domingo, 26 de novembro de 2017

Arquivos Turma da Mônica N°597 - Cascão: HQ "Um beijo, um abraço ou um aperto de mão"!

_CC_205_%281994%29.jpg (507×730)
Dia 25 de novembro é aniversário do Cascão. Nessa postagem mostro uma história em que uma mosca tenta convencer o Cascão a tomar banho para receber abraços da turma no seu aniversário. Com 6 páginas no total, foi a história de encerramento de 'Cascão Nº 205' (Ed. Globo, 1994).

Começa com o Cascão revoltado e falando palavrões, quando chega a Mônica falando que ele é um boca-suja. Cascão diz que é aniversário dele e a Mônica quando está prestes a abracá-lo desiste por lembrar que vai ficar imunda.
_HQ_Um_Beijo_um_abra%C3%A7o_ou_um_aperto_de_mao+%281%29.jpg (491×730)
Cascão fica com raiva e diz que o motivo era esse de ninguém querer nem abraçá-lo no aniversário. Nessa hora, surge uma voz falando que era porque ninguém vai querer abraçar um menino sujinho como ele, Cascão pergunta quem falou isso e aí aparece a sua "mosquinha da guarda". Cascão estranha, falando que teria um anjinho da guarda e aí a mosca diz que ele tinha, mas não suportou o cheiro dele e então ela ficou no lugar.
_HQ_Um_Beijo_um_abra%C3%A7o_ou_um_aperto_de_mao+%282%29.jpg (493×730)
Cascão pergunta para a mosca como fazer com que todos fiquem perto dele, o beije e abrace e a mosca diz que seria ele tomar banho. Cascão fica uma fera e ela diz que só respondeu a pergunta dele. Cascão diz então que o jeito é aceitar a distância dos outros. A mosca fala que é fácil tomar banho, mostra que a água é saudável, as crianças, os peixes, os pássaros e todos os animais adoram, que as plantas precisam dela para sobreviver. Cascão diz que sabe disso tudo, já ouviu isso em quase todas as suas histórias. A mosca diz que conselho nunca é demais e Cascão grita para se calar e faz a mosca parar longe.
_HQ_Um_Beijo_um_abra%C3%A7o_ou_um_aperto_de_mao+%283%29.jpg (492×730)
Depois, Cascão fica sentado triste em uma pedra por um tempo até que aparece o Humberto chamando para ele ir a algum lugar. Cascão vai com  ele e quando chega era sua casa para uma festa de aniversário surpresa que a turma preparou. Na festa, a turma toda abraça o Cascão, ficando  todos sujos também. Enquanto isso, Mônica fala para a mosquinha que a ideia foi boa, mas da próxima tenta convencê-lo a tomar banho, provando que era um plano entre as duas, terminando assim.
_HQ_Um_Beijo_um_abra%C3%A7o_ou_um_aperto_de_mao+%284%29.jpg (486×730)
História boa mostrando a consequência do Cascão não tomar banho e os seus amigos se afastarem e ninguém querer abraçá-lo nem no aniversário por causa disso. Interessante o Cascão preferir ficar sem companhia a ter que tomar banho. Hoje em dia não duvido que ele tomaria banho por causa disso.
_HQ_Um_Beijo_um_abra%C3%A7o_ou_um_aperto_de_mao+%285%29.jpg (494×730)
Era comum histórias com Cascão com suas moscas de estimação, algumas histórias só ficavam em cima dele e em outras falavam sem ter motivo pra isso, como foi nessa história. Eles não deram explicação de como uma mosca ia falar, apenas era uma mosca que falava e pronto. Gostava assim de sem explicar as coisas, sem enrolação e ainda mexe com a fantasia.
_HQ_Um_Beijo_um_abra%C3%A7o_ou_um_aperto_de_mao+%286%29.jpg (491×730)
Os traços legais, típicos dos anos 90. Os personagens ganharam datas fixas de aniversário em 1994 e as vezes tinham outras histórias de aniversário nos milos dos gibis. Nessa edição 'Cascão Nº 205', as histórias dele foram de aniversário. Além dessa da mosca, tiveram a de abertura, "A festa do Cascão" em que os pais preparam uma festa simples para o Cascão por não terem condições financeiras para bancar uma festa de luxo (capa alusão a essa história) e "Meu melhor amigo e minha namorada" em que o Cascão pensa que Cebolinha e Cascuda estão namorando quando flagra eles conversando de mãos dadas e saindo juntos ás escondidas.
arquivo.png (617×209)
Créditos;)  Marcos Alves http://arquivosturmadamonica.blogspot.com.br/2017/11/cascao-hq-um-beijo-um-abraco-ou-um-aperto-de-mao.html

Nenhum comentário: