quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Submundo HQ N°4 : Review: "Os Fabulosos X-Men", "TEX", "Justiceiro", "Astro City 2", "Hellblazer", e Mais...

Fabulosos+XM+1.jpg (306×565)
Novos "Reviews" com MAIS uma fornada de gibis comentados. As avaliações seguem o sistema de NOTAS: "RUIM", "REGULAR", "BOM", "MUITO BOM", e "EXCELENTE"(equivalente à escala de 1 a 5 estrelas)!!!


Neste "Review" tem 5 edições da SALVAT: "Fabulosos X-Men" (capa-vermelha),"Justiceiro - Bem-Vindo de Volta, Frank" 1 e 2, "Invasão Secreta", "Thor - Em Busca dos Deuses".... E ainda: "TEX Gigante em Cores 7 - O Pueblo Perdido", "TEX Ouro 80 - A Morte do General Custer", "Hellblazer - Infernal 5", "Astro City 2", e "Vertigo Especial 3 - Jonny Double"!!!


Confira abaixo... (lembrando que as críticas expostas nesta coluna são mera opinião pessoal):
tex+gigante+7.jpg (800×1118)
"Fabulosos X-Men" + "Thor - Em Busca dos Deuses": A capa-vermelha da Salvat reúne numa mesma edição 2 aventuras ESSENCIAIS dos "X-Men": "Dias de um Futuro Esquecido" e "Deus Ama, O Homem Mata" (ambas lançadas pela Panini no ano passado - em edições separadas). Essas 2 HQs mutantes sintetizam com perfeição as mensagens que a série sempre tentou passar (o preconceito, as diferenças, a intolerância, a busca por uma convivência harmônica entre humanos e mutantes, etc). É o melhor da fase áurea dos "X-Men". NOTA: "EXCELENTE" [*****]!!! Já o "Thor" traz o 1º arco da fase Dan Jurgens & John Romita Jr. (publicado aqui na revista "Marvel 2000" - Ed. Abril). A volta do Deus do Trovão após a famigerada saga: "Heróis Renascem", tem bastante ação aliada a uma narrativa leve e despretensiosa. Só erra ao tentar mesclar "Thor" novamente a uma contra-parte humana (sem carisma nenhum). Diverte, mas falta um tom mais sóbrio e épico. NOTA: "REGULAR" [**]!!!
Vertigo-especial-3.jpg (700×1070)
"Justiceiro - Bem-Vindo de Volta, Frank" 1 e 2: Dividida em 2 edições pela Salvat (já havia saído no mix de "Grandes Heróis Marvel - Premium" da Abril e num encadernado único pela Panini), esta saga marca a estreia de Garth Ennis à frente do "Justiceiro" (após a tenebrosa fase do "Justiceiro-Anjo" - algo a ser esquecido, rs). Aqui, o humor negro e a violência exagerada e escrachada imperam quando Frank Castle volta à cidade exterminando criminosos de forma descontrolada e com requintes de crueldade. Suas ações geram "imitadores": O "Santo" (padre que mata a machadadas aqueles que confessam crimes a ele), "Elite" (burguês que promove uma "limpeza étnica" em seu bairro), e o "Sr. Troco" (inimigo nº 1 das grandes corporações). Destaque pra maléfica "Mama Gnucci" (matriarca mafiosa que mesmo mutilada - sem os braços e as pernas - ainda é uma adversária mortal pro "Justiceiro") e pro "Russo" (força bruta e pouco cérebro, rs)! NOTA: "EXCELENTE" [*****]!!!
Justiceiro.jpg (362×606)
Justiceiro+2.jpg (476×720)
"Invasão Secreta": As 8 edições da mini-série estão reunidas aqui (é a mesma coisa que já saiu na Panini, só que agora pela metade do preço). De Brian Michael Bendis & Leinil Francis Yu (desenhista muito ruim), a saga mostra que os "Skrulls" estavam infiltrados há tempos no Universo Marvel (disfarçados de heróis e pessoas influentes). A ideia é pra lá de manjada (tendo sido vista inúmeras vezes antes) e tinha como proposta inicial "ajeitar" falhas cronológicas da editora: Só que nem isso conseguiu, e no final deixou ainda mais "furos" na cronologia (tornando de quebra alguns heróis mais idiotas/tapados do que deveriam ser). Péssima em tudo (principalmente numa patética "batalha campal" entre heróis e skrulls - que parece escrita por um moleque no colegial) e bastante confusa (mostrando que essas mega-sagas não se sustentam sozinhas se lidas sem os tie-ins). NOTA: "RUIM" [*]!!!
tex+ouro+80.jpg (800×1046)
"TEX Gigante em Cores 7 - O Pueblo Perdido" + "TEX Ouro 80 - A Morte do General Custer": A bela coleção gigante e luxuosa do "Tex" chega ao seu Vol. 7 com sua melhor história até o momento: "O Pueblo Perdido" (de Nizzi & Ticci). Um feiticeiro índio e sua neta são sequestrados pelos capangas de um ricaço ambicioso que busca um povoado perdido que abrigaria fabulosos tesouros (e também uma maldição). Ação frenética e misticismo se misturam nesta obra-prima do faroeste. NOTA: "EXCELENTE" [*****]! E a mesma dupla de escritor/artista (Nizzi & Ticci) se reúne novamente em "Tex Ouro 80": Pra narrar um fato histórico verídico - A intensa batalha do riacho Little Bighorn (que resultou na morte do General Custer - em um dos maiores massacres registrados nas Guerras Indígenas nos EUA). Saga completa em 332 pág de matança, rs. NOTA: "MUITO BOM" [****]!!!
Hellblazer_05.jpg (700×1070)
"Hellblazer - Infernal 5" + "Vertigo Especial 3 - Jonny Double": A fase de Garth Ennis em "Hellblazer" é disparada a melhor de toda a série (e um dos trabalhos mais influentes do escritor ao lado de "Preacher", "Justiceiro", e "Hitman"). Este Vol. 5 de "Infernal" traz a saga: "Amor Manchado" (ou "Amor Impuro" na fraca tradução da Panini). Já publicada aqui pela Metal Pesado (nos anos 90), a trama mostra um "Constantine" decadente (após a separação de sua amada Kit) tendo de enfrentar o Rei dos Vampiros. Mesmo no fundo do poço, Constantine é um adversário perigoso e ardiloso. NOTA: "EXCELENTE" [*****]! E a "Vertigo Especial 3" republica: "Jonny Double" (de Brian Azzarello & Eduardo Risso) - Uma espécie de precursor de "100 Balas" (já lançado pela Brainstore) no mesmo estilo (policial, linguagem chula, reviravoltas, etc). NOTA: "BOM" [***]!!!
astro-3.jpg (700×1070)
"Astro City 2 - Confissão": A magnífica série de Kurt Busiek & Brent Anderson (com capas de Alex Ross) ganha seu 2º Vol. com uma saga completa, estrelada pela "Dupla Dinâmica" de Astro City: "Confessor & Coroinha" (genéricos de "Batman & Robin"). Pra quem não lembra da proposta: "Astro City" é uma homenagem aos super-heróis Marvel e DC e reúne numa mesma cidade personagens similares aos dos 2 universos. A saga: "Confissão" já foi publicada num encadernado pela Devir, e é narrada pelo "Coroinha" (Robin) que se esforça pra sobreviver e não ser tragado pelas trevas de Astro City. Final emocionante e impactante. O encadernado traz também a história: "Você tão Perto" (vencedora do Prêmio Eisner). Leitura da melhor qualidade. NOTA: "EXCELENTE" [*****]!!!
Thor.jpg (360×600)
Invas%C3%A3o.jpg (351×563)
Até+
PS: Em breve, o Vol. 9 (nove) de "Astro City": Sim, vão publicar a série de forma revezada (com uma ed. clássica e outra atual - inédita no Brasil)! A Pixel lançou o "Livro de Ouro do Recruta Zero" Vol. 3 (COFRE)! E a Panini falhou na revisão de "Liga da Justiça - Origem" (faltou um "T" e saiu um: "JUSIÇA" na lombada, rs)! 
sub.png (599×495)
Créditos;) Leo Radd http://submundo-hq.blogspot.com.br/2015/10/review-fabulosos-x-men-justiceiro-tex.html

Nenhum comentário: