sexta-feira, 7 de agosto de 2020

Arquivos Turma da Mônica N°861 - Histórias Semelhantes 8: Dudu café-com-leite


Nessa postagem mostro 2 histórias semelhantes com o Dudu em que ele foi impedido de participar das brincadeiras por seus amigos por ser considerado "café-com- leite" por eles. A primeira versão foi publicada em 'Magali Nº 13' (Ed. Globo, 1989) e a segunda versão ,em 'Magali Nº 84' (Ed. Globo, 1992).
A primeira versão de 1989 começa com Dudu falando para a mãe, Dona Cecília, que vai brincar a turma e ela avisa que é pra não se machucar e ele fala que já é grandão e sabe se cuidar. Dudu vê os meninos ogando futebol e pergunta se pode jogar com eles, joga em qualquer posição. Zé Luís fala que pode, mas ficar no cantinho para não se machucar. 
Enquanto eles jogam, Dudu pede para passar a bola para ele e Zé Luís responde que ele é "café-com-leite" e como ninguém dá atenção a ele, vai embora porque não tinha graça. Dudu vê as meninas brincando de esconde-esconde e pergunta se pode brincar também. Magali fala que pode, mas ele é "café-com-leite", ainda muito pequeno. Dudu reclama que logo vai estar servindo exército e ainda vão tratá-lo como criancinha e vai embora.
Depois, vê um garoto jogando bafo e ele aceita Dudu jogar para valer. O garoto rapela todas as figurinhas, mas o avô dele vê tudo, faz cara feia e o garoto devolve as figurinhas ao Dudu, falando que ele era "café-com-leite". Dudu vai para casa triste, achando que tudo isso dói e quando a mãe entrega café com leite, faz escândalo que odeia tomar café com leite.
Já em 1992, começa com o Dudu perguntando para os meninos se pode jogar bola. Cebolinha aceita e avisa aos outros que é só para passarem a bola de vez em quando para o Dudu porque ele é "café-com-leite", Dudu ouve e reclama que não é "café-com-leite" e não quer mais jogar bola com eles.
Depois vê o Franjinha e pergunta se pode jogar dama com ele. Franjinha fala que nem pensar porque não joga com "café-com-leite". Dudu fica irritado. Em seguida, ele vê as meninas brincando de amarelinha e  pergunta para Magali o que é "café-com-leite" e ela responde que é quando pega uma xícara e mistura leite e café. Dudu fala que quer saber quando uma pessoa chama a outra de "café-com-leite". Magali fala que significa que é uma criança bobinha, ingênua e sem experiência e pergunta se o chamaram disso. Dudu fala que o tempo todo e é uma injustiça. Então, Dudu pergunta se pode pular amarelinha com elas e Magali fala que nem pensar porque ele é "café-com-leite", deixando Dudu uma fera.
Dudu reclama que é um complô, ele vai crescer, ficar forte e esperto e ninguém vai mais chamá-lo de "café-com-leite", mas não sabe como ficará assim bem rápido. Dona Cecília fala que se alimentando com tudo que ela der e o leva para casa tomar um lanchinho. Na mesa, Dudu continua reclamando que odeia café-com-leite, principalmente aquele de tomar leite com café e vira a cara para não tomar.
As histórias quiseram mostrar crianças que não aceitam outras participarem de brincadeiras ou por acharem muito pequenas, ou acharem bobas ou não jogarem bem, achando que vai atrapalhar ritmo do jogo ou brincadeira com ela lá. Aí consideram que são "café-com-leite" crianças assim que podem ser insignificantes nas brincadeiras. Impublicáveis por conta de preconceito com as crianças excluídas nas brincadeiras, estimular a fazerem isso, ficarem tristes por serem excluídas. Não envolveram dessa vez a característica do Dudu não gostar de comer no geral, mas o final com o trocadilho de "café-com-leite" com a bebida não deixaram de lado essa sua característica completamente, serviu como piada final.
Comparando as 2 histórias, tiveram mesmo título, 4 páginas e mesmo tema das crianças acharem o Dudu "café-com-leite" nas brincadeiras e finais iguais. Elas começaram diferentes, com a de 1989 com o diálogo do Dudu com sua mãe enquanto que em 1992 já começa o Dudu pedindo para jogar bola com os meninos. Durante o desenrolar enquanto que na versão de 1989 as crianças até aceitavam o Dudu brincar, mas como "café-com-leite" e sem ser importante na brincadeira e ele sabia o significado do que estava sendo chamado, na de 1992 a maioria das crianças não deixaram brincar com elas por ele ser "café-com-leite" e ele não sabia a princípio o qe era a expressão, só sabia que não era coisa boa.   
O motivo para criarem histórias iguais em tão pouco tempo, talvez sejam roteiristas diferentes e não sabiam que tinha uma outra assim ou então quiseram dar uma nova roupagem à história já existente. Gostei mais da versão de 1989, mais divertida com direito ao Dudu ser rapelado nas figurinhas com o garoto secundário. Os traço de 1989 também melhores, e gostava mais quando o Dudu não tinha olhos com fundos brancos, dava impressão maior que ele era mais novo que as crianças da Turma da Mônica. A partir de meados de 1990, eles passaram a colocar o Dudu com olhos iguais aos outros personagens, o que diferenciava que ele era menor que os outros era apenas na altura mais baixinha. Em breve posto mais histórias semelhantes aqui no Blog.

Nenhum comentário: