terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Colecionando QUADRINHOS Disney N°45 : I.N.D.U.C.K.S. - Brasil atinge a marca de 400 títulos Disney publicados!

Sem+t%C3%ADtulo6png.png (1288×549)
O leitor disneyano pode se orgulhar dos Quadrinhos Disney por vários motivos, entre eles, o fato de termos alcançado a expressiva marca de 400 títulos publicados no Brasil, e listados no I.N.D.U.C.K.S., acompanhe.
Sem+t%C3%ADtulo5.png (395×56)
Imagina um banco de dados mundial, onde temos o cadastro de "quase" tudo o que foi publicado pelo globo, levando a marca Disney nos quadrinhos. Continue mentalizando e perceba o trabalho que isso gera, a mão-de-obra de conhecidos e desconhecidos colaboradores que dedicaram, horas e dias de seu tempo para alimentar com informações detalhadas a produção e publicação mundial dos Quadrinhos Disney. Imaginou?

Pois é, isso existe, é uma realidade à disposição do público em geral, uma benção para pesquisa e orientação de quem está interessado em saber mais e mais sobre nossos amigos patos, ratos e outros. Nós que amamos Patópolis, temos no I.N.D.U.C.K.S. um farol, uma bússola que nos leva a navegar pelos 7 mares dos quadrinhos e nos enche de orgulho de estarmos seguindo como fãs e colecionadores, esta que é uma grande obra mundial: os Gibis Disney. 

Reparem bem neste quadro geral de países. São 68 nações listadas, e suas respectivas produções disneyanas cadastradas no arquivo. Aqui tem um resumo de tudo o que é,  ou que já foi publicado em cada um destes países, em números de títulos. Considere por exemplo, que Almanaque Disney que foi uma coleção de 372 edições é somente 1 título brasileiro, e nós já publicamos 400 títulos ao longo da história. 
Sem+t%C3%ADtulo1.png (369×416)
Talvez você se pergunte, mas os Disney Temáticos somaram 52 títulos nessa lista brasileira, sendo apenas uma coleção? Lembre-se que oficialmente os volumes temáticos são independentes, não formam uma coleção sequencialmente numerada. Isso também, é claro, deu causa ao crescimento do Brasil neste ranking mundial do I.N.D.U.C.K.S. 
Sem+t%C3%ADtulo2.png (297×439)
Agora observe, Disney Temático foi cancelado, e o Disney Especial chegou e Os Motoristas vem classificado como um Disney Especial nº 181, isso está muito correto, porque se assim não fosse, teríamos a classificação dos títulos do Brasil expandindo sem fim, e bateríamos em pouco tempo até mesmo os E.U.A. com a primeira posição de 500 títulos. 
Sem+t%C3%ADtulo3.png (228×433)
Por enquanto temos um placar assim:
1º = E.UA. = 500 títulos
2º = Italia = 487 títulos
3º = Alemanha = 426 títulos
4º = Brasil = 400 títulos
5º = Holanda = 268 títulos
Sem+t%C3%ADtulo4.png (310×444)
O Brasil está na confortável 4ª colocação, nem de perto terá sua posição alcançada por Dinamarca (154) ou Holanda (268), que apesar de produzirem histórias, não são grandes publicadores. 
Sem+t%C3%ADtulo3.png (228×433)
O que esta matéria sobre o  ranking de países no INDUCKS nos faz refletir e concluir?

Primeiro que os responsáveis pelo cadastro das publicações no I.N.D.U.C.K.S. 
estão no caminho certo, com relação ao Disney Especial, classificando como nº 181, sendo o mesmo nome, o mesmo título. Isso é bom para não sobrecarregar ou distorcer os dados estatísticos. 

Segundo que o fato de termos lançamentos chamados 'especiais" e fora da classificação de um título único, levam os números a patamares que apesar de corretos não representam a consistência e o peso daquele país, no panorama geral, considerando a totalidade de títulos e edições publicadas.

Terceiro que por outro lado, o Brasil pode se orgulhar de ter alguns dos títulos de maior longevidade Disney no mundo todo, temos por exemplo, Pato Donald sendo publicado desde 1950, Mickey desde 1952, Tio Patinhas desde 1963 e por aí vai. 

Quarto que somos um dos poucos países do mundo que produzem histórias Disney atualmente. Tudo bem, nossa produção é modesta hoje em dia, mas fomos extremamente prolíficos nas décadas de 70 e 80, e podemos ter mais histórias inéditas nos próximos anos, quem sabe, de forma mais expressiva. 

Quinto e último, podemos nos orgulhar e muito de termos os gibis Disney sendo publicados no Brasil desde 1950 com a chegada do Pato Donald nº 1 pela Editora Abril, de forma ininterrupta, contínua, sem qualquer tipo de pausa ou quebra na continuidade, vencendo barreiras como mudanças de governos, planos econômicos, inflação alta, mudança de hábitos de leitores, custos de produção e câmbio em alta e dificuldades na logística da distribuição. Isso sim é motivo de orgulho: temos tido gibis Disney sendo publicados no Brasil, continuamente desde 1950 até os dias de hoje. 

De qualquer forma, parabéns a quem trabalha com o I.N.D.U.C.K.S., que fazem um excelente trabalho. Parabéns também à Abril pela marca considerável e expressiva de 400 títulos publicados, e a todos os leitores e fãs disneyanos, pois são os leitores, colecionadores e consumidores destes produtos que elevam estes singelos Quadrinhos Disney a condição de itens colecionáveis apaixonantes, pelos quais dedicamos horas e horas de  nossas vidas.

PS: Se um dia o I.N.D.U.C.K.S. fizer uma revisão, e passar a considerar as 52 publicações independentes de Disney Temático como um único título apenas, (assim como os especiais capa dura), então teremos uma diminuição na quantidade de títulos listados, não serão mais 400 títulos, serão por volta de 340 títulos, e o Brasil continuará na 4ª colocação no ranking mundial, da mesma forma. Na minha modesta opinião, isso seria o ideal

Até mais
Paulo 
logocolecionandoquadrinhosdisney2.png (618×232)
Créditos;)  Paulo Gibi http://colecionandoquadrinhos.blogspot.com.br/2016/02/inducks-brasil-atinge-marca-de-400.html

Nenhum comentário: