Mostro uma história do Horácio que envolve ambição de lucro, o que ajuda a vender mais. Foi publicada em 'Mônica Nº 83' (Ed. Globo, 1993).
Escrita por Mauricio de Sousa, um dinossauro sorridente pergunta ao Horácio se continua cultivando alfaces ridículas. Horácio diz que vive disso e é a sua alimentação básica. O Dinossaurinho diz que a nova onda são as flores. Horácio diz que não come flores e o Dinossaurinho responde que Horácio não tem ambição, se cultivasse flores ia lucrar muito mais que alface e com o dinheiro comprava quantas alfaces quisessem.
Horácio, com sua sabedoria, dá lição que se todo mundo cultivasse flores, de quem ele compraria alface e se sobrar alguém plantando alface, ele poderia cobrar o quanto quiser. Com isso, o Dinossaurinho muda de ideia e resolve ser sócio do Horácio na plantação de alface.
Nessa história, Mauricio quis mostrar mensagem de ambição, monopólio e empreendedorismo, de algum produto ficar na moda, todos querem vender e quem for esperto, que venda um produto alternativo em falta no mercado e poder cobrar o quanto quiser já que não terá concorrente de vendas. O Dinossauro Sorridente tinha ambição de plantar flores porque todo mundo vendia, mas viu que podia lucrar mais sendo sócio do Horácio que plantava alface e que ninguém vendia, podendo cobrar o quanto quiser. Antes, o Dinossaurinho até achava as alfaces ridículas, mas mudou de ideia ao ver melhor visão de negócio para lucrar mais.
Horácio, apesar de ser dinossauro, era característica dele de só comer alfaces, diferenciando de seus amigos dinossauros. Por isso ele plantava, apenas para consumo próprio, nem tinha intenção de montar negócio com plantação de alface. Já o Dinossaurinho só queria visar o lucro, seja como for. Apareceu só nesse tabloide, como de costume de personagens secundários. Mauricio elaborava muito bem as histórias do Horácio, sempre tinha uma pegada filosófica, nem que seja nas entrelinhas. Histórias do Horácio eram páginas semanais dos jornais e que depois eram republicadas nos gibis em 1 página mesmo ou em 2 páginas com desenhos ampliados. Traços ficaram muito bem caprichados. A seguir, mostro a história completa:
Nenhum comentário:
Postar um comentário