Termino com algumas capas dos gibis que tem as histórias citadas na postagem.
Capas: Mônica nº 8 (1970), Almanaque da Mônica nº 7 (1980), Mônica nº 35 (1989), Mônica nº 36 (1989), Mônica nº 44 (1990), Mônica nº 60 (2011)
Créditos ;) Marcos Alves > http://arquivosturmadamonica.blogspot.com.br/2014/01/estrelinha-magica.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário