segunda-feira, 4 de julho de 2016

Submundo HQ N°65 : A "Estante Ideal Pra Quadrinhos": Dicas do Clayton (Arquiteto)...

Estante+01.jpg (800×575)
Oláááá pessoas queridas e as não queridas também. Tudo bom com vocês? Para quem não se lembra eu me chamo Clayton e fiz uma pequena colaboração aqui no Submundo com uma matéria de quando conheci Frank “O” Miller no hotel. Espero que estejam lembrados de mim. 

Volto a este blog motivado pela última matéria sobre as lombadas de coleções ao redor do mundo, especificamente pela foto da estante do SEMI. Gostaria de inicialmente agradecer ao Leo por novamente ter me dado (epa!!!) a abertura (opa!!!) para eu escrever neste blog que muito tem me ajudado em minha coleção de quadrinhos. 

Brincadeiras à parte, vamos logo à matéria que é o que interessa:
Eu sou arquiteto. Trabalho tanto com projetos de arquitetura residencial e comercial como também com interiores. Ao ver a estante do SEMI percebi que a mesma está com suas prateleiras envergando (fazendo uma barriga) devido ao peso da coleção. Resolvi compartilhar um pouco dos meus conhecimentos sobre mobiliário de uma maneira rápida e fácil para quem quiser investir em móveis planejados para guardar a coleção. Desculpem pela qualidade da imagem. As fotos eu tirei rapidamente, e as imagens com o projeto de estante eu não as tratei e nem fiz uma renderização para ficarem realistas. Foi tudo rápido para aproveitar o embalo da matéria anterior. O armário de quadrinhos é um projeto que eu fiz e um marceneiro construiu. Com o tempo eu me livrei de muitas coleções antigas de gibis e vendi o armário. Infelizmente, não guardei nenhuma foto dele. O local onde ele ficava, hoje abriga um outro armário de discos. O da IMAGEM 01 que abre esta matéria. É um armário para minha coleção de LPs. O princípio é o mesmo. Discos de vinil são bem pesados. Vejam que meu armário não está com barriga nas prateleiras. Notem que as madeiras são mais grossas que o normal. Como disse, o princípio é o mesmo da estante em quadrinhos e isso será detalhado nos próximos parágrafos. 

A maioria dos marceneiros ou lojas de móveis planejados trabalham com um tipo de madeira chamada MDF. Nada mais é do que uma chapa de fibra de média densidade que passou por um processo de alta temperatura e pressão. Elas são aglutinadas por resinas sintéticas. Se tornam algo forte e resistente. Ou seja, não é uma madeira de verdade, e sim fibras de madeira que geraram uma prancha. Por cima é colado uma película que imita madeira (carvalho, mogno, etc...) ou é pintado com tinta laca (geralmente na cor preta, branca, amarela ou vermelho). O preço dela é um preço médio. É mais barato que a tábua de madeira pura e mais caro que o compensado. Prefira sempre o MDF. A madeira pura cortada em pranchas (tábuas) sofre muita ação do tempo. Embora ela seja muito resistente ao peso, com o tempo e com mudanças de temperatura (quente e frio) ela passa a estalar gerando trincas ou mesmo barrigas. É como se a madeira ainda estivesse “viva” vindo da árvore. 

Ela absorve umidade (em locais úmidos como regiões de praia ou montanha) ou fica seca (em regiões agrestes) e é difícil controlar essa mudança viva que ela passa. Ela é mais bonita sim, e bem mais cara. Geralmente é do que se faz aqueles móveis rústicos de fazenda. Serve para isso, mas não para a estante de quadrinhos. Quanto ao aglomerado, ele é horrível. É o mais barato, mas nunca o use. Pode lascar e soltar toda a parte interna dele, mais fácil de pegar cupim e menos resistente. Quanto ao acabamento, prefira os que imitam madeira. Os pintados com tinta laca (fosca, brilhante ou envernizada) costumam riscar fácil. Se não tiver muito cuidado quando for varrer sua sala e esbarrar nele, pode ter certeza que logo ele estará cheio de arranhões. Repito novamente, prefira o MDF e com acabamento de madeira fosca.
Escolhendo a madeira, vamos em relação à espessura. Existem desde a de 0.50cm (meio centímetro) até as de 4.00cm (quatro centímetros). Quanto mais grossa a prancha, mais caro. As mais usuais são as de 1.00cm (um centímetro) e de 1.50cm (um centímetro e meio). Geralmente essas duas medias são as utilizadas naquelas estantes padrão que encontramos à venda nas Lojas Cem, Magazine Luiza, Casas Bahia, etc... E é aqui que mora meu primeiro segredo em relação às madeiras. Eu gosto que os móveis que planejo sejam vistosos. Que tenham uma boa espessura. Isso os destaca no ambiente, além de dar uma melhor impressão de robustez. Eu gosto que tenham 3.60cm (três centímetros e seis milímetros). Mas um MDF dessa espessura é muito caro. Portanto, eu uso duas pranchas de 1.80cm (um centímetro e oito milímetros) que coladas dão a espessura que eu quero. O armário da IMAGEM 2foi o projeto que eu tinha construído e vendi. Ele tem pranchas com essa espessura. A madeira externa que forma a estrutura do armário imita mogno (mais escuro) e a das prateleiras imitam Cedrinho (mais claro). O armário possui portas de vidro, que podem ser transparentes, esverdeadas ou escurecidas em tons de cinza (esse é o melhor, caso sua estante vá tomar sol direto vindo de alguma janela). Vai impedir que as revistas desbotem. Uso vidro blindex (aquele usado nas portas do box do chuveiro). Além de ser mais resistente, se acontecer algum acidente ele quebra em pedacinhos pequenos e granulados ao invés de partes grandes e pontiagudas que podem gerar maiores riscos de ferimentos.

Agora vamos tratar em relação ao tamanho da estante. Na IMAGEM 2 vemos que a altura total dela é de 2.041m (dois metros e quatro centímetros de altura) e a largura total é de 1.572m (um metro e cinquenta e sete centímetros). Descontando 3.60cm (três centímetros e seis milímetros) de cada lado das laterais do armário, me sobra 1.50m (um metro e meio) de largura útil. Isso é suficiente para enfileirar cerca de 90 revistas da Salvat capa preta. Quem estiver fazendo a coleção toda vai precisar de algo em torno de 1.80m (um metro e oitenta centímetros). Seguindo os passos que tratarei no parágrafo que falo da prateleira, pode-se fazer o armário com até 2.00m (dois metros) de largura interna.

A IMAGEM 3 é um zoom em detalhe com algumas medidas. Na parte inferior eu deixei um rodapé de 7.5 cm (sete centímetros e meio) essa medida é a mesma do rodapé dos pisos de casa. Vale a pena você medir o do rodapé de sua casa caso queira fazer um armário que vá do chão até o teto (como minha estante de discos e meu guarda-roupa que mostrarei no final). Esteticamente fica mais bonito. Notem que a altura entre uma prateleira e outra é de 35cm. Espaço mais que suficiente para caber encadernados com grande altura (tipo o "Justiça" de Alex Ross) e ainda sobrar espaço em cima para dar um “respiro” às revistas. Tendo esse vão livre em cima e com portas de vidro escurecidos, não será necessário guardar as revistas em sacos plásticos. Isso facilita muito!!!
Agora vamos tratar das prateleiras em si. E aqui vem o meu segundo e mais importante segredo. Notem primeiramente a IMAGEM 4. As prateleiras também têm a mesma espessura das laterais da estante (3.6cm) e como como são duas pranchas de madeira coladas uma em cima da outra para atingir essa espessura, eu peço para meu marceneiro abrir dois rasgos na parte de cima de uma prancha de madeira, e outros dois rasgos na parte de baixo da outra prancha. Insiro dois vergalhões de aço (aquelas barras de ferro que se fazem vigas e colunas de uma casa) nesses rasgos.  

A espessura da barra é de 8 milímetros. É suficiente parar fazer uma viga da laje da sua casa, então fique tranquilo que ele vai aguentar o peso de seus quadrinhos. Quando as duas pranchas de madeira estão coladas, esse vergalhão vai ficar entre elas na parte interna. É exatamente ele que vai impedir que a estante venha à envergar e ter aquela barriga que deixa um aspecto horrível. Importante ressaltar que o vergalhão tem que ser de 2.0cm (dois centímetros) maior em cada um dos lados da prateleira. Essa parte que “sobra” para fora da prateleira vai entrar dentro de cada lado da estrutura lateral da estante. 

O peso dos quadrinhos é distribuído em cima da prateleira, que o distribui em cima da barra de ferro, que finalmente distribui na lateral da estante. Esses 2.0 cm que entram dentro da lateral, comparando a uma residência, seria o que une a viga (prateleira) com a coluna (lateral da estante) fazendo a amarração de toda a estrutura e a deixando firme e estabilizada.
Quanto à profundidade da estante eu a faço internamente tendo 35 centímetros e as prateleiras tendo 30 centímetros de profundidade. Esses 5 centímetros que me sobram é mais que o suficiente para ter as duas portas de vidro blindex. Costumo fazer duas portas de correr para lados opostos. Isso facilita a abertura se o seu quarto ou sala tem um espaço pequeno. Dá para se fazer com portas de abrir para fora, mas você tem que prever o espaço em volta para quando ela abrir não bater nos móveis em volta. Prefira a de correr. Quanto à profundidade da prateleira, 30 centímetros é ótimo para encadernados que são feitos com as folhas “deitadas” tipo aquele "300 de Esparta" do Frank “O” Miller. Como a maioria dos encadernados não passam de 21 centímetros de profundidade, ainda sobra espaço na frente deles para colocar alguns enfeites: tipo os bonequinhos de personagem, canecas customizadas, ou outras quinquilharias (veja aIMAGEM 6). 

Quanto à IMAGEM 5, eu separei todas as partes que formam a estante (laterais, fundo, teto, base, prateleiras e portas de correr) para dar uma noção melhor de como é o processo de montagem. Todas essas partes são parafusadas umas nas outras. Não use cola, peça ao seu marceneiro que elas sejam parafusadas sempre. Isso dará maior resistência. 

Não adianta a prateleira ser forte com uma barra de ferro dentro para não dar barriga se ela for colada na lateral do armário. Ela vai se soltar com o tempo das laterais e cair devido ao peso. A cola não dá essa sustentação, o parafuso sim! Nessa imagem, novamente eu fiz o corte em duas das prateleiras para que possa ser visualizada a barra de ferro que passa por dentro da prateleira.
Estante+06.jpg (800×575)
A IMAGEM 7 eu estou mostrando uma coleção guardada em estante modulada, do tipo que se encontra em lojas como a Tok&Stok. Diferente das estantes prontas (as da Loja Cem, Casas Bahia, etc...) estas, por serem moduladas, lhe dão uma relativa liberdade para montagem. 

As peças são separadas como um quebra-cabeças e você monta da maneira que quiser, obedecendo determinadas larguras, alturas e encaixes que já vem prontos. Pode-se, por exemplo, regular a altura das prateleiras (veja na foto que as laterais da estante têm vários furos brancos para que se possa determinar a altura da prateleira). 

Basicamente, seria um grande jogo de lego para montar. Embora sejam mais resistentes que as compradas prontas, elas não aguentam o peso dos quadrinhos. Veja que algumas das prateleiras estão começando a deformar.
Estante+07.jpg (800×575)
Com tudo isso, chegamos ao ponto crucial da matéria. O que é melhor? Comprar estantes prontas, moduladas, ou fazer um móvel planejado? O móvel planejado é o mais caro de todos, mas também é a melhor opção de todas. Se a pessoa pode gastar um pouco mais, possui um bom arquiteto de interiores para projetar um móvel com soluções satisfatórias que atenda sua demanda, e conhece um bom marceneiro: terá o melhor móvel para guardar sua coleção de quadrinhos. E isso vale para os quadrinhos, para os discos de vinil, para uma cozinha, quarto, ou salas planejadas.

Como não é todo dia que aparecem clientes com coleções de quadrinhos no meu escritório de arquitetura, tomei a liberdade de no final da matéria mostrar algumas imagens do guarda roupa planejado do meu quarto. Verá que os princípios aplicados em um ambiente planejado (no caso um quarto) e um móvel planejado (o guarda roupa) são os mesmos aplicados no caso do armário de quadrinhos.

Na IMAGEM 8 temos uma visão geral do ambiente do quarto. Onde você quer colocar sua coleção de quadrinhos? Na sala, em uma biblioteca particular, no seu quarto? Defina primeiro o ambiente.
Na IMAGEM 9 temos o guarda roupa em si. Ele é com quatro portas de correr e note que as estruturas verticais também são com 3.6cm (lembra que eu disse que madeiras grossas dão mais imponência)? As prateleiras internas brancas são de 1.5cm já que as roupas são leves. Não necessitam serem grossas e nem ter ferro dentro. Veja que há espaço para sapatos, calças, gavetas, e nichos diversos que atendem o meu gosto particular e as roupas que eu tenho em casa.

Um bom projeto de armário de quadrinhos deve atender à sua coleção específica. Ou seja, prateleiras mais altas para encadernados grandes, prateleiras mais baixas para mangás, gavetas para guardar gibis em “formatinho”, prateleiras com distâncias de até 20 cm entre uma e outra para colocar os bonecos da eaglemoss, etc...

Não se deve utilizar uma única medida padrão para tudo. Se pensar cada espaço para guardar o tipo de quadrinho (tamanho, formato, etc) irá aproveitar muito mais o armário e caberão mais quadrinhos e de forma mais organizada. Por isso que se chama: "móvel planejado", rsrsrs.
Por último, na IMAGEM 10, temos o mesmo guarda roupa da imagem anterior só que agora construído! Repare que por ser planejado eu utilizei todo o espaço que eu tinha. O móvel vai de uma parede à outra do quarto, e do chão até o teto. Utilizei todo o espaço disponível na parede (até aquele espaço perdido que fica em cima da porta de entrada). 

Guardadas as comparações, poderia ser um armário de quadrinhos com diferentes nichos e prateleiras ocupando este mesmo espaço. Me despeço aqui, e quem tiver dúvidas em relação à matéria pode fazer os comentários aqui no blog. A medida que o Leo for liberando-os, eu tentarei responder às dúvidas mais pertinentes e dar outros conselhos. 

Para quem se interessou em ter um ambiente planejado para sua coleção e quiser me contratar para projetar seu espaço pessoal de leitura (olha que chique!!!), pode me contatar através do meu e-mail: claytonfranco@hotmail.com. Um abraço a todos!
Até+
PS: O "Submundo" agradece novamente a colaboração do Clayton... Neste verdadeiro serviço de utilidade pública pra colecionadores (inclusive pra mim, que preciso urgentemente de uma reforma nas minhas estantes - já que o espaço físico aqui em casa pra isso acabou faz horas, rs)!
sub.png (599×495)
Créditos;)  Leo Radd http://submundo-hq.blogspot.com.br/2016/05/a-estante-ideal-pra-quadrinhos-dicas-do.html

Nenhum comentário: