sexta-feira, 30 de setembro de 2022

Arquivos Turma da Mônica N°1.084 - HQ "Mônica e a Primavera"

Capa de 'Mônica Nº 149' (Ed. Abril, 1982)

Dia 22 de setembro marca o início da Primavera e em homenagem mostro uma história de exatos 40 anos em que a Mônica precisa convencer o Inverno a ir embora para dar lugar para a Primavera. Com 8 páginas, foi história de abertura de 'Mônica Nº 149' (Ed. Abril, 1982).

Mônica deseja colher flores e nota que elas sumiram, só se vê capim barba-de-bode até onde a vista alcança e nada das flores de campo, margaridas, azaleias, etc, e se pergunta onde estão as flores do mundo. Uma abelha interrompe, falando que se descobrir, para avisar para ela.

Mônica pergunta que se não são as abelhas que espalham os pólens entre as flores e por causa desses pólens que nascem as flores e frutos, cadê eles. A abelha diz que não sabe, está com asinhas doendo de tanto procurar e Mônica diz que é o dia da chegada da Primavera, dia 23 de setembro, e nunca viu uma estação se atrasar para chegar.

A abelha diz que deve ser porque é única estação com nome feminino. Mônica não acha graça e acha que é uma estação com nome masculino culpada disso, sente um arzinho gelado vindo e flagra o Inverno escondido atrás de uma árvore.

Mônica vai lá e pergunta ao Inverno por que está encasacado e ainda está por lá. Ele fala que está muito resfriado, é a primeira vez que ele fica resfriado desde que criaram as quatro estações. Mônica pergunta como foi acontecer, já que ele sempre veio com frio e neve. 

O Inverno responde que quase não teve frio no ano, deu até praia, tudo por culpa da poluição. Diz que chegou no dia 21 de junho para espalhar muito frio, mas por causa da poeira, dos gases, as fumaças das fábricas não deixaram, as nuvens de poluição deixaram a Terra uma estufa e ele não resistiu em ir para a praia, tomou banho de Sol, aproveitou o veranico e quando bateu frente fria de final de temporada, o pegou desprevenido de calção na praia. Agora ele não quer ir embora, quer esperar o irmão Verão e pede ao Sol esquentar o corpinho dele, que nunca tinha conhecido de perto.

Mônica pergunta como que fica ela, as abelhas e as flores. Se ele não for embora, a primavera não chega com as flores que ela tem que colher e as abelhas tem que visitar e sem primavera, também não chega o Verão, nem o Outono depois e tudo vira bagunça e então ela ordena que o Inverno curta a gripe em outro lugar. Ele fica triste, mas concorda ir, e a Mônica diz que vai pedir ao Outono deixar um Solzinho para ele no ano que vem.

O Inverno vai embora, Mônica se despede recomendando ele tomar um chazinho quente e o Inverno pede para a Mônica avisar ao pessoal sobre a poluição, mandar abraço para a irmã dele, e pede desculpas por ter se atrasado ir. A medida que ele vai embora, o campo começa a aparecer flores e no final, aparece a Primavera, que agradece a Mônica por ter ajudado a chegar e lhe dá uma flor de agradecimento, com o cenário todo florido. 

História legal com a Mônica precisando impedir o Inverno ficar na Terra após seu período por ele ter gostado de curtir calor e praia no seu período, tudo por causa da poluição que estava bloqueando passagem de frente fria. Mônica conseguiu convencê-lo a ir embora, alegando que sem ele ir, a Primavera e nem outras estações poderiam chegar, virando bagunça no clima. 

Foi bom ver a personificação das estações, mostrar que todas são irmãs uma da outra, com direito do Inverno ficar resfriado, sua voz nasal, inclusive, foi para demonstrar que está resfriado e com nariz entupido, e a Mônica ser amiga de todas as estações e até conversar com abelha. Absurdos que não precisavam dar explicações de como ela era amiga das estações e conversava com abelha, aconteceu e pronto, típico dos gibis antigos para soltar a imaginação. Também ficou na imaginação de onde ficam as estações quando elas vão embora para dar vez a outra estação.  

A grande mensagem da história foi mostrar que poluição afeta e desequilibra o clima da Terra, quanto mais agentes poluidores, maior efeito estufa, provocando aquecimento na Terra, por isso ter invernos bem mais quentes que o normal e até ter frio no verão. Aí ficou o alerta de preservação da natureza, pessoas e governantes precisarem se preocupar em combater poluição para não ter superaquecimento do planeta. E ainda deu para aprender relacade abelhas com flores. Tudo mostrado de forma simples e divertida, sem deixar didático. A história em si não é incorreta, só a parte da abelha fazer piada com mulheres se atrasarem que poderiam tirar por ter lado machista.

Tudo indica ser história do Mauricio de Sousa, que gostava de mostrar filosofia, problemas sociais e assuntos para leitor refletir nas suas histórias da Editora Abril, alémdo estilo de enquadramento. O dia exato da chegada de estação varia a cada ano, no caso da Primavera pode ser entre dias 21 a 23 de setembro,  por isso na história a Mônica falou que em 1982 a Primavera chegou dia 23. Teve cena com abelha falando de boca fechada, erro bem comum na época.

Traços ficaram muito bonitos, principalmente ver a Mônica vestida de jardineira, diferente do seu vestido tradicional, apesar de preservado o vermelho. Nas propagandas inseridas na história, dessa vez foram nas laterais direitas em várias páginas do lápis "Labra", sempre presente nos gibis da Editora Abril.

Essa revista 'Mônica Nº 149' completa 40 anos agora em setembro de 2022, marcou a nova fase da revista com lombada quadrada e com 84 páginas e junto com estreias de várias seções. Capa até teve alusão ao tema da história de abertura juntando com informações das novidades da nova fase da revista. Com a mudança, o número de páginas com histórias continuou praticamente o mesmo de antes com 68 páginas, e para suprir essas páginas a mais, colocaram 2 páginas de seções de correspondências "Vamos bater um papo?" e Passatempos (antes era uma página de cada), além da estreia das seções "Horóscopo da Mônica", "É fácil desenhar", de como aprender a desenhar os personagens, e artigo "O Mundo Encantado dos Animais". Foram seções bem criativas e inovadoras que ajudaram a incrementar a revista sem precisar criar histórias novas no lugar e conseguiram dar conta do recado. Cheguei a falar sobre as seções das revistas da Editora Abril AQUI. Assim, foi mais uma novidade da MSP em 1982, junto com os lançamentos das revistas do Cascão e do Chico Bento, só Cebolinha que não teve novidade no formato da revista, mas que foi lembrado no final do ano com comemoração de história especial em 'Cebolinha Nº 120', em homenagem antecipada de 10 anos da sua revista, que seria em janeiro de 1983.

Essa história "Mônica e a Primavera" foi republicada depois em 'Almanaque da Mônica Nº 14' (Ed. Globo, 1989). Termino postagem mostrando a capa desse almanaque.

Capa de 'Almanaque da Mônica Nº 14' (Ed. Globo, 1989) 

Créditos ;) Marcos Alves: https://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2022/09/hq-monica-e-a-primavera.html 

Nenhum comentário: