domingo, 11 de abril de 2021

Arquivos Turma da Mônica N°934 - Chico Bento: HQ "O que é ser rico?"

Em abril de 1991, há exatos 30 anos, foi lançada a história "O que é ser rico?" em que o Chico Bento recebe a visita do primo Lupércio, que pensava que seu primo e seus tios eram ricos. Com 8 páginas, foi história de abertura de 'Chico Bento Nº 110' (Ed. Globo, 1991).

Capa de 'Chico Bento Nº 110' (Ed. Globo, 1991)


Nela, Chico Bento recebe a visita do seu primo Lupércio. Eles avistam a roça, Chico comenta que o sitiozinho do pai vai até aquelas árvores lá longe e Lupércio diz que não é sitiozinho e, sim, terra que não acaba mais. Lupércio diz que não sabia que o tio era rico e não vê hora da turma da cidade saber que o tio dele é fazendeiro e Chico estranha o primo achar que eles são ricos e quer saber qual tio era rico.

Chico mostra a casa humilde e Lupércio acha que é onde os peões dormem. Ao saber que era a casa dos Bento, acha que era um disfarce para não chamar atenção. Seu Bento diz que vai trabalhar e Lupércio quer ir junto. Dona Cotinha sugere para Lupércio não ir junto porque deve estar cansado da viagem e Seu Bento comenta que é para ele comer e descansar. Dona Cotinha vai buscar leite da vaca e Lupércio pergunta ao Chico sobre os empregados. Como Chico diz que não tem nenhum, Lupércio comenta que não admira serem ricos já que não gastam nem com conforto.

Depois, os primos saem com Lupércio contando que nunca tomou leite tão gostoso e pergunta ao Chico quantas cabeças de gado ele tem. Chico responde que só tem uma vaca, mas é inteira e não só a cabeça. Em seguida, Chico convida Lupércio para nadar. O primo pensa que era em uma piscina, mas era no ribeirão. Lupércio pensa que é artificial e quando Chico diz que é natural, Lupércio diz que deve sair caro fazer um ribeirão natural  Chico diz que foi Deus quem fez.

Eles vão até onde o Seu Bento está trabalhando e o veem carpinando terreno para plantar legume. Lupércio estranha ser sozinho e Chico diz que o ajuda de vez em quando. Lupércio pergunta se eles têm 2 máquinas agrícolas e Chico responde só tem enxada. Lupércio se decepciona, não acredita que eles são pobres, não tem nem televisão, geladeira, fogão a gás e automóvel e resolve ir embora porque não dava para ficar lá.

Lupércio volta para a casa na cidade, abre a porta e mãe se assusta com ele entrando e não ter trancado  a porta. Ela fecha, com várias fechaduras e comenta que Lupércio ia chegar só segunda-feira, mas ele diz que lá estava muito chato. Lupércio tosse e a mãe fecha a janela porque o ar estava muito poluído.  Ele toma um leite muito aguado e em seguida o pai chega, conta que o médico disse que está com estresse e na volta o elevador quebrou e teve que subir 10 andares a pé e bateu o carro outra vez. No final, Lupércio liga a televisão e comenta com os leitores que ele tinha razão, o Tio Bento é rico só que ele não sabe.

História muito legal e com bonita mensagem de mostrar discussão o que é ser rico e ser pobre e mostrar a diferença de vida da roça e da cidade. O primo Lupércio pensou que o seu Tio Bento era rico por causa da terra grande e se decepciona que não era nada daquilo que imaginava, mas passa a reconhecer o valor da verdadeira riqueza quando vê que a vida na cidade não era nada agradável. Comparou a simplicidade na roça com leite fresco da vaca, lugar sem poluição, brincar à vontade fora de casa e ribeirão limpo com a cidade poluída, assalto, leite aguado, estresse e sem ter o que fazer a não ser ver televisão e descobriu que riqueza não é ter bens materiais, não adianta ter dinheiro e conforto e não ser feliz e viver com problemas.

Interessante ver o preconceito do Lupércio em relação aos pobres. No momento que achou o seu Tio Bento pobre, tratou logo de ir embora por não aceitar e querer um tio rico. O final quis deixar um ar para o leitor ficar pensativo e refletir no que foi tratado e perceber que a riqueza não são bens materiais, mas se quisessem prolongar, poderia até depois o Lupércio voltar à roça e pedir desculpas a família Bento. Como era revista quinzenal com 36 páginas, aí tinham que ser mais objetivos nas histórias. Ou seja, não tinham enrolação e tinham mais conteúdo.

Histórias do Chico sempre eram atentas à interesse da sociedade e de vez em quando a MSP gostava de abordar diferença de ricos e pobres com os personagens, tipo com um rico se esbanjado para o personagem pobre, até Cascão já teve histórias assim. Nessa teve absurdo dos pais deixarem Lupércio viajar sozinho e ele ainda voltar também sozinho de surpresa sem avisar os pais que estava voltando. Na época era comum isso de mostrar crianças viajando sozinha e ninguém ligava, hoje implicariam com isso. Preconceito com pobres em uma história também não seria bem vindo.  

Deu para ver que dessa vez o Chico teve um primo da cidade que não foi o Zeca. A intenção de terem criado um novo primo é que queriam um parente do Chico visitando a roça a primeira vez e ter preconceito com pobres. O Zeca já era conhecido e vivia indo na roça, então não se encaixaria nessa história. Aliás, não foi confirmado se Lupércio era primo do Chico por parte de pai ou de mãe, ma pelo contexto parece ser por parte de pai. E ainda conhecemos também um tio e uma tia da cidade do Chico Bento, no caso, os pais do Lupércio, pena não terem revelado nomes deles. Todos apareceram só nessa história. O Chico teve outros primos fora o Zeca e outros familiares que apareceram somente em uma história e vale a pena mostrar um dia os parentes do Chico Bento.

Os traços ficaram muito bonitos, só o quadrão da primeira página mostrando a roça já foi uma obra de arte. A partir dessa edição e das outras de abril de 1991 não teve mais papel oleoso nas revistas, nestas ainda com cores mais pasteis como de costume com papel assim, e aos poucos começou a transformação de cores das revistas para pior. Nas propagandas inseridas nas histórias, que eram bem frequentes na época, dessa vez foram nas laterais direitas,com anúncios do Grupo"Ama", uma escola de formação de músicos. Muito bom relembrar essa história há exatos 30 anos.
Créditos ;) Marcos Alves: https://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2021/04/chico-bento-hq-o-que-e-ser-rico.html

Nenhum comentário: