sexta-feira, 10 de junho de 2016

Submundo HQ N°56 : "Batman Vs. Superman": Crítica (COM Spoilers) do Filme...

bvs+1a.jpg (800×1200)
"Batman Vs. Superman - A Origem da Justiça"... Foi um dos filmes mais comentados dos últimos anos nas redes sociais e um dos que mais gerou polêmicas e controvérsias entre os leitores. Há quem ame e quem odeie o filme (a ponto de defender ou criticar a produção de forma radical e fervorosa)!

Finalmente pude assistir o filme ontem e tirar minhas próprias conclusões a respeito da película e também das reações exageradas dos fãs/espectadores (que presenciei em outras redes)! 

Confira abaixo.... Mas ATENÇÃO: NÃO LEIA o texto se ainda não tiver assistido o filme (CONTÉM SPOILERS):
"Batman Vs. Superman".... Dividiu os leitores (pró e contra o filme) nas redes sociais em um fenômeno midiático similar ao que ocorre também na formação de "torcidas organizadas" quando o assunto é política, religião, gostos musicais, e/ou demais temas que gerem polaridade de opiniões. Marvetinhos atacaram o filme pra diminuí-lo diante da concorrência e DCninhas enalteceram a produção tratando-a como se fosse dirigida à um público mais adulto. Os debates em torno do filme foram bastante parciais/duvidosos de ambas as partes (inclusive de certos veículos sites/blogs/canais) e foi reduzido de forma simplória ao campo do: "escolha o seu lado". A velha rixa "Marvel X DC" tomou forma e uma verdadeira "batalha campal" se desenrolou entre os fãs mais xiitas. Mas agora que vi o filme, achei tudo isso um tremendo desperdício de energia/tempo! Explico: Sou Marvetinho, porém: Meus 3 filmes favoritos de HQs (de todos os tempos) são da DC: "Superman 1 e 2" (com Chistopher Reeve) e o "Batman 2" (do Nolan - com o "Coringa"). Ou seja: Costumo ser imparcial ao avaliar filmes das 2 editoras (sem fanatismos). Só que achei este "Batman Vs. Superman" um filme bem mediano (regular), pois esperava mais do roteiro e das cenas dramáticas e de ação!

Reconheço os méritos do filme: Ele prendeu minha atenção na 1º metade e preparou bem o terreno pro que seria a "Batalha do Século" entre os 2 heróis. O clima de tensão era crescente e a expectativa pro confronto também. Ben Affleck estava bem no papel de "Batman" (esforçado pra se aproximar do nível tático e de lutador do personagem nas HQs - Foi o "Batman" que mais convenceu no cinema como lutador e combatente). A "Mulher-Maravilha" eu realmente não gostei: A atriz (pra mim) não tem o porte físico que eu imagino pro papel (sou mil vezes a Gina Carano - lutadora de MMA) mas ao menos é mais expressiva do que a insossa "Lois Lane"! O Lex Luthor é o pior do elenco e ficou caricato demais (parece uma espécie de doente mental tipo: "Coringa" - longe de demonstrar a inteligência/astúcia que o personagem exige). E o cenário político fica armado à medida em que o "Superman" se torna uma ameaça mundial!

Mas aí veio a 2º metade do filme... E o que estava interessante, nervoso, e sombrio: Passou pro "MODO Zack Snyder" de ser. Excesso de explosões, raios, destruição em larga escala, efeitos em CGI, prédios desmoronando, etc. O desenvolvimento psicológico dos personagens que vinha sendo feito de forma inteligente deu lugar à "porradaria" irracional quando o "Apocalipse" entra em cena. Se o clímax era a luta entre "Batman X Super" (e essa foi boa), o "Apocalipse" foi o anti-clímax (briga monótona e com raios laser pra todo lado). Aí vem o problema: Todos sabemos o que acontece com o "Superman" nos gibis após a briga com o "Apocalipse", né? Só que no filme faltou emoção à essa cena (que não possui o menor impacto/dramaticidade). Enfim, "BVS" cumpre o seu papel de ser um "preparatório" pras próximas produções da DC: Diversos ganchos ficam no ar (com referências à "CRISE" e ao "4º Mundo") e há aparições de outros heróis: "Flash", "Aquaman", e "Cyborg". Há potencial da DC pra se fazer algo melhor no cinema (sem deixar de lado a abordagem mais "sombria" - que tem sido seu diferencial diante da Marvel)! Vale a sessão, mas continuará dividindo opiniões entre os espectadores!

Até+
PS: A melhor crítica sobre "Batman Vs. Superman" está contida num dos diálogos do filme, quando Perry White diz pra Clark Kent: "VOCÊ NÃO ESTÁ EM 1938" (ano de criação do personagem).... Isso significa que os tempos agora são outros e o filme não é dirigido pros fãs das Eras de Ouro e Prata (isso fica implícito na frase)!
sub.png (599×495)
Créditos;)  Leo Radd http://submundo-hq.blogspot.com.br/2016/04/batman-vs-superman-critica-com-spoilers.html

Nenhum comentário: