domingo, 25 de março de 2018

Arquivos Turma da Mônica N°623 - Turma do Penadinho: HQ "Felicidade"!

_Penadinho_HQ_Felicidade.jpg (477×359)
Dia 20 de março é "Dia Internacional da Felicidade". Em homenagem, mostro uma história com a Turma do Penadinho em que um homem tinha propósito de vida de encontrar a felicidade. Com 6 páginas no total, foi publicada em 'Mônica Nº 76' (Ed. Globo, 1993).
_MN_76_%281993%29.jpg (517×730)
Toda contada por um narrador-observador, mostra a história do Filismino que desde que nasceu tinha a preocupação de encontrar a felicidade. Desde a infância, deixava de brincar com seus amigos para tentar descobrir o que era a felicidade e chegou a conclusão que para ser feliz era a teoria de "ter e ser o máximo", nunca se contentar com pouco, sempre querer mais para chegar ao topo e resolveu a se dedicar aos estudos, deixando de brincar com os amigos e outras coisas por conta disso.
_Penadinho_HQ_Felicidade+%281%29.jpg (463×730)
Filismino se forma na universidade, recebe o diploma, mas não estava feliz por isso e então acha que a felicidade estaria no amor e passa namorar. Nunca estava satisfeito porque sempre encontrava uma mulher mais bonita com a que estava namorando, chegando até levar tapa na cara da namorada ao olhar as outras garotas na frente dela.
_Penadinho_HQ_Felicidade+%282%29.jpg (462×730)
Então, Filismino passa a procurar a felicidade no sucesso e prestígio profissional e passa a trabalhar intensamente, deixando de ir pescar com seus amigos e outras atividades. Trabalhou como um louco, conseguiu a chegar a ser presidente de empresa e mesmo com sua realização profissional, com muito dinheiro, sucesso e prestígio ele não era feliz e estava muito triste. Ele se casou com a mulher mais bonita que achou e não estava feliz ainda e achou então que a felicidade estaria com um filho, mas como deixava de curtir e brincar com o filho para trabalhar, não teve felicidade com isso.
_Penadinho_HQ_Felicidade+%283%29.jpg (466×730)
Foi passando os anos e Filismino não encontrava a felicidade e ficava mais frustado e mais deprimido por conta disso, afinal, como as pessoas podiam viver sem encontrar a felicidade plena, enquanto via as pessoas se divertindo. Até que, já com Filismino idoso, aparece a Dona Morte para ele, que até pensa que era a Felicidade e ela diz que é a Morte e que chegou a hora dele, matando o Filismino.

No final, já no cemitério, Filismino não se conforma de ter morrido sem encontrar a felicidade e pergunta ao Penadinho, que estava junto com outros fantasmas se encontraram a felicidade quando estavam vivos. Penadinho diz que felicidade não, mas tiveram momentos felizes durante a vida como as brincadeiras de crianças, namoros, passeios com os amigos, família, curtir os filhos. Filismino entende que então era feliz e não aproveitou na vida e senta em uma pedra com esperança que na próxima será diferente, ou seja, quando reencarnar, na próxima vida fará tudo diferente.
_Penadinho_HQ_Felicidade+%284%29.jpg (478×730)
Essa história é muito linda, transmite uma mensagem positiva explicando o que é felicidade e o que é preciso para ser feliz. A mensagem é de aproveitar os momentos simples da vida de ficar com a companhia da família, amigos, filhos, não ficar focado só com estudos e trabalho e não deixar a vida passar sem ter curtido os momentos mais simples. Não existe ter felicidade o tempo todo, mas enquanto está curtindo os momentos bons com sua família e amigos, você está sendo feliz nessas horas.

Tem momentos que dá pena de ver o Filismino só ocupado com as suas obrigações e não ter curtido mais as brincadeiras de criança, saídas com os amigos, brincar com o filho. Ele foi um pouco feliz quando namorou e teve filho, mas não soube aproveitar esses momentos bons. Se ele tivesse aproveitado cada coisa boa estaria feliz. O final foi triste, porém importante para refletir sobre o tema abordado e mudar se for preciso. Era comum histórias filosóficas como essa pra quebrar um pouco só histórias engraçadas e os leitores poderem refletir e aprender. Tinham histórias para todos os gostos nos gibis antigos. 
_Penadinho_HQ_Felicidade+%285%29.jpg (483×730)
Hoje em dia costumam não colocar histórias assim com finais tristes, eles colocam finais alegres e que deram certo para não traumatizar, e também temas de reencarnação e religião também não são mais explorados.  Os traços muito bem caprichados, teve um erro de colorização no cabelo da namorada do Filismino, que trocava de cor toda hora, foi laranja, marrom, amarelo, mas pode também ser considerado também ser datas diferentes e mulher gosta de mudar de cor de cabelo.
_Penadinho_HQ_Felicidade+%286%29.jpg (477×730)
Outra coisa comum nos gibis antigos era ter historias sem os personagens principais, serem protagonizadas por figurantes e os personagens só aparecerem no final, ou nem aparecer. A Turma do Penadinho era repleto de histórias assim, mas acontecia com outros núcleos, inclusive com a Turma da Mônica. Gostava de histórias assim estreladas por figurantes, saía da mesmice. Normalmente eles  apareciam só em uma história e nunca mais eram vistos. Enfim, uma história muito boa e emocionante que vale a pena relembrar há exatos 25 anos.
arquivo.png (617×209)
Créditos ;)  Marcos Alves - http://arquivosturmadamonica.blogspot.com.br/2018/03/turma-do-penadinho-hq-felicidade.html

Nenhum comentário: