segunda-feira, 24 de dezembro de 2018

Arquivos Turma da Mônica N°681 - Livro "O Natal de todos Nós"!

Em 1984 foi lançado o livro "O Natal de todos nós" com os personagens contando sobre o Natal na visão de cada um. Nessa postagem faço uma resenha de como foi esse livro.

Lançado pela Editora Nova Fronteira, ele tem formato de 16 X 21,5 cm, 28 páginas e capa cartonada e papel de miolo off-set. Trata-se de uma reedição da seção que saiu em 'Almanaque da Mônica Nº 7' (Ed. Abril, 1980) onde os personagens falavam sobre o Natal e, por acharem muito bom, resolveram lançar em 1984 um livro especial com essa seção. É o mesmo conteúdo e ilustrações, diferença que no almanaque de 1980 disponibilizavam 1 página para cada personagem com letras bem pequenas e nesse livro foram 2 páginas com letras maiores.
Capa de 'Almanaque da Mônica Nº 7 - Natal' (Ed. Abril, 1980)
Na capa do livro, um desenho muito bonito com a turminha brincando com os presentes que ganharam na noite de Natal Abre com um frontispício com imagens de crianças de vários países formando uma moldura e um texto sobre o Natal e falando que o livro vai mostrar o que os personagens acham do Natal.

O conteúdo são textos simples, acompanhado de uma ilustração muito bonita e bem desenhada de cada personagem em cada página. Para cada personagem, é feita uma pergunta e eles respondem o que foi perguntado, contando, assim, como vai ser o Natal dele ou contando algum Natal especial que já teve ou ainda o que eles acham do Natal ou qual a visão do Natal para eles. Os textos são em primeira pessoa, com os próprios personagens falando sobre o Natal de acordo com a sua personalidade. Assim, vemos um texto do Cebolinha com ele falando trocando as letras e o Chico Bento falando caipira como a gente vê nos gibis.
 Páginas do Cebolinha no livro "O Natal de todos nós"
A ordem que disponibilizaram foi a mesma que apareceu em 'Almanaque da Mônica' de 1980. Os personagens que apareceram nesse livro, na ordem, foram: Anjinho, Cebolinha, Mônica, Cascão, Magali, Chico Bento, Jotalhão, Horácio, Bidu e Astronauta.

Vemos Mônica falando que o Natal é a data que Jesus nasceu e que já descobriu que o Papai Noel na verdade é o seu pai que traz os presentes escondido, Cascão contando que ganhou um caminhãozinho que passou a colocar todo o lixo que encontrava na rua dentro do caminhãozinho como cascas de banana, pontas de cigarro, palito de sorvete, etc, para ajudar a limpar a rua e ainda ficar feliz com o caminhão sujo (bem incorreto esse), Chico Bento contando o seu autêntico Natal da roça, incluindo a Missa do Galo, Bidu contando seu Natal na visão de um cachorro, entre outros contos.

Muitos textos foram emocionantes como do Cebolinha contando que passou uma vez o Natal só com a avó e que ganhou dela uma plantinha que ele tem até hoje, o do Horácio em que o narrador conta para ele como será o nascimento de Jesus e que a partir daí será celebrado o Natal e o Horácio fica triste porque terá que esperar muitos anos para conhecer os ensinamentos de Jesus e que mesmo havendo violência, sofrimento e desesperança, ainda poderão ser mais felizes os que puderem comemorar o Natal d.C, entre outros.
Páginas do Jotalhão no livro "O Natal de todos nós"
De curiosidade, a ilustração da Magali teve uma imagem do pai dela, coisa rara de acontecer na Editora Abril. Ele não aparecia nas histórias e em algumas vezes que aparecia era bem diferente do que vemos hoje, já chegou a aparecer até como um homem gordo vestindo camisa amarela e com um formato de cabelo parecido da Magali. Nesse livro, o pai dela apareceu até parecido como vemos hoje, mas com cabelo preto. Ele só teve traços definidos em 1986 na história "Baita Fome" de 'Mônica Nº 193' de 1986 e nome definido como Seu Carlito a partir dos anos 90. Abaixo, como foi a aparição do pai da Magali nesse livro.
Páginas da Magali no livro "O Natal de todos nós"
Depois o livro teve uma reimpressão em 1992, com o mesmo conteúdo, só informando na capa que é uma 2ª edição. O que eu comprei foi a versão de 1992. Junto com a reimpressão lançaram também  em fita de vídeo VHS  com o desenho animado "O Natal de Todos Nós", com o mesmo conteúdo do texto desse livro, sem tirar uma vírgula, só que como forma de desenho animado, o que ficou muito interessante. Na verdade, esses desenhos eram exibidos na televisão em 1987 e depois juntaram as 10 animações e lançaram o vídeo VHS mais  o relançamento do livro.

Nos gibis de 1993 saíam a propaganda dessa fita VHS, como mostro abaixo.
Propaganda tirada de 'Magali Nº 117' (Ed. Globo, 1993)
Como podem ver, um livro muito bom e bem raro de se encontrar. Comprei por R$ 6,00 achando por acaso em um sebo. O ponto alto são as ilustrações excelentes dos personagens, caprichadas demais. Apesar de mais voltado para o público infantil que está começando a ler, mas o que foi falado pelos personagens, muitas vezes vale como ensinamento e reflexão para qualquer idade. A fita VHS é bem legal também e mais conhecida pelo público, muitos nem sabem que existia esse livro. Bem que podiam relançar esse livro e um DVD com o desenho animado para as novas gerações conhecerem melhor. Quem tem é uma preciosidade e vale a pena ter na coleção.
arquivo.png (617×209)
Créditos ;)  Marcos Alves - http://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2018/12/livro-o-natal-de-todos-nos.html

Nenhum comentário: