E o "Submundo" continua de LUTO...(10/07/2018)Agora pela morte de Steve Ditko, o artista co-criador do "Homem-Aranha" (ao lado de Stan Lee)!
Nesta matéria de despedida, vamos relembrar alguns dos trabalhos mais marcantes na carreira de Ditko: "Homem-Aranha", "Dr. Estranho", "Cap. Átomo", "Rapina & Columba", "Shade - O Homem-Mutável", "Besouro Azul", "Rastejante", e muitos outros!
Confira abaixo:
Steve Ditko... Morreu no último dia 27 de junho, aos 90 anos (embora a notícia de sua morte tenha sido divulgada na mídia dias depois). O artista possuía um estilo de vida mais recluso e discreto, longe dos holofotes e badalações do mercado, mas vinha atuando na área desde meados da década de 50, onde trabalhou pras editoras: Charlton e Atlas (antes desta se tornar a Marvel). Na Charlton, Ditko foi o responsável pela reformulação do "Besouro Azul" (Ted Kord) e pela criação do "Cap. Átomo" e "Questão"(personagens que depois foram adquiridos pela DC, e serviram de inspiração pra Alan Moore em "Watchmen" - tornado-se respectivamente: O "Coruja", "Dr. Manhattan", e "Rorschach")!
Em seu início de carreira, Ditko desenhou muitas histórias de terror, monstros, e ficção científica pra revistas diversas como: "Tales of Suspense" (capa acima), "Tales to Astonish", "Amazing Adventures", "Journey Into Mystery", "Strange Tales", "Space Adventures", "Eerie" (a "Cripta" da Mythos), "Creepy" (publicada aqui pela Devir), e várias outras do tipo. Aliás, foi numa dessas revistas que surgiu sua mais famosa criação (ao lado de Stan Lee): O "Homem-Aranha", surgido no último nº da revista: "Amazing Fantasy" (que depois do nº 15 foi cancelada, dando lugar à "Amazing Spider-Man")!
O personagem aracnídeo já vinha sendo desenvolvido por Lee e Kirby, mas segundo o Historiador de HQs: Greg Theakston, Stan Lee não teria gostado do visual heróico e de porte físico atlético apresentado por Kirby. A ideia era que o "Aranha" fosse um menino franzino, o que se adaptaria perfeitamente ao traço de Ditko. Curiosamente, muitos sites/blogs divulgaram a icônica capa de "Amazing Fantasy" 15 pra ilustrar a notícia sobre a morte de Ditko, PORÉM: a capa original da revista era de autoria de Jack Kirby. Mas o próprio Steve Ditko faria mais tarde um remake dessa famosa capa (que é a imagem que escolhi pra inaugurar esta matéria)!
A fase de Stan Lee & Steve Ditko com o "Aranha" (na 1º metade dos anos 60) estabeleceu as bases principais da trajetória do herói e o surgimento de seus maiores inimigos na época: "Duende Verde", "Dr. Octopus", "Lagarto", "Abutre", "Kraven - O Caçador", "Electro", "Mystério", "Sexteto Sinistro", "Escorpião", "Magma", etc... Um material publicado mais recentemente na íntegra na "Biblioteca do Aranha" Vol. 1-4 (Panini) e parcialmente na "CHM do Aranha" (também da Panini) e na edição de "Origens" da Salvat (na "Coleção do Aranha")! Ditko também desenhou outros heróis da Marvel em histórias esporádicas: "HULK" (criando um de seus principais vilões: O "Líder") e "Homem de Ferro", que na imagem acima enfrenta: O "Sr. Boneco", rs (publicada na "Biblioteca do HDF" Vol. 1)!
O "Dr. Estranho" foi outra das mais importantes criações de Ditko pra Marvel (novamente ao lado de Stan Lee)... Com um visual psicodélico e surrealista (como podemos ver na imagem abaixo), as histórias do Mestre das Artes Místicas passeavam e transcorriam por realidades e dimensões que mais pareciam uma "viagem" alucinógena! Essas primeiras HQs do "Dr. Estranho" foram publicadas faz pouco tempo pela Salvat (capa acima) na edição: "Uma Terra Sem Nome, Um Tempo Sem Fim". E pela Panini na "CHM dos Defensores" Vol. 2 (que repetiu boa parte das histórias da Salvat - que estavam INÉDITAS no Brasil até então)!
No final da década de 70, Ditko voltaria à Marvel em títulos como: "ROM - O Cav. do Espaço", "Micronautas", "Homem-Máquina", "Speedball", e criando a "Garota-Esquilo", rs! Já na DC, ele ainda trabalharia com: "Shade - O Homem-Mutável" (capa acima), "Rapina & Columba" (Hawk & Dove), e "Rastejante"! E pra editoras independentes, Ditko teria um vasto acervo de colaborações em títulos como: "Mr. A", "Destructor", "Tiger-Man", "Revolver", e "Ditko's World: Static" (capa acima)! Enfim, apesar de se manter recluso e afastado da grande mídia e eventos ligados às HQs, Steve Ditko foi um dos nomes mais importantes e influentes do mercado... Que descanse em paz! Até+
Créditos:) Leo Radd - http://submundo-hq.blogspot.com/2018/07/steve-ditko-rip-despedida-de-um.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário