sexta-feira, 20 de julho de 2018

Arquivos Turma da Mônica N°648 - Cascão & Cebolinha: HQ "Amizade"!

Dia de 20 de julho é o Dia da Amizade, então compartilho uma história muito bonita com Cascão e Cebolinha mostrando a importância da amizade. Com 6 páginas no  total, foi história de encerramento de 'Cascão Nº 305' (Ed. Globo, 1998).
A história é toda contada por um narrador-observador, explicando sobre a amizade verdadeira, uma espécie de poesia do amigo que você possa contar para vida toda para tudo que vier. E sempre ilustrada com algum momento entre a amizade do Cascão e Cebolinha. Tudo mostrado pelo narrador, mostra uma situação engraçada ou triste referente ao que está sendo narrado. 
Então, começa apresentando os personagens e que falando eles são amigos inseparáveis e isso desde que eles ainda eram bebês já sabiam que seriam grandes amigos. Com isso, mostra o valor da amizade, como compartilhar momentos, dar força um ao outro, que estão sempre lado a lado, seja nas conquistas e derrotas, nas horas boas e difíceis, ser um irmão que não mora na mesma casa. Além de discordar algumas vezes um do outro e aceitar as diferenças, compartilhar segredos, emoções, compreender, se divertir, contar sempre que precisar.
Chegou a mostrar que podem ter algo em comum, nada em comum, nada em comum mesmo nas brigas e horas que coisa mais em comum do que se imagina ao saber perdoar as brigas. Também o amigo sentir saudade quando um viaja e querer dar um tempo quando volta e contar as novidades da viagem sem parar. Dar preferência aos presentes, sente ciúme quando o outro namora e fica sendo deixado de lado.
Ainda assim a amizade nunca acaba, mesmo quando crescem e conheçam outras pessoas no caminho ao longo da vida, se case, porque amizade não se explica, ela simplesmente existe, mostrando Cascão e Cebolinha já adultos dormindo em suas casas, mas lembrando de como eles jogavam futebol quando crianças.
Em todos os momentos deu para perceber que tinha uma situação bem humorada entre o Cascão e o Cebolinha bem a ver ao universo deles para não deixar piegas demais, mas que se encaixa na vida real. Tipo, ao falar que amigo está no lado nas horas boas, mostra Cascão rindo do Cebolinha ter rasgado a bermuda e nas horas difíceis mostra o Cascão ter tirado a camisa na frente do Cebolinha e deixando cheiro insuportável no ar, ou quando amigo compreende o outro, mostra o Cascão ter contado que tinha mijado na cama e ao falar diversão, foi Cebolinha zombar por ter mijado e por aí vai. Essa parte, inclusive, considerada incorreta atualmente porque atualmente eles não ficam ridicularizando os amigos por terem mijado na cama para não dar trauma.
Uma história filosófica muito bonita, o roteirista  conseguiu encaixar muito bem a sua mensagem do valor da amizade com as características dos personagens e que vale para a amizade de qualquer um de nós de ter uma amizade sincera desde a infância até o resto da vida. Legal ver os personagens adolescentes e adultos mostrando essa passagem de tempo, acabando com Cebolinha se casando com a Mônica, e Cascão com Cascuda e os meninos ainda amigos.
A mensagem é muito linda, definiu o que é amizade, procurando mostrar que além de fazer companhia, amigo que é amigo se ajudam, aconselham, tem lealdade, fortalecem e consolam uns aos outros e podem contar sempre em todos os momentos, sejam nos momentos alegres quanto nos tristes. Enfim, ele quis mostrar que por ter uma amizade verdadeira e eterna, é bom sempre valorizar essa amizade e as pessoas que se importam com você. Os traços também ficaram muito bons e caprichados, o que deu mais valor à história.

Feliz Dia do Amigo!!!
arquivo.png (617×209)
Créditos ;)  Marcos Alves - http://blogdoxandro.blogspot.com/2018/07/arquivos-turma-da-monica-n647.html

Nenhum comentário: