terça-feira, 6 de setembro de 2016

Submundo HQ N°103 : "O Pato Donald - Perdidos Nos Andes": A Estreia da Coleção Definitiva de Carl Barks...

PD+1.jpg (768×1120)
Já está nas bancas: "O Pato Donald - Perdidos nos Andes"... O 1º encadernado (em capa-dura) da Coleção Definitiva de Carl Barks!
O Escritor/artista foi o grande responsável pela criação e desenvolvimento de praticamente todo o universo dos patos da Disney, e a Editora Abril republica agora (em formato luxuoso) toda a sua extensa obra em HQs produzidas entre 1942 e 1966!

Confira abaixo o conteúdo desta 1º (de várias edições):
Finalmente, depois de uma longa espera (essa coleção vinha sendo prometida e anunciada há quase 3 ANOS pela Editora Abril)... Carl Barks está de volta às bancas em uma compilação definitiva de sua obra! Tá certo, não é a 1º vez que isso acontece, pois a Abril já havia publicado (a partir de 2004) uma coleção de 41 encadernados (com capa-cartão, papel LWC, e média de 180 pág cada) que traziam: "As Obras Completas de Carl Barks" (um grande sucesso - hoje esgotado e vendido com preços superfaturados por aí - que vinha sendo pedido por muitos leitores que não tiveram a oportunidade de finalizar a coleção na época) !

Porém, o material ganhará agora uma versão mais luxuosa e caprichada (adaptada da atual coleção que está saindo nos EUA pela Fantagraphics). A principal diferença é a colorização, que passa agora a adotar a mesma paleta de cores das histórias originais (ao contrário da coleção anterior da Abril, que trazia cores "remasterizadas" - com os impopulares "tons de degradê": Também comuns em "Bibliotecas Históricas" da Marvel). As cores, nessa nova versão, foram resgatadas a partir de fotocópias das artes originais de Barks e despertam bem mais o saudosismo nos leitores das antigas!

A nova edição tem 244 pág e custa R$ 59,90 - Um custo-benefício menos vantajoso pro leitor em relação à outros encadernados de luxo da Abril (que oferecem mais de 350 ou 400 pág pelo mesmo preço). Mas apesar de tudo, acaba valendo a pena pela alta qualidade percebida ao se folhear a edição (recheada de material extra e matérias sobre Barks). Nos EUA, a coleção da Fantagraphics ainda está em andamento e tem previsão pra cerca de 30 encadernados no total (alguns estrelados pelo "Pato Donald" e outros pelo "Tio Patinhas")!
Sobre o conteúdo desta 1º edição (que na verdade é o Vol. 7 nos EUA - e mesmo lá as ed. são lançadas fora de ordem)... O grande destaque é: "Perdidos nos Andes" (de 1949). Um verdadeiro clássico da Disney, no qual os patos (Donald e Sobrinhos) vão parar em "Quadradópolis": Uma cidade Inca pré-colombiana habitada por um povo muito estranho e onde até as galinhas são quadradas e botam ovos quadrados (essa divertidíssima HQ teve uma sequência décadas depois feita pelo Don Rosa - e ambas as histórias foram republicadas juntas em "Disney BIG 5": capa acima)!   

Outra famosa HQ de Barks está presente aqui: "Donald na África"... Polêmica nos dias de hoje (devido aos estereótipos racistas da época) e por ter sido "censurada" em versões anteriores (com personagens sendo redesenhados de forma "politicamente correta"). Aqui, a HQ é apresentada SEM cortes e SEM adaptações (fiel ao material original e dentro do contexto da época). A última vez que essa história saiu no Brasil foi em "Jumbo" nº 1 (acima, eu postei a capa clássica publicada na revista do "Mickey")! A edição se completa com mais 2 aventuras grandes (uma natalina e outra com um embate entre "Donald X Gastão") e uma série de histórias curtas de 10 pág... e piadas (gags) de 1 única pág! 

De negativo, eu citaria apenas o repetéco (malditos repetécos) de 2 histórias que saíram faz pouco tempo na edição (também em capa-dura): "Contos de Natal" (de Carl Barks). Sei que a Abril tá adaptando as edições idênticas (em conteúdo) às da Fantagraphics e que a ed. de natal foi tirada de uma versão da Alemanha (se não me engano) mas é decepcionante de qualquer forma quando nos deparamos com material repetido em tão pouco tempo e em edições igualmente luxuosas! Fora isso (do repetéco) é uma edição altamente recomendável (EXCELENTE)!
PD+10.jpg (699×420)
Até+
PS: Todas as CAPAS utilizadas nesta matéria são de gibis de diversas épocas que já publicaram histórias contidas neste encadernado! Reparem que algumas datam de mais de 60 ANOS atrás, enquanto outras ("Disney Especial - Os Azarados") vão matar a saudade dos leitores que foram moleques nas décadas de 70 e 80, rs!
Submundo.jpg (611×452)
Créditos;)  Leo Radd http://submundo-hq.blogspot.com.br/2016/09/o-pato-donald-perdidos-nos-andes.html

Nenhum comentário: