Mostro uma história muda clássica em que a Mônica ficou dentro de um caixão após um susto que o Cebolinha deu nela. Com 4 páginas no total, foi publicada em 'Mônica Nº 105' (Ed. Abril, 1979).
Começa com a Mônica tropeçando em algo e xinga com palavrões por ter caído. Quando ela vai ver, era um caixão e de repente sai uma mão monstruosa, que era o Cebolinha querendo dar um susto nela.
Mônica fica apavorada, pensando que era alguém morta saindo do caixão e acaba paralisada de tanto medo e Cebolinha pensa que ela havia morrido. Quando vê Cascão e Xaveco se aproximando e com medo de que eles vejam que matou a Mônica, Cebolinha esconde a Mônica dentro do caixão antes que eles vejam e sai correndo dando um sorriso para eles como se nada tivesse acontecido.
Cascão e Xaveco estranham e logo depois Cascão senta no caixão. De repente, Mônica dá um grito dentro dele e os meninos estranham, mas deixa para lá. Eles conversam um pouco até que Mônica põe a mão para fora para abrir o caixão e sair de lá. Eles se assustam e pensam que era um Diabo saindo do caixão. O Cascão tenta impedir que a Mônica saia de lá, segurando e dando sacudidas no caixão e Xaveco traz um monte de crucifixos e joga lá dentro para ver se acaba com o Diabo que pensam que está no caixão.
Os meninos se cumprimentam como uma missão cumprida de terem derrotado o Diabo. Cebolinha aparece e eles contam que conseguiram derrotar um Diabo no caixão com surra e crucifixos jogados, mas notam que o Cebolinha está triste, já que, segundo ele, a Mônica havia morrido. No final, Mônica consegue sair do caixão toda surrada e prestes a bater nos meninos. Cascão e Xaveco saem correndo com medo de apanhar e Cebolinha vai correndo em direção à Mônica feliz por ela não ter morrido.
Uma história muito boa, como um susto que o Cebolinha deu na Mônica pôde ter causando tanta confusão. Cebolinha acabou pensando que a Mônica morreu e a coloca no caixão para esconder que foi culpado de matá-la dando várias situações engraçadas e bom ver que se arrependeu da brincadeira que fez com ela. Legal também ver as situações do Cascão e Xaveco pensando que era um diabo no mo caixão.
Não sou chegado a histórias mudas, prefiro com diálogos dos personagens, mas essa até que foi bem criativa e bem ou mal até teve alguns textos como gritos e onomatopeias. Histórias mudas de até 4 páginas dá para aceitar, mas que isso considero enrolação e enchechão de linguiça. Nos anos 2000 inteiro era repleto de histórias mudas e longas, às vezes com mais de 10 páginas, ficando um verdadeiro desperdício de papel, às vezes até nas de abertura tinham e praticamente os últimos gibis quinzenais eram quase todos com histórias mudas. Até que atualmente isso mudou e tem saído poucas mudas longas do que era.
É completamente impublicável nos dias de hoje, por mostrar Mônica e até mesmo o Cebolinha no início dentro de um caixão e a patrulha do politicamente correto pensa que é uma brincadeira de mau gosto, fora palavrões e diabos não sendo bem vindos atualmente. Os traços muito bons, do auge da fase superfofinha do final dos anos 70, cheia de movimentos e com direito aos quadrinhos com várias formas sem o tradicional retângulo, coisas que erma bem características desses traços.
Foi republicada depois em 'Almanaque da Mônica Nº 35' (Ed. Globo, 1993), que foi d eonde eu tirei as imagens da postagem. Abaixo, a capa desse almanaque:
Capa de 'Almanaque da Mônica Nº 35' (Ed. Globo, 1993)
Créditos ;) Marcos Alves - http://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2018/09/hq-monica-no-caixao.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário