sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Socializando HQ N°74 : A Maldição do PATETA-LOBO!

PATETAfoto1.png (616×824)
“A MALDIÇÃO DO PATETA-LOBO” fez jus às expectativas em torno do personagem que realmente vira um lobisomem e sai pelas ruas em noite de Lua Cheia para dar sumiço nos gatos da vizinhança.

Trata-se de uma trama antiga de Romano Scarpa (roteiro e desenhos) com arte-final creditada a Sandro Del Conte, nunca antes publicada aqui no país. Já fiz uma postagem falando que ainda há muito material de ‘Quadrinhos Disney’ que não conhecemos. Este é um belo exemplo.

Mickey e um corvo arteiro chamado Brutus investigam o desaparecimento desses gatos em meio aos boatos de que um lobisomem estaria à solta pela cidade. Pateta fica a par dos acontecimentos, o tempo todo, porém, alheio ao fato de que ele é o próprio ser que vem aterrorizando os lares da população.
PATETAfoto2.png (616×907)
Pateta é um grande cão preto e desengonçado. Visualmente, não é difícil imaginá-lo transformando-se em tal criatura. A questão é sua extrema docilidade e trapalhadas. Não dá para imaginá-lo como uma criatura ágil e intimidadora que ainda sequestra os gatos de todo mundo.

Pois é, mas isso realmente acontece. Ele vira o bichão dos infernos e apronta em cada noite de Lua Cheia.

A trama oferece várias tiradas de humor rotineiro, intercaladas a momentos de angústia e terror. O auge foi Minnie reunir os gatos das amigas e colocá-los sob a vigilância de Mickey, acreditando estarem seguros. Só que não! Mickey, por sua vez, os encaminha ao Pateta! Isso mesmo! Na maior inocência, ele leva todos os gatos diretamente para o monstro. Não preciso nem dizer que essa ideia não prestou, né?
PATETAfoto3.png (614×910)
Mais duas HQs vêm depois. “A CONSULTORA DE ETIQUETAS” (roteiro: Don Markstein – desenhos: Xavier Vives Mateu) mostra Clarabela e Horácio às voltas com um baile importante na cidade. Ela quer Pateta todo alinhado para o evento e começa a batalhar para construir um lorde. Historinha previsível, típica de miolo de revista, porém, super válida porque mostra os personagens em suas personalidades peculiares. Eu gosto muito dessas obras secundárias. Os desenhos são muito bem feitos, cenários caprichados e os personagens são eles mesmos, não interpretam ninguém.
PATETAfoto4.png (821×616)
“UM ROSTO PARAESQUECER” (roteiro: Lars Jensen – desenhos: Flemming Andersen) fecha a edição com uma aventura do Superpateta às voltas com um criminoso que conseguiu a façanha de fazer com que seu rosto seja esquecido logo após os delitos que comete. Sem ninguém para identifica-lo, uma onda de crimes começa a ocorrer e ele vai se tornando cada vez mais poderoso. Uma obra simples, prática e que vai direto ao ponto, sem enrolação. Curti muito o desfecho e os desenhos. Merece minha admiração.
PATETAfoto5.png (614×991)
Também fiz um vídeo desta revista, onde vou comentando enquanto folheio suas páginas. O canal "Socializando HQ" nem sempre traz o mesmo conteúdo que este blogue, mas procura ser uma ferramenta a mais que utilizo para mostrar aquilo que leio, assim como outros assuntos. Percebo que o público costuma ser diferente entre as duas plataformas, mas, disponibilizo o vídeo, logo abaixo, caso você aprecie o gênero.

Pateta n° 76 é publicada pela Editora Abril Jovem, contém 52 páginas e preço de capa a R$ 4,50 (quatro reais e cinquenta centavos). Em sebos, com sorte, você encontra um exemplar usado por cerca de um ou dois reais. Ela é deste mês, portanto, ainda é facilmente encontrada nas bancas e demais pontos de venda (livrarias, revistarias etc.). Abraços a todos.
Fabiano Caldeira.
painelsocializandoHQ2.png (618×326)
Créditos;) Fabiano Caldeira https://socializandohq.blogspot.com.br/2017/08/a-maldicao-do-pateta-lobo.html

Nenhum comentário: