sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

Arquivos Turma da Mônica N°407 - HQ "O Natal do Capitão Feio"!

_GBZ_MN_5_%281991%29.jpg (519×730)
Capa de 'Gibizinho da Mônica Nº 5' (Ed. Globo, 1991)
Mostro uma história de quando um monstrinho de sujeira do Capitão Feio fugiu para poder comemorar o Natal. Foi publicada em 'Gibizinho da Mônica Nº 5' (Ed. Globo, 1991).

Com 17 páginas no total, no formato gibizinho, começa com o Capitão Feio vendo um monstrinho de sujeira correndo do nada. Capitão Feio vai conferir e pergunta o que ele está fazendo. O Monstrinho responde que está escrevendo uma carta para pedir presente para o Papai Noel e aí o Capitão Feio dá uma bronca nele porque odeia o Natal, que é uma festa cheia de amor, que não está no vocabulário de inimigos públicos como eles. 
_GBZ_MN_5_%2801%29.jpg (500×730)
O Monstrinho pergunta se nem árvore de Natal pode e capitão Feio dá um berro que não pode. O Monstrinho fica triste, falando que é chato ser vilão que não tem presente, nem árvore e nem Natal e por isso não quer ser mais vilão, que não é nada divertido e sempre perde no final e, então, resolve fugir escondido.
_GBZ_MN_5_%2802-03%29.jpg (858×600)
Ele corre e depois descansa em frente a um muro e ouve conversa da Mônica com a Magali, que estavam no outro lado. Mônica pergunta para Magali se ela não vai enjoar do Sansão quando ganhar o ursinho que pediu ao Papai Noel. O Monstrinho chega perto delas e Magali leva um susto, falando que é coisa nojenta. Como o monstrinho estava atrás da Mônica, ela pensa que a Magali estava falando do Sansão. Magali fala que é de quem estava atrás dela. Mônica pensa que é o Cascão, mas quando vê o Monstrinho dá um pulo no colo da Magali. 
_GBZ_MN_5_%2804-05%29.jpg (861×600)
Mônica se dá conta que nunca teve medo dos monstrinhos e quando ia dar uma coelhada, ele diz que saiu da Turma do Capitão Feio e desabafa que ser vilão é muito sem graça, não tem Páscoa, festa de aniversário, Natal e que ele quer ganhar presente do Papai Noel, brincar, sorrir e viver emoções maravilhosas. Mônica acha que é um plano do Capitão Feio e manda o Monstrinho ir embora.
_GBZ_MN_5_%2806-07%29.jpg (864×600)
Depois que ele sai, surge o Capitão Feio perguntando se elas não viram um monstrinho que fugiu, com ideias subversivas de brincar no Natal e pensava que ele tinha passado para o lado delas. E afirma que vai pegá-lo e dar um castigo. Quando ele vai embora, Mônica comenta com a Magali que o Monstrinho estava falando a verdade. Elas saem para procurá-lo e encontram escondido em uma moita. Mônica diz que vai escrever uma carta para o Papai Noel pedindo um presentão para ele.
_GBZ_MN_5_%2808-09%29.jpg (869×600)
O Monstrinho fica feliz, mas dura pouco a felicidade, já que surge o Capitão Feio junto com os monstrinhos para levá-lo de volta para o esgoto. Capitão Feio manda os monstrinhos atacarem e em uma briga com a Mônica, todos são derrubados por ela. 
_GBZ_MN_5_%2810-11%29.jpg (869×600)
Mônica bate também no Capitão Feio e então o Monstrinho sente pena deles porque apesar de tudo eles são a sua única família e tem que passar o Natal com eles. Magali pergunta se não vai ser chato e ele diz que não porque eles são as pessoas que ele ama. Deseja um feliz Natal a elas, vai atrás do Capitão Feio, que estava voltando para o esgoto, e dá um superabraço nele com muito afeto, que sensibiliza o Capitão Feio.

No final, com todos de volta ao esgoto, na noite de Natal, o Monstrinho chama o Capitão Feio para participar do amigo secreto, enquanto alguns monstrinhos brincam com seus presentes, todos festejando, assim, o Natal pela primeira vez.
_GBZ_MN_5_%2812-13%29.jpg (855×600)
Essa história tem uma bonita mensagem de amar a sua família, mesmo que tenha defeito. Nela, o monstrinho sentimental fez questão de passar o Natal com o Capitão Feio e os outros monstrinhos, mesmo com a ideia do Capitão Feio não comemorar o Natal. No fim, ele acabou sensibilizado, deu um tempo de suas vilanias de sujar o mundo e topou comemorar o Natal como uma família normal, mesmo sendo vilão.
_GBZ_MN_5_%2814%29.jpg (427×600)
Legal que nessa história, o monstrinho teve seu nome com numeração, nessa ele era o Monstrinho "Seis". Geralmente, os monstrinhos fazem figurações nas histórias, só quando um que tem destaque na trama, que colocavam algum nome. 
_GBZ_MN_5_%2815%29.jpg (418×600)
Os traços ficaram muito bons e caprichados, até com um detalhe de um ratinho prestes a comer um queijo no primeiro quadrinho. São detalhes que faziam a diferença. Coloquei completa na postagem. E legal nos gibizinhos que os quadrinhos tinham vários formatos diferentes, como círculos e formatos geométricos diferentes do quadrado ou retângulo tradicionais. Em vários momentos encontramos quadrinhos diferentes se adequando a cena. Ficava muito bom.
_GBZ_MN_5_%2816%29.jpg (417×600)
A capa desse gibizinho ficou muito boa, fez uma piada em cima da história de abertura, com a Mônica ajudando o Capitão Feio a montar a sua árvore de Natal com enfeites de lixo. Os gibizinhos costumavam ter capas com alusão à história de abertura e as vezes criavam uma piada em cima com o tema da história, mesmo que não aconteça tal cena na história, como foi nessa. Mas também tiveram gibizinhos finos com capas com piadinhas como saiam nos gibis convencionais.
_GBZ_MN_5_%2817%29.jpg (418×600)
Para saber mais detalhes da série "Gibizinho", entre AQUI e AQUI.

E um Feliz Natal a todos!!!
mauricio80anos.png (713×227)
Créditos;)  Marcos Alves http://arquivosturmadamonica.blogspot.com.br/2015/12/hq-o-natal-do-capitao-feio.html

Nenhum comentário: