Em setembro de 1990, há exatos 30 anos, era lançada a clássica história "Paul In Roça" em que o Paul MCCartney dos Beatles foi parar no sítio do Chico Bento. Com 11 páginas, foi história de abertura de 'Chico Bento Nº 95' (Ed. Globo, 1990).
Escrita por Rosana Munhoz, começa alguém andando cansado na mata até chegar ao Chico Bento. O homem fala em inglês e Chico pensa que ele espirrou. Quando vê, era o Paul McCartney perguntando se lá era a Amazônia, mas Chico não entende nada por ele estar falando em inglês e comenta que ele está mal da constipação.
Paul fala que o Chico deve ser um índio e tudo é emocionante. Chico continua sem entender e ele reclama com o letrista que assim não dava, parece uma conversa de louco. O letrista coloca uma legenda do que o Paul falou, mas ele ainda não entendia o que o Chico falava. Ele reclama de novo para o letrista dar um jeito e então o Paul passa a falar um português americanizado, mas que dava para o Chico entender.
Com isso, Paul pergunta se lá era a Amazônia e Chico responde que é interior de São Paulo. Paul comenta que estava indo do Rio de Janeiro até à Amazônia e seguiu errado, pegando o caminho da direita em vez da esquerda. Chico pergunta quem é e ele se apresenta como Paul McCartney. Chico fica emocionado ver o cantor dos "Bítus" e o abraça, falando que depois de Chitãozinho e Xororó eles são os cantores preferidos e sabe todas as músicas deles.
Paul agradece e comenta que agora precisa ir até a Amazônia. Chico pergunta se vai a pé. Ele diz que sim porque adora ver a natureza e Chico comenta que vai levar mais de 1 ano para chegar até lá. Paul comenta que está certo porque levou 2 meses para chegar do Rio até lá. Chico convida passar uns dias ali mesmo para descansar e Paul comenta que quer ver natureza e Chico mostra a mata de Vila Abobrinha cheio de vegetações e animais.
Vendo a natureza, Paul acha tudo muito lindo e canta seus sucessos. Até que se encanta ao ver uma onça-pintada e resolve abraçá-la. Chico tenta impedir com medo da onça atacá-lo, Paul fala que não vai maltratar, pois ele não come carne, mas Chico lembra que a onça come e ela ataca o Paul. Mesmo machucado, ele fica feliz e sai cantando "Yesterday".
Chico leva o Paul para sua casa e sua mãe, Dona Cotinha, comenta que ele era mais bonito nas revistas. Lá, Paul almoça e gosta da comida simples, se deita na rede curtindo música brasileira e acha tudo muito lindo e resolve tirar umas férias lá. Ele comenta que gostaria que seus amigos estivessem lá, quando os outros integrantes da banda, George Harisson e Ringo Starr, chegam.
Eles fazem show em Vila Abobrinha e Chico comenta que quem diria os "Bítus" depois de 20 anos. estariam reunidos fazendo show lá na roça e com algumas influências sertanejas, quando eles cantam "Pinga ni mim" de Sergio Reis. Mas Chico lembra que falta o John Lennon, e se estivesse lá, ia parecer um sonho. Só que enquanto cantam John Lennon, como um anjo, acompanha tudo que estava acontecendo lá no céu e fala para o Chico que o sonho não acabou, terminando assim.
História muito legal prestando uma homenagem ao Paul Mc Cartney e a banda Beatles. Paul havia feito um show no Rio de Janeiro em 1990 e Rosana quis prestar homenagem a esse acontecimento e lembrar os "Beatles", banda que marcou a história da música mundial. Na trama, ela fez com que o Paul fosse parar no sítio do Chico Bento ao pegar caminho errado do Rio para a Amazônia. Sempre bom ver personagens contracenando com famosos e com celebridades internacionais, melhor ainda.
O contraste da simplicidade da roça com o estrangeiro foi bem interessante. Foi bom ver o Chico contracenando com o Paul McCartney, vê-lo encantado com a natureza, cantando músicas dos Beatles e sertanejas, ser atacado pela onça. comendo comidas simples e deitado na rede, e ainda ter um show com os "Beatles" na roça no final, com direito ao John Lennon vendo tudo lá no céu já que morreu em 1980. A conversa entre Chico e Paul no início, um sem entender o outro por Chico falar português caipira e Paul falar inglês e o Chico reclamando com o letrista, foi bem divertido também.
Em 1990 tinha bastante nostalgia dos anos 1960, sobretudo dos "Beatles" e com o show do Paul McCartney no Rio de Janeiro ajudaram a criar a história. Além disso, naquele ano completavam 25 anos do auge dos "Beatles", 20 anos do fim da banda e 10 anos da morte do John Lennon, mais motivos para ter a homenagem nessa história.
Os nomes do Paul McCartney e dos integrantes da banda George Harisson e Ringo Starr, falados pelo Paul McCartney não foram parodiados dessa vez nem as letras das músicas (exceção de "I Saw Her Standing There" em que colocaram um "and" onde não tinha na letra original). Na época nem sempre os nomes dos famosos eram parodiados, mas quando o Chico chamou "Pôu Macártinei", "Jon", "Xitãozinho", cantando "She Loves You" e o nome da banda ficou como "Bítus". No caso, os nomes dos cantores e da música foram mais para deixar uma fala aportuguesada e caipira do Chico, já a banda "Bítus" pode considerar paródia mesmo, já que nas baterias apareceram com nome assim.
Os nomes do Paul McCartney e dos integrantes da banda George Harisson e Ringo Starr, falados pelo Paul McCartney não foram parodiados dessa vez nem as letras das músicas (exceção de "I Saw Her Standing There" em que colocaram um "and" onde não tinha na letra original). Na época nem sempre os nomes dos famosos eram parodiados, mas quando o Chico chamou "Pôu Macártinei", "Jon", "Xitãozinho", cantando "She Loves You" e o nome da banda ficou como "Bítus". No caso, os nomes dos cantores e da música foram mais para deixar uma fala aportuguesada e caipira do Chico, já a banda "Bítus" pode considerar paródia mesmo, já que nas baterias apareceram com nome assim.
O título da história foi uma homenagem ao nome do show do Paul McCartney no Rio de Janeiro no estádio do Maracanã, "Paul in Rio", e também ao "Rock in Rio" e só deixou nome acaipirado do jeito de falar do Chico. Sucessos que foram lembrados na história foram: "She Loves You", "The Fool On The Hill", "Here Comes The Sun", "Yesterday"e "I Saw Her Standing There", além de referência a "Yellow Submarine" em uma nuvem. MSP gosta de homenagear os "Beatles" até hoje, principalmente em histórias escritas pelo roteirista Paulo Back. Normalmente os personagens ficam caracterizados como os integrantes dos "Beatles" em histórias assim, mas dessa vez foram os integrantes reais da banda contracenando com o Chico.
A história provou também que a Vila Abobrinha fica no interior de São Paulo, muitos tem dúvida de qual lugar do Brasil Chico morava. De incorreto foi a a parte do Paul McCartney enfrentar uma onça e ser atacado por ela, hoje em dia, evitam personagens contracenarem com bichos silvestres. Traços ficaram lindos, muito bem desenhados e dessa vez com 6 quadros por página em vez de 8 quadros. Normalmente histórias de abertura tinham quadros assim, eram escritas pela Rosana, é uma dica de saber quando ela roteirizava histórias. Ficavam bonitos os desenhos assim com 6 quadros por página, só desvantagem de ocupar mais páginas nos gibis do que devia. Enfim, "Paul In Roça" um grande clássico muito lembrado pelos fãs, quem diria que já faz exatos 30 anos, e sempre bom relembrar.
Créditos ;) Marcos Alves: https://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2020/09/chico-bento-hq-pou-in-roca.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário