segunda-feira, 14 de setembro de 2020

Arquivos Turma da Mônica N°871 - Humberto: HQ "O falante"

Cebolinha+n%C2%B0+116.jpg (550×779)
Mostro uma história em que uma fada fez o Humberto falar, mas com condições para manter falando. Com 5 páginas, foi publicada originalmente em 'Cebolinha Nº 116' (Ed. Abril, 1982).
_HQ_Humberto_o_falante.jpg (598×450)
Humberto está caminhando na rua e vê pessoas e passarinhos conversando e até papagaio falando palavrões. Humberto fica triste porque só ele não fala e começa a chorar sem emitir som. Ele nota isso e fica mais por baixo ainda. Surge a fada-madrinha do Humberto e por vê-lo triste dá o dom da fala para ele, mas teria que seguir 3 regras senão ficaria mudinho de novo: não fazer fofocas, não falar palavrão e não falar mal dela, o que seria o principal. 
_HQ_Humberto_o_falante+%281%29.jpg (484×730)
Humberto fica muito feliz por estar falando e quer logo mostrar a novidade para a turma. Ele vê o Cascão e espera que ele vai levar um susto danado. Humberto diz bom dia e Cascão reclama que o dia está horrível, está ameaçando chover. Humberto pergunta se Cascão não está notando nada diferente e Cascão fala que deve ter tomado banho. Humberto perde paciência e diz que está falando e Cascão diz que ele está escutando e que nunca foi bom para adivinhações.

Em seguida finalmente cai a ficha do Cascão e se dá conta do Humberto falando e pergunta como conseguiu. Humberto diz que foi uma fada-madrinha com varinha de condão. Cascão não acredita, achando que Humberto está o fazendo de bobo e Humberto diz que é verdade, não é louco e manda não provocá-lo porque não é covarde como o Cebolinha. Cascão quer saber por que Cebolinha é covarde e Humberto fala que ele correu do Zequinha, um menino pequenininho. Logo se toca que fez fofoca, coisa que não podia.
_HQ_Humberto_o_falante+%282%29.jpg (491×730)
Logo eles veem a Mônica e Humberto quer contar a novidade. Cascão dá ideia de Humberto falar uma porção de palavrões para ela e Humberto que não pode porque senão volta a ser mudinho. Só que Cascão pisa no pé dele e fala vários palavrões, já tirando outra regra da fada e fica apreensivo se a fada ouviu isso.

Cascão fala que já vai indo, essa história de fada já estava cansando. Humberto diz que ela é séria, um pouco feia, mas é legal, e que se parece com a Tia Gumercinda, gorda como ela. A fada volta e faz Humberto ficar mudinho de novo, pois violou as três regras, principalmente falar mal dela. Humberto fica furioso com o Cascão e no final corre atrás dele para dar surra e Cascão tenta acalmá-lo dizendo que ele foi o culpado de tudo, mas que era para falar alguma coisa e não ficar olhando daquele jeito.
_HQ_Humberto_o_falante+%283%29.jpg (494×730)
É muito engraçada essa história, Humberto sempre teve desejo de falar na vida e quando finalmente consegue graças a uma fada (só com mágica pra fazer ele falar mesmo), Cascão estraga tudo forçando o Humberto a falar coisas que não podia nas regras imposta da fada. Cascão perturbou tanto até ser desfeita a mágica. É de rachar de rir a parte do Cascão desentendido sem se dar conta que o Humberto estava falando, como se fosse coisa normal até cair a ficha, e ver o Humberto fazendo fofocas, falando palavrão e falando mal da fada forçado pelo Cascão. Eram muito boas histórias do Humberto com Cascão. Também deu pena do Humberto ver até os bichos falando, menos ele.

Eles gostavam de histórias com os personagens realizando seus sonhos impossíveis, normalmente conseguiam por um tempo graças a uma fada, gênio da lâmpada, poço dos desejos ou uma invenção maluca do Franjinha ou um cientista qualquer. Mas não durava para sempre e depois voltavam ao normal no final. De qualquer forma eram sempre boas e criativas o desenrolar de histórias assim.
_HQ_Humberto_o_falante+%284%29.jpg (491×730)
Na época também tinham muitas histórias solo com o Humberto, com o desejo de ele deixar de ser mudo ou passando sufoco por ser mudo. Sempre era muito engraçadas. As vezes ele emitia som "Hum! Hum!" e as vezes era mudo por completo, dependendo do roteiro, mas eu achava melhor ele emitindo "Hum! Hum!", era mais engraçado ainda, principalmente porque costumavam ter trocadilhos, deixando ele mais irritado ainda. 

Ele vivia passando sufoco por ser mudo, além de divertir ajudava ainda como crítica do que os mudos podem passar na vida real. Hoje em dia  não fazem mais histórias assim para não ter bullying com deficientes, hoje quando tem histórias dele e de outros deficientes só para passar mensagens boas e com lição de moral. Nessa ainda teve bullying do Humberto chamar a fada de muito gorda e ele e um papagaio falar palavrões e isso também não fazem mais nos gibis hoje.
_HQ_Humberto_o_falante+%285%29.jpg (490×730)
Os traços muito lindos, como era bom ver os desenhos assim, eram típicos do início dos anos 1980, transição para os traços consagrados que ficaram a partir da metade dos anos 1980. 
Almanac%C3%A3o+de+F%C3%A9rias+n%C2%B0+8.png (531×745)
Foi republicada depois em 'Almanacão de Férias Nº 8' (Ed. Globo, 1990) e termino mostrando a capa desse Almanação.  
Créditos ;)  Marcos Alves:  https://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2020/09/humberto-hq-o-falante.html

Nenhum comentário: