(Postagem: 01/09/2020)Quem diria, hein? O ano de "2099" é pra Marvel o que "2020" está sendo pra NOSSA realidade, kkk... Brincadeiras à parte, "2099" é um futuro violento, sombrio, distópico, desesperançoso, e cyber-punk (sim, tem muitos PUNKS com visual anos 80 no futuro, rs)!
Nesta matéria especial... Revisitaremos o "Universo 2099" em sua fase inicial (anos 90) E em sua NOVA e recente releitura: Um encadernado econômico da Panini com HQs modernas e INÉDITAS de Miguel O'Hara e cia!
Confira abaixo:
O "Universo 2099"... Foi uma linha futurista criada pela Marvel no início dos anos 90 pra conceber versões alternativas dos principais heróis da casa em HQs que se passavam 100 anos no futuro. O "Homem-Aranha 2099" era o carro-chefe da linha e foi criado por Peter David & Rick Leonardi em 1992. Seu nome é Miguel O'Hara, que tem seu DNA alterado após ser contaminado com uma droga sintética pelo magnata Tyler Stone (figurão da mega-corporação: "Alchemax"). Agora, com os poderes de uma aranha (que incluem: presas venenosas e capacidade de produzir sua própria teia - ideia reutilizada nos filmes do Aranha de Sam Raimi), O'Hara combate o crime num futuro "Cyberpunk" (o que, convenhamos, já era meio ultrapassado na década de 90 esse visual "punk" oitentista tirado de filmes como: "Fuga de NY" e similares). Mas a revista do "Aranha 2099" foi um sucesso comercial no Brasil quando lançada pela Abril, que também investiu numa revista mix pros "X-Men 2099" (capa acima, com o nº 1 e um azul metalizado bonito nas bordas)!
Assim, as 2 revistas mensais da Abril (Aranha e X-Men) traziam em seu mix os demais títulos futuristas da linha: "Justiceiro 2099" (meu favorito: era um maluco igual ao Frank Castle e até mais sádico e torturador, rs), "Ravage 2099" (criado por Stan Lee & Paul Ryan - Foi o único personagem original da linha: não-inspirado por heróis tradicionais da editora), "Hulk 2099" (com um visual monstruoso e bestial, foi criado por Gerard Jones: Atualmente preso por pedofilia), "Motoqueiro Fantasma 2099" (outro dos meus favoritos: Agora um hacker assassinado cuja mente foi transferida pra uma máquina - nada de "espíritos da vingança" por aqui, rs), "Destino 2099" (o vilão principal da linha, que chegou a se tornar presidente dos EUA e logo deposto com um golpe de estado por um falso "Cap. América 2099", que sofreria a vingança de "Destino" em seguida, junto com os demais conspiradores)!
Essas eram as principais revistas de linha da série... Mas cada uma delas também trazia inúmeras outras versões de heróis e vilões em participações especiais, entre eles: "Duende 2099", "Abutre 2099", "Venom 2099" (capa abaixo), "Dra. Estranha 2099" (versão feminina do mago), "Namor 2099" (com visual mais anfíbio), entre vários personagens e vilões NOVOS criados especialmente pra linha. Mas a brincadeira não durou muito, e embora o "Universo 2099" fosse um sucesso consagrado no Brasil, nos EUA a coisa tava indo mal das pernas e as vendas caindo resultaram no cancelamento de várias revistas do selo. Alguns personagens já estavam sendo descaracterizados, tipo o "Justiceiro": que virou um mero capanga da "SHIELD" futurista - praticamente um vilão - e terminou morrendo feito um coadjuvante junto com o "Hulk" (ambos desintegrados com lasers disparados por naves em forma de aranhas mecânicas gigantes - uma viagem no ácido isso, kkk)!
Desta forma... Terminava de forma melancólica no Brasil a linha 2099, deixando inúmeros fãs (EU incluso) bastante frustrados, pois pra muitos, o "Universo 2099" era ainda melhor e mais interessante do que o tradicional da Marvel. A revista do "Aranha" na Abril se encerrou no nº 39 e a dos "X-Men" no nº 29 (ambas em dezembro de 1996). Quando a linha enfraqueceu nos EUA, muitas revistas foram descontinuadas de forma abrupta e forçada (depois das mortes gratuitas de "Justiceiro" e "Hulk", mataram também o "Motoqueiro" e vários plots ficaram sem solução diante de um final esdrúxulo: Com um meteoro entrando em rota de colisão com a Terra e forçando a união de heróis e sobreviventes, entre os quais o "4F 2099" (que na verdade era a mesma equipe do universo tradicional que havia viajado no tempo). Porém, após esse final bíblico e insatisfatório, a Marvel lançaria 2 anos depois (em 1998) o "Manifesto Destino" (publicado aqui em 2000 pela Mythos)!
No tal "Manifesto" (uma edição especial que visava fechar as pontas soltas deixadas naquele final repentino)... O verdadeiro "Cap. América" é encontrado (novamente) hibernando em animação suspensa e com a ajuda de Miguel O'Hara, acaba reunindo uma NOVA equipe de "Vingadores" com heróis sobreviventes de 2099 (Ê, roteiro preguiçoso - como diria o "Deadpool", rs). Pelo menos agora o final seria mais utópico e esperançoso pra raça humana (que avançaria pra conquista do espaço)! Depois disso, de tempos em tempos, a Marvel revisita o mundo de 2099: Um exemplo é o "Marvel Apresenta" nº 18 da Panini (de 2010), que traz a saga: "Tempestade Cronológica" (com vários personagens de 2099). Nos EUA também teve (há poucos anos atrás) uma nova revista pro "Aranha 2099" (que foi ignorada no Brasil)!
E por FIM... Chegamos no encadernado: "2099 - ALFA" (já nas bancas). Há 80 anos, nascia o Universo Marvel. Daqui a 80 anos, ele vai morrer? O futuro está em perigo! Algo está acontecendo em 2099, em Nueva York (!) e que vai abalar o futuro oficial da Marvel. Esta edição trás, também: O "4F", o "Justiceiro", e (PASMEM) o "CONAN" em suas versões 2099, rs. Material publicado originalmente em: "2099 Alpha", "Fantastic Four 2099", "Conan 2099" e "Punisher 2099" (capa-cartão, 136 pág, R$ 22,90 - Essa eu arrisquei, mas ainda não li). Em tempo, a Panini já anuncia pra este mês o Vol. 2, que trará: "Aranha", "Venom", "Motóca", e "Destino" (em breve mais detalhes aqui no "Submundo")! Até+
Créditos:) Leo Radd: http://submundo-hq.blogspot.com/2020/09/2099-o-futuro-mais-que-sombrio-da-marvel.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário