Com o Blog abriu espaço para mostrar trajetória clássica do universo da Turma da Mônica e deu muito certo por despertar nostalgia das fases de ouro da turminha. Comentários de histórias clássicas são o "carro-chefe do Blog, mas quem acessa pode ver também matérias informativas, propagandas clássicas, relembrar capas marcantes, personagens esquecidos e tantas coisas legais em 1137 postagens contando com esta. Não sabia que ia durar tanto tempo e que faria tanto sucesso, agradeço a todos que visualizam e comentam.
Para comemorar, mostro o "Top 5" com as postagens mais comentadas de todos os tempos, que até não chegaram a ser as mais acessadas, mas tiveram bastantes comentários e repercussões e mais visualizações além do normal, bom que aí faz uma retrospectiva para relembrarmos algumas postagens marcantes e que deram o que falar aqui no Blog nos últimos 10 anos. Esse ranking é válido com as 1136 postagens anteriores a essa criadas até aqui e em relação a data de hoje.
5º LUGAR: Os primórdios do politicamente correto (Parte 1)
Postagem criada em 2013, com 92 comentários até hoje. Nela, foram mostradas situações que começaram a colocar o politicamente correto nas revistas e então começando, timidamente, a ter mudanças nas histórias. Procurei colocar primeira vez ou uma das primeiras vezes que apareceram as tais mudanças. Os casos que mostrei foram quando deixaram Cebolinha falando certo em pensamentos de forma fixa já que antigamente ele trocava "R" pelo "L" até nos pensamentos, banimento de armas de fogo, inclusive Nhô Lau deixar de dar tiros de sal no Chico Bento que roubavam as goiabas dele, os meninos do Bairro do Limoeiro passando a xingar e fazer caricaturas da Mônica em cartazes em vez de direto nos muros e o Cascão lavando as mãos em uma capa de revista. Todas as mudanças ocorridas entre 1997 e 1998, que como eram isoladas não prestavam muita atenção, mas que foram o pontapé para se preocuparem com coisas incorretas a partir dos anos 2000, aumentando a paranoia cada ano.
O público do Blog gostou e achou bem interessante a postagem de descobrir essa ideia de quando começaram com isso de politicamente correto porque antes era tudo liberado, roteiristas tinham total liberdade de criação e ficou entendido que o politicamente correto foi feito aos poucos, até hoje a cada ano tem alguma coisa nova que começam a implicar.
Foram bastante comentários criticando essas mudanças, principalmente em relação a fazerem questão de Cascão lavar mão em uma capa de revista. Com o sucesso dessa postagem e atendendo a pedidos, depois ainda fiz em 2018 uma segunda parte dos primórdios do politicamente correto, que também foi muito comentada, só não a ponto a alcançar o "Top 5" de mais comentadas. Esse tipo de postagens dá para ter muitas outras partes porque tem vários outros casos do politicamente correto que dão para serem falados, e vai ter outras partes aqui.
Postagem na íntegra aqui: Os primórdios do politicamente correto (Parte 1)
4º LUGAR: Uma homenagem a Rosana Munhoz
Postagem criada em 2016, com 95 comentários até hoje. No dia que completou 20 anos da morte da roteirista e desenhista Rosana Munhoz, postei homenagem mostrando a trajetória dela na MSP, os estilos de histórias desenhadas e escritas por ela, a história póstuma com Chico Bento que fizeram a homenageando e ainda mostrei algumas histórias em que ela virou personagem em quadrinhos, já que eles gostavam de retratar os roteiristas, funcionários e bastidores da MSP nas histórias.
Bem emocionante ver as histórias dela, vê-la retratada nos quadrinhos e a história do Chico Bento publicada em 'Mônica 113 (Ed. Globo, 1996) que ela virou mais uma estrela no céu e brilhava ainda mais quando via os personagens da turminha. Mesmo após sua partida, tiveram histórias roteirizadas por ela com frequência entre 1996 a 1999 e depois disso algumas vezes colocaram algumas grandes arquivadas que não se encaixariam em revistas quinzenais de 36 páginas ou que não precisariam publicar imediatamente enquanto estava viva.
Foi bastante comentada essa postagem, muita gente lamentou a morte dela, a elogiaram e acharam linda a homenagem, se perguntando como seria a MSP se ela estivesse viva hoje. De fato, foi merecida a homenagem, já que ela foi uma das melhores que se passou na MSP. Uma grande perda, uma pena falecer muito nova e iria brilhar ainda mais por ter um talento incrível e coincidentemente depois da sua partida, a MSP começou a não ser mais a mesma, ter declínio de histórias, até também por coincidir com o início do politicamente correto.
Postagem na íntegra aqui: Uma homenagem a Rosana Munhoz
3º LUGAR: Cebolinha: HQ "Duelo em quadrinhos"
Postagem criada em 2021, com 95 comentários. História mostra Cebolinha e Cascão criando história em quadrinhos de super-heróis e disputam qual o herói é o melhor. Como Cebolinha não deixou Cascão brincar com ele, Cascão faz o seu personagem também e cada um quer a vantagem para o seu herói e acabam provocando um ao outro, chegando a colocar um e outro como vilões dos seus heróis, resultando em briga. Só sossegam com Mônica batendo neles depois de a terem xingado e resolvem fazer histórias infantis calmas para não ter briga e se convencendo que a Mônica é a mais poderosa do universo.
Criada na intenção da coluna de homenagem de histórias que completam exatos 30 anos pra ver o que acontecia na MSP há 30 anos. No caso, postagem foi de novembro de 2021 pra homenagear história de novembro de 1991. Contei a história e mostrei curiosidades, partes incorretas e que virou desenho animado depois.
Essa empatou com número de comentários da postagem da Rosana, sendo que deixei a do Cebolinha como terceiro lugar porque levou menos de 2 anos para ter 95 comentários enquanto o da Rosana levou 7 anos. Curiosamente, assim que criei, disparou no número de acessos e até hoje continua bem visualizada mais que o normal.
Sinal que é uma história muito querida pelos fãs, uma das melhores do Cebolinha de todos os tempos, assim então sempre estão a procurando nas buscas na Internet. Aliás, as postagens de histórias que completam exatos 30 anos no geral também são muito mais visualizadas que o normal em relação a histórias de anos anteriores ou posteriores, público gosta muito de ver histórias de 30 anos atrás, e juntando os altos comentários, ajudaram também essa postagem em visualizações maiores.
Postagem na íntegra aqui: Cebolinha: HQ "Duelo em quadrinhos"
2º LUGAR: Cascão: HQ "O Pregador"
Postagem criada em 2021, com 98 comentários. Na trama, o Cascão fica impressionado com o filme do Pregador que tinha visto e pensava que era verdade que ia atacar. Como a turma zomba dele, ele faz um plano infalível para dar uma lição na turma, após se sujar com a lama, mas não conta que dentro de casa ele ficava visível, acabando se dando mal, pendurado no varal, o que lhe dava mais arrepio. Mostrei a história, curiosidades e que foi inspirada no filme "O Predador".
Também criada para coluna de homenagem de histórias que completam exatos 30 anos, postagem foi de novembro de 2021 para comentar essa história de novembro de 1991, reforçando que histórias de 30 anos têm grande repercussão e maior que o normal. Assim como a do Cebolinha "Duelo em quadrinhos", essa também teve bastantes visualizações assim que foi criada embora em uma proporção menor do que do Cebolinha.
De fato, uma história muito engraçada, de rachar de rir, e que os fãs consideram uma das melhores histórias do Cascão de todos os tempos, bem merecido esse posto de segundo lugar mais comentada. A referência ao filme "O predador" também pode influenciar nas buscas na Internet, assim como ser história de exatos 30 anos até então e os altos comentários, ajudaram também em visualizações maiores.
Postagem na íntegra aqui: Cascão: HQ "O Pregador"
1º LUGAR: Mudanças nos traços do Pelezinho, Jeremias e Dona Morte
Postagem criada em 2013 com 120 comentários. Na postagem, que também envolve politicamente correto, mostrei as mudanças que a MSP fez nos personagens da Turma do Pelezinho, no Jeremias e na Dona Morte na época. Com o Pelezinho, eles passaram a tirar círculo rosa da boca que representavam lábios e colocando nariz dele em republicações do título "As Melhores Histórias do Pelezinho".
A ordem era tirar aqueles círculos rosa que povo do politicamente correto achava que os negros tinham cara de palhaços, achava que era preconceito e zombando com os negros, só que o problema eram alterações em histórias dos anos 1980, ficou uma coisa horrorosa a mudança, avacalhação e descaracterização total, causando muita revolta dos fãs.
Turma do Pelezinho em sua versão clássica e consagrada |
Por causa disso, também haviam mudado na época os traços do Jeremias em histórias novas o deixando sem lábios, não queriam que os negros tivessem lábios carnudos nas revistas achando preconceito. Com a evolução dele, percebe que ficou bem pior sem lábios, muito diferente do que estamos acostumados. Um pouco melhor em relação a Pelezinho por se tratar de histórias novas, porém eles estavam alterando também histórias em almanaques em que ele aparecia com círculo rosa na boca ou com lábios em almanaques, assim como fizeram com Pelezinho.
Jeremias: evolução |
E quanto a Dona Morte, eles haviam colocado novos traços para dar um ar mais feminina, passando a colocar lábios e seios nela. Outra coisa horrorosa que fizeram e avacalhação. Talvez foi por experiência porque a Dona Morte tinha uns traços masculinos, nas suas histórias dos nos 1970 e 1980 era até dirigida como "ele" e só depois que acharam deixá-la com tratamento feminino, mas os traços seguiam antigos e ficavam a confusão e queriam atualizá-la que era feminina. Algo semelhante como a Dona cegonha, que passaram a chamar de "Zé Cegonha".
Nova Dona Morte: ridícula |
Quando fiz a postagem, tiveram vários comentários criticando essas mudanças nos personagens clássicos, principalmente a Dona Morte, que acharam revoltante, que ficou mais assustadora desse jeito novo, etc. Essa foi polêmica tanto para avaliar se era preconceito com negros ou não com lábios nas revistas quanto a Dona Morte e não a toa que tiveram 120 comentários essa postagem até hoje.
Depois disso e de tantas reclamações, a MSP voltou com a Dona Morte no estilo normal que estavam fazendo até então, Jeremias e outros negros que já existiam voltaram a ter lábios e deixaram negros sem lábios apenas os personagens novos que criaram depois, porém se apareciam com circulo rosa na boca nas antigas eles continuam alterando, pois isso continua inadmissível para eles, e quanto ao Pelezinho (que ainda chegaram consertar, colocando lábios nas republicações de histórias antigas e que também não deu certo já que eram alterações de desenhos originais), foi cancelado de vez e não voltou mais a ter revistass até hoje. Esse ranking até pode mudar daqui um tempo por estarem muito próximos os comentários, mas vai demorar a alcançarem essa postagem de ser mais comentada.
Postagem na íntegra aqui: Mudanças nos traços do Pelezinho, Jeremias e Dona Morte
Dona Morte: versões consagradas |
Como podem ver, postagens informativas costumam ter mais repercussão, principalmente as que envolvem politicamente correto e comparação do antigo com o novo, assim como as postagens de histórias comentadas também bastante curtidas pelos leitores do Blog. Todas essas mais comentadas por vocês são muito boas, representam bem a trajetória do Blog e que gostei muito de fazer e foi muito bom relembrá-las. Lembrando que essas postagens não são as mais acessadas de todos os tempos, já que basicamente continuam as mesmas quando fiz o "Top 5" das mais acessadas há 5 anos, porém essas são bastante visualizadas até hoje, mais que o normal. Agradeço quem acessa e comenta no Blog e em breve tem mais "Top 5" aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário