terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Submundo HQ N°39 : "TOP 10 - Batman": As Dicas de Leitura do "Batman" (Segundo Camus)...

DC+14.jpg (551×860)
O "Submundo" apresenta... Um "TOP 10" das melhores HQs do "Batman" selecionadas por um colaborador do blog: Thiago Santos, também conhecido por: "Camus"! Esta lista é estritamente pessoal e segundo o autor: Foi elaborada de forma rigorosa (pelo fato de "Batman" ser o seu personagem favorito de HQs):

"Batman - Dia das Bruxas", "Batman - O Cavaleiro das Trevas", "Batman - Ano 1", "Batman - O Messias", "Batman - Contos do Demônio", "Batman - Jogos de Guerra", "Um Conto de Batman - De Volta à Sanidade", "Um Conto de Batman - Gothic", "Batman - Cidade Castigada", e "Batman - Cavaleiro das Trevas, Cidade das Trevas"!

Confira abaixo a lista completa (e as "Menções Honrosas" no final):
1) "Batman - Série Halloween" (Dia das Bruxas): Escrita por Jeph Loeb, a série é formada pelos arcos: "Dia das Bruxas", "O Longo Dia das Bruxas", "Vitória Sombria", e "Mulher-Gato: Cidade Eterna". Todas são interligadas (com exceção de Dia das Bruxas). Essa série, na minha opinião, é o melhor de tudo já feito para o Batman em sua longa trajetória. Jeph Loeb pegou os melhores conceitos mostrados até então e jogou nessas histórias. Aqui, você vê tudo o que o universo do morcego pode proporcionar: investigações, trama policial, clima noir, e violência. A complexidade e métodos do Batman são muito bem trabalhados e seus melhores vilões são bem utilizados na trama. A série Halloween é muito cultuada pelos fãs do morcego e considerada uma das melhores histórias já feitas para o personagem!

2) "Batman - O Cavaleiro das Trevas": De Frank Miller, o Cavaleiro das Trevas é um clássico do Batman e uma das obras máximas do autor. Apesar do morcego ter sido revolucionado por Dennis O'Neil nos anos 70, Miller o transformou em uma figura muito mais sombria e complexa nessa HQ. Nela, vemos um Batman sem limites, capaz de matar seus inimigos de forma impiedosa. É mostrada também toda a violência e loucura do Coringa, a tragédia mental do Duas-Caras, e um dos momentos mais emblemáticos das HQs: A luta histórica entre "Batman X Superman". O Cavaleiro das Trevas é considerado uma das melhores HQs de todos os tempos nos quadrinhos em geral!

3) "Batman Ano 1": Outro clássico de Frank Miller. É usado como base por outros roteiristas sobre a origem de Batman. HQ influente, sombria e inteligente, permanece até hoje como a origem oficial do morcego. Bruce Wayne é mostrado em inicio de carreira ainda amador e inexperiente, mesmo tendo um vasto treinamento. A série também apresenta sua turbulenta relação com a policia de Gotham e o inicio de sua parceria com James Gordon contra o crime. Uma das maiores polêmicas da história é o fato de Miller ter mostrado Selina Kyle, a Mulher-Gato, como uma prostituta antes de se tornar a maior ladra de Gotham City. Essa origem da Selina gerou a ótima Graphic Novel: "Mulher-Gato" de Mindy Newell (até que a DC Comics passou a ignorá-la). "Ano 1" é uma das melhores histórias de origem de um personagem!

4) "Batman - O Messias": Com o passar do tempo vários roteiristas exageraram muito na caracterização do Batman, tornando-o quase indestrutível e imbatível. Mas nessa obra-prima de Jim Starlin, lembramos que mesmo sendo um dos maiores detetives do mundo e com um alto nível de preparo físico/mental: ele é ainda um ser humano normal, com falhas e imperfeições. A história passeia pela mente de Bruce Wayne de forma perturbadora. Batman é derrotado por um inimigo extremamente inteligente: o sinistro Diácono Blackfire, que quebra a mente do herói como poucos fizeram e o faz viajar por todos os seus pensamentos mais obscuros, tais quais: imaginar que está matando alguém à machadadas (!) O Messias leva o morcego à todos os seus limites de fúria e medo!

5) "Batman - Contos do Demônio": Dennis O'Neil é o escritor que salvou o Batman quando a revista estava com baixas vendas (nessa época a revista imitava o seriado fanfarrão dos anos 60 do Batman). O'Neil revolucionou o Batman, tornando-o novamente sério, sombrio, e dando à ele uma personalidade mais complexa. Entre tantos clássicos que escreveu, Contos do Demônio é uma coletânea das melhores de todos os tempos (foi reunida na ed. "Grandes Clássicos DC" da Panini). Batman enfrenta pela primeira vez: "Ra's Al Ghul", um dos seus maiores vilões - até o derradeiro e antológico combate (reproduzido e homenageado inúmeras vezes por outros artistas)!
6) "Batman Jogos de Guerra": Essa é uma das mais extensas sagas do Batman. Ela é conduzida por vários roteiristas mas a qualidade nunca se perde. É muito difícil uma história longa não se perder em algum momento e Jogos de Guerra consegue se manter com autoridade. Uma guerra de gangues violentíssima estoura, e Batman e seus aliados precisam agir rápido antes que Gotham City caia no caos total (é uma das sagas do Batman com mais porradaria e ação - mas sem desleixo com a trama). É eletrizante e muito bem escrita!

7) "Um Conto de Batman - De volta à Sanidade": De J.M Dematteis, essa ótima história aborda um fato que sempre permeou o morcego: seria o Batman um chamariz de loucos? Tudo começa quando o Coringa acredita ter matado o Batman. Ao fazer isso, o vilão então percebe que cometeu uma terrível falha e deixa de ser o Coringa (ele cai na real de que não existe Coringa sem Batman). Aqui, vemos as duvidas de Bruce Wayne ainda nos seus primeiros anos como Batman, e o Coringa sendo outra pessoa: uma pessoa decente!  

8) "Um conto de Batman - Gothic": Grant Morrison, ainda em inicio de carreira, cria uma das histórias mais inteligentes e cheias de referencias já feitas para o morcego. Em uma trama macabra e cheia de ocultismo, Morrison mostra o terror ao estilo gótico. O vilão "Sussurro", criado por ele nessa trama, é terrivelmente cativante e bem construído. Esta história está no pódio das grandes HQs de cunho sobrenatural que já fizeram para o Batman!    

9) "Batman Cidade Castigada": De Brian Azzarello, essa é uma história que apresenta uma narrativa pesada e investigativa com clima noir (lembrando filmes policiais antigos), na qual o autor cria uma trama de puro mistério e reviravoltas. A trama toda é narrada pelo morcego, sendo mostrado muito do ponto de vista dele sobre a cidade em geral e sobre alguns de seus vilões. O herói investiga um misterioso assassinato que o conduz pelas das vias loucas e sangrentas de Gotham City!

10) "Batman Cavaleiro das Trevas, Cidade das Trevas": De Peter Milligan, é mais lembrada por quem é muito fã do Batman. Enquanto a maioria dos roteiristas evitam envolver o personagem em tramas sobrenaturais, Milligan faz o contrário e cria uma das mais violentas e macabras aventuras do morcego. Ele redefine o "Charada" e o torna extremamente diabólico. O Vilão recorre à magia negra e Batman deve detê-lo mergulhando num mundo de ocultismo. Grant Morrison (o salvador de histórias ignoradas ou esquecidas do Batman) fez referencia à esta HQ na saga: "Descanse  em Paz"!
batman+demo+2.jpg (268×410)
Até+ 

PS: E as Menções Honrosas vão para: "Um Conto de Batman - Acossado" (Doug Moench), "Batman - Terremoto/Terra de Ninguém", "Batman e os Homens-Monstro/O Monge Louco" (Matt Wagner), "Batman - Assassino/Fugitivo", e "Batman - A Queda do Morcego"!
sub.png (599×495)
Créditos;)  Leo Radd http://submundo-hq.blogspot.com.br/2016/02/top-10-batman-dicas-de-leitura-do.html

Nenhum comentário: