Edição anterior > Tiras N°6271 : SNOOPY - Charles Schulz!
Feliz aniversário Charlie Brown!!
Charles Monroe Schulz (Mineápolis, 26 de Novembro de 1922 — Santa Rosa, 12 de Fevereiro de 2000) foi um cartunista americano, criador da série Peanuts e dos personagens Charlie Brown e seu cachorro da raça beagle chamado Snoopy, entre outros.
Criador da tirinha Peanuts, que tem como personagens Charlie Brown, seu beagle Snoopy e seus amigos. Charles Monroe Schulz nasceu na cidade americana de Minneapolis, estado de Minnesota, e cresceu em Saint Paul. Filho do alemão Carl Schulz e da norueguesa Dena Halverson, foi um adolescente tímido, talvez pelo fato de ser o aluno mais jovem de sua turma.
Depois da morte de sua mãe em fevereiro de 1943, foi convocado pelo exército, participando da Segunda Guerra Mundial, mandado em 18 de fevereiro de 1945 para lutar na França. Participou da libertação do campo de concentração de Dachau.
Depois da morte de sua mãe em fevereiro de 1943, foi convocado pelo exército, participando da Segunda Guerra Mundial, mandado em 18 de fevereiro de 1945 para lutar na França. Participou da libertação do campo de concentração de Dachau.
Seu primeiro trabalho profissional como quadrinista foi com Li'l Folks, publicado pelo "St. Paul Pioneer Press", de 1947 a 1950. Foi nesse trabalho que usou o nome Charlie Brown a primeira vez, mas para denominar diferentes personagens. Também foi aí que apareceu um cãozinho muito semelhante ao que viria ser o Snoopy.
Em 1950 aproximou-se da United Feature Syndicate ainda com Li'l Folks, sendo a primeira tira de "Peanuts" publicada pela United Feature em 2 de outubro de 1950. O sucesso foi tal que, mesmo criando novas personagens, ele teve que desistir, para se concentrar unicamente em Snoopy e sua turma.
"Peanuts" se tornou a tira de jornal mais conhecida de todo o mundo.
"Peanuts" se tornou a tira de jornal mais conhecida de todo o mundo.
Nela, nenhuma personagem adulta aparece, mas a profundidade filosófica de suas crianças, da maneira leve contada por Schulz, caiu rapidamente no gosto do público. Tinha fundo autobiográfico, sendo baseada no próprio Schulz, em sua família e amigos. Foi também fonte de inspiração para incontáveis quadrinista, podendo-se citar o argentino Quino e sua "Mafalda", Bill Watterson com "Calvin" e, é claro, Mauricio de Sousa, com "A Turma da Mônica".
Pelas tiras Schulz ganhou vários prêmios, inclusive o prêmio Emmy pelas adaptações da série para a TV. A versão das personagens para o teatro, com o musical "You're A Good Man, Charlie Brown" (Você é um bom homem, Charlie Brown), foi o musical mais vezes produzido na história do teatro americano. Em 28 de junho de 1996, foi agraciado com uma estrela na Calçada da Fama, vizinha à estrela de Walt Disney.
Schultz desenhou "Peanuts" por aproximadamente 50 anos ininterruptamente, até 1999, com sua aposentadoria, um ano antes de sua morte. Por decisão de Schulz e sua família, as histórias de Snoopy não seriam mais produzidas por outro artista a partir de então. Apesar disso, adaptações de tiras antigas para a TV, republicações das histórias, e os infinitos produtos inspirados nas personagens de Schulz até hoje continuam famosos mundo afora.
Fonte: Guia dos Quadrinhos
Nenhum comentário:
Postar um comentário