segunda-feira, 26 de setembro de 2022

Arquivos Turma da Mônica N°1.081 - Almanaque de Histórias Curtas Turma da Mônica Nº 1 - Panini

A MSP lançou o "Almanaque de Histórias Curtas Turma da Mônica" em agosto de 2022. Comprei es edição e mostro uma resenha de como está.

Sempre tiveram interesses de criarem edições com histórias curtas. O primeiro foi 'Coleção Uma Página, Uma História', almanaques bimestrais de 84 páginas, em 3 edições na Editora Globo em 2006, reunindo só republicações de histórias com uma página. Foi cancelado apenas por causa da mudança de editoras no final do ano.

'Coleção Uma Página, Uma História Nº 1' (Ed. Globo, 2006)
Quando mudaram para a Editora Panini em 2007, lançaram os títulos 'Almanaque de Historinhas de Uma Página', 'Almanaque de Historinhas de Duas Páginas' e 'Almanaque de Historinhas de Três Páginas', cada um só com histórias de uma, duas ou três páginas, respectivamente. Cada um, a princípio, era semestral com 84 páginas e depois se tornaram anuais, se revezando nas bancas. Todos foram cancelados em 2014, nas edições "Nº 9" cada um, quando resolveram dar uma diminuída de títulos em circulação. Associado a esses, ainda tinha o título "Almanaque Historinhas Sem Palavras" com histórias mudas, sem textos, a partir de 2009, com 84 páginas e foram semestrais nas 2 primeiras edições e depois se tornaram anuais, título também cancelado em 2014 no "Nº 7". Os 4 títulos se revezavam nas bancas e então a cada 3 meses tinha um título desses nas bancas nos últimos anos.

Capas 'Almanaques Historinhas Uma, Duas, Três Páginas e Sem Palavras Nº 1' - Panini

Até que agora em agosto de 2022, a MSP resolve lançar um título semelhante, 'Almanaque de Histórias Curtas Turma da Mônica', com clara concorrência ao título "Histórias Curtas" da Disney, só que como republicações enquanto na Disney são histórias inéditas no Brasil. Esse título tem foco para crianças em idade de alfabetização com leitura de pouco texto e também para quem gosta de histórias curtas de miolo, sem serem desenvolvidas e querer fugir de enrolações.

'Almanaque de Histórias Curtas Turma da Mônica', então, chegou aqui dia 15 de agosto e tem a fusão desses 4 almanaques anteriores, com histórias de 1, 2 e 3 páginas e mudas, todas misturadas. Com formato canoa com grampos, sem lombada quadrada, como estão todas as mensais e almanaques da MSP desde 2021 e tem 84 páginas, contra 100 páginas dos almanaques principais, só que sem passatempos, ficando, assim mais barato, custando R$ 9,90 contra R$ 11,90 dos almanaques principais. 

Na capa não tem moldura, assim como foram os Almanaques de Historinhas de Uma, Duas e Três, Páginas e Sem Palavras anteriores da Panini, o que é muito bom por valorizar o desenho, todos os almanaques deviam ser assim sem moldura. Porém, podiam ter caprichado mais na ilustração da capa e também do logotipo, que podiam ser melhores.  Também não mostram mais preço, códigos de barras, QR Code nas capas, ficando tudo isso nas contracapas.

Contracapa da edição
 Abre com um frontispício, só que com a mesma ilustração da Mônica que colocaram no frontispício do 'Almanaque de Historinhas de Uma Página Nº 1' de 2007 mudando só uma parte do texto, adaptando trechos que foram característicos ao de Uma Página. Acho que não custava criar uma ilustração nova e texto diferente, seria bem melhor.

Comparação dos Frontispícios dos almanaques 'Historinhas de Uma Página Nº 1' (2007) e 'Histórias Curtas Nº 1' (2022)

Sobre o conteúdo, simplesmente colocaram as mesmas histórias das "Nº 1" de seus respectivos títulos anteriores dos Almanaques de Historinhas de Uma, Duas e Três Páginas de 2007 anteriores. Tipo, histórias de 1 página desse de "Histórias Curtas", foram tiradas de "Historinhas de Uma Página Nº 1" de 2007, e por aí vai. As histórias mudas também foram tiradas desses de Uma, Duas e Três Páginas "Nº 1" antigos e não teve história muda do "Almanaque Sem Palavras Nº 1" de 2009. Acho que tinham que colocar histórias que nunca foram republicadas e não repeteco e muito menos de próprias edições "Nº 1". 

Foram 36 histórias no total, sendo dessas, 12 foram de 1 página, 12 foram de 2 páginas, e 12 foram de 3 páginas já republicadas nos respectivos almanaques "Nº 1" da Panini. Todas misturadas e não uma ordem sequencial da primeira história ser de 1 página, a segunda, com 2 páginas e a terceira, com 3 páginas, Foram histórias da Globo entre 1987 a 2002, sendo maioria dos anos 2000.  Abre com a história "Cebolinha vs. Mônica", de 2 páginas, em que o Cebolinha corre atrás da Mônica e todos pensam que ele tinha a derrotado.

HQ "Cebolinha Vs. Mônica"

Histórias foram maioria com a Turma da Mônica, os 4 principais Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali, bastante também  do Chico Bento e tiveram algumas dos secundários Turma do Penadinho, Piteco e Horácio. São histórias bem simples de miolos, leituras rápidas, poucas tiveram situações incorretas, procuraram mais histórias normais com características principais dos personagens. As que foram mais incorretas em seus respectivos almanaques "Nº 1" de 2007, não re-republicaram nesse.

História de 1 página da Mônica

Encerramento foi história "Vai pegar, Floquinho!" de 3 páginas, com Cebolinha estranhando cada vez que sumia o graveto depois que ele jogava para o Floquinho pegar.

Trecho da HQ "Vai pegar, Floquinho!"

Sobre as alterações que têm em todos os almanaques, tiveram algumas. Todas como casos que ainda aceitavam em 2007 nos primeiros gibis da Panini e hoje não aceitam mais. Na história "Posso ajudar?", de 3 páginas, em que os meninos querem ajudar seus pais a lavar carro, na parte que o Titi estava andando de bicicleta, colocaram capacete e joelheiras nele onde não tinha na revista original. Isso porque agora os personagens andam obrigatoriamente com acessórios quando andam de bicicleta para eles não se machucarem quando caírem. Lei de segurança ao andar de veículos chegou aos gibis, costumam mudar também colocando contos de seguranças quando dirigem carros quando não tinha nos gibis originais

Esse mesmo caso aconteceu na história "O banco", de 3 páginas, em que várias pessoas sentam no banco onde Cebolinha estava sentado. Na parte do menino usando boné, colocaram capacete no lugar para ele ter segurança e não se machucar se cair do skate. Afinal , criança não pode se machucar ao andar de skate ou bicicleta, nem na vida real nem nos quadrinhos.

Em "Tapete voador", de 3 páginas, em que um árabe tenta vender um tapete voador para o Cascão, na parte que ele tenta voar com o tapete, mudaram a fala de "louco" para "doido". Não entendi motivo dessa alteração, doido, louco, maluco, são tudo sinônimos, não vejo justificativa para censurarem "louco".

Na história de 1 página da Mônica que ela estranha os meninos sentados em um banco e o outro vazio, mudaram parte que ela os chama de malandrões na original e mudaram para "Estão tramando".  Pelo visto para evitar excesso de xingamentos, ofensas, acham ofensivo chamar os outros de malandros, outra palavra proibida nos gibis atuais, então.

Na história de 1 página em que o Cebolinha pinta a Mônica em um quadro, alteraram o final. na revista original, Mônica bate e quebra o quadro na cabeça dele, ficando agarrado no pescoço e agora na republicação, mudaram o final, tirando o quadro entalado nele e tirando as estrelinhas para poder amenizar violência e as dores. Dessa vez até deixaram o Cebolinha surrado e com olhos roxos, mas tirando estrelinhas e tirando o quadro fizeram amenizar a violência. Não pode ter mais agressões violentas nos gibis para não traumatizar as crianças, aí fazem esses tipos de alterações.

Ainda nessa questão de violência, a história "Já pensou?", de 2 páginas,  em que o Cebolinha sonha que é dono da rua e que o Cascão tomou banho, mudaram a parte que ele bate na Mônica, tirando as estrelinhas de dor para amenizar as dores dela. Já a cena seguinte de ele desenhar Mônica no muro com cartaz, já era assim na original, visto que cartaz nos muros em vez de rabiscar direto começaram a fazer isso nos gibis a partir de 1997 e essa história é do início dos anos 2000.

No expediente final não teve tirinha, nem re-republicando alguma tirinha dos almanaques "Nº 1" de 2007. Foi apenas a ilustração da Mônica igual a do frontispício, assim como também fizeram no recente 'Almanaque da Tina Nº 1'.

Créditos finais da edição
Então, a edição vale mais para crianças que estão começando a ler e a colecionar gibis que não tenham edições de séries anteriores dos almanaques da Panini. Quem já tem os três almanaques "Nº 1" da primeira série da Panini já tem essas histórias. Ficou praticamente reedições daquelas edições, como uma preguiça de pesquisar histórias nunca republicadas, feito às pressas para ter gibis nas bancas logo. Tendência é seguirem esse estilo nos próximos números. A quem se interessar, ainda dá para encontrar essa edição "Nº 1" nas bancas agora em setembro de 2022. 

Tem previsão de relançarem também 'Almanaque de Histórias Sem Palavras' e 'Saiba Mais' em setembro de 2022 e 'Paródias da Turma da Mônica' (uma 'Clássicos do Cinema' com outro nome), em novembro de 2022, que, provavelmente, devem ser reedições das séries antigas como foram nesse almanaque de Histórias Curtas e o da Tina. Vamos aguardar. 

Créditos ;) Marcos Alves: https://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2022/09/almanaque-de-historias-curtas-turma-da-monica-panini.html 

Nenhum comentário: