terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Submundo HQ N°21 : "TOP 100 - Parte 5" (Nº 51-60): As Melhores HQ's do "Submundo"....

Camelot-3000.jpg (672×1024)
A "Parte 5" do "TOP 100" das Melhores HQ's do "Submundo" (lista baseada estritamente em gosto pessoal).... Chega à METADE da contagem trazendo mais uma fornada de gibis novos e antigos que figuram entre os meus favoritos de todos os tempos. Serão 10 matérias ao todo (listadas em ordem retroativa - até chegar ao TOPO com as melhores)!!!

Nesta 5º Parte (As HQs de nº 51-60 da lista): "Camelot 3000", "V de Vingança", "Caçadores", "Arma X", "As Várias Faces de Batman", "Dreadstar - A Odisséia da Metamorfose", "Fantasma", "Jonah Hex", "Inumanos", e "Recruta Zero"!
Confira abaixo:

"Camelot 3000" (de Mike W. Barr & Brian Bolland) é uma máxi-série em 12 edições, produzida entre 1982 e 1985... Ela mostra o "Rei Arthur" e os "Cavaleiros da Távola Redonda" ressurgindo no ano 3000 e enfrentando uma invasão alienígena comandada pela feiticeira: "Morgana Le Fay". A série é um épico de ação e aventura já publicada em formatinhos pela Abril (nas revistas do "Batman" e "Superamigos") e encadernada numa ed. de luxo pela Panini (completa)! E falando em máxi-série épica: Os"Inumanos" (de Paul Jenkins & Jae Lee) não ficam atrás: Também em 12 partes, a HQ foi publicada uma única vez no Brasil pela Mythos (em 4 edições). Vencedora do prêmio Eisner (merecidamente), "Inumanos" mostra a cidade de Attilan tomada pelo tirano "Máximus" e sitiada por um exército (narrativa tensa e nervosa do início ao fim, com belíssima arte de Jae Lee - que também faz as capas)!

"V de Vingança" (de Alan Moore), é considerada por muitos como uma das melhores HQs de todos os tempos (figurando no topo de grande parte das listas do tipo). E é uma obra-prima mesmo: HQ primorosa lançada a partir de 1982 (e republicada inúmeras vezes no Brasil). Em um Estado Totalitário, um anarquista (chamado: "V") toca o terror - literalmente - numa Inglaterra futurista. Uma analogia ao regime fascista com inúmeras referências à fatos históricos e à literatura (como ao livro: "1984" de George Orwell)! "Caçadores" é uma HQ estrelada pelo "Arqueiro Verde" (e disparada a sua melhor história): Publicada pela Abril no final dos anos 80, a série (que será republicada pela Eaglemoss) é bastante violenta e sombria (incluindo uma polêmica e dramática sequência de tortura da "Canário Negro")!

"As Várias Faces de Batman": É uma edição especial em formatinho, lançada pela Abril em 1989 (no embalo do 1º filme de "Batman" - com Michael Keaton). Com pouco menos de 200 pág, a edição é simplesmente perfeita em sua seleção de histórias, que representam bem o "Batman" de vários períodos e fases de sua cronologia: A 1º aparição de "Batman" (de Bob Kane), A estréia de "Robin", A 1º aparição do "Coringa", Os enigmas do "Charada", O surgimento da "Batgirl", O "Duas-Caras" (de Neal Adams), O crossover com o "Monstro do Pântano", e histórias desenhadas por: Frank Miller e Marshall Rogers! Um gibi para ler e reler (várias vezes)!

"Dreadstar - A Odisséia da Metamorfose" (de Jim Starlin).... Ele é o último sobrevivente da Via Láctea, e tentando viver em paz na Galáxia Empírica, Dreadstar se envolve em uma guerra entre as forças da Monarquia e a Igreja da Instrumentalidade (nos confins do universo). Publicado pela Abril na revista "Epic Marvel" (em 6 edições), pela editora Globo em 2 Graphic Novels ("Dreadstar" e "O Preço") e uma série própria (que durou 10 edições), e mais recentemente pela Devir (capa acima): "Dreadstar" é uma das maiores obras cósmicas de Starlin (especialista no gênero) - Confira uma PRÉVIA neste "LINK" ! Já "Arma X" é a ORIGEM de "Wolverine" (de Barry Windsor-Smith). Produzida em 1991 (mais de 15 anos após a criação do personagem), a história revela pela 1º vez os eventos que transformaram Logan numa máquina assassina!

"Fantasma".... Foi criado por Lee Falk & Ray Moore em 1936. Conhecido como: O "Espírito-que-Anda", o "Fantasma" já foi publicado em diversas revistas no Brasil (tendo sua maior concentração de títulos e almanaques pela RGE). Da mesma forma que "Tex", o personagem se destaca por proporcionar aos leitores uma narrativa agradável em histórias contadas sem pressa. Atualmente ele tem sido publicado pela Pixel em encadernados com sua fase clássica dos anos 30. Confira uma matéria completa sobre o "Fantasma" neste "LINK"! O "Jonah Hex" é um pistoleiro do velho oeste (que teve seu rosto deformado - parcialmente derretido pela lâmina quente de um machado). Depois de inúmeras publicações no Brasil, destaco aqui a sua excelente fase na linha Vertigo: Com humor negro e uma estranha mistura entre faroeste e sobrenatural!

Por fim... O "Recruta Zero": Criado em 1950 pelo cartunista Mort Walker, Zero inicialmente era apenas um universitário vagabundo e preguiçoso (que explorava seus colegas pra não precisar estudar). Até que o cartunista resolveu alistar Zero no exército - onde passou a ser um recruta vagabundo e preguiçoso. Ou seja: não mudou nada, só o local de vagabundagem, rs! O "Recruta Zero" já passou por diversas editoras no Brasil, sendo que seu auge foi na RGE durante os anos 70 e 80 (onde chegou a ter revista mensal + almanaques e especiais de todo tipo). Atualmente tem saído pela Pixel em dose dupla: encadernados e revista bimestral! É a minha tirinha favorita entre todas!
Rec+Zero+01.JPG (338×500)
Até+
PS: Menção Honrosa (5 HQs que ficaram de fora do "TOP 100" mas que passaram perto, rs): "Tenente Blueberry" (Moebius), "Thor - Vikings" (de Garth Ennis), "Homem-Animal" (de Grant Morrison), "Dr. Estranho - Shamballa" (Graphic Novel), e "Tropa Alfa" (BYRNE)!!!
sub.png (599×495)
Créditos;)  Leo Radd http://submundo-hq.blogspot.com.br/2015/12/top-100-parte-5-n-51-60-as-melhores-hqs.html

Nenhum comentário: