quinta-feira, 21 de março de 2024

Arquivos Turma da Mônica N°1.242 - Mônica: HQ "Palhaço de festa"

Capa de 'Mônica Nº 87' (Ed. Globo, 1994)

Dia 21 de março é o aniversário da Mônica nos gibis e em homenagem posto a história "Palhaço de festa", lançada em março de 1994, há exatos 30 anos, em que os pais da Mônica tiveram dificuldade de contratar um palhaço para a festa da filha e Cebolinha e Cascão foram o palhaço para ridicularizar a Mônica. Com 20 páginas, foi publicada em 'Mônica Nº 87' (Ed. Globo, 1994).

Dona Luísa confere com a Mônica a lista de coisas para a festa de aniversário da filha, que inclui que quer um palhaço, diz que agora se usa muito e festa sem palhaço não tem graça, nas festas dos amigos e teve e pergunta se pode ter um palhaço na festa e a mãe responde que vai ver.

Dona Luísa avisa ao Seu Sousa que a Mônica quer um palhaço na festa, ele pensa que é de brinquedo e que mais barato que boneca e Dona Luísa diz que é um de verdade para animar a festa e Seu Sousa faz uns telefonemas para ver quanto cobra um palhaço e ver se dá no orçamento deles, acha que não é muito, é só lambuzar a cara e contar piadas.

Seu Sousa se espanta, diz que vai largar o emprego para virar palhaço porque cobram um absurdo por hora de serviço e está fora de questão ter palhaço na festa. Mônica aparece, diz que todos os amigos vão para a festa e ela falou para todo mundo que vai ter palhaço. Dona Luísa desiste de contar para a filha, não podem dar esse furo e desapontá-la.

Seu Sousa tem solução de ele mesmo ser o palhaço, se fantasia e Dona Luísa se assusta e depois até aceita que ele usou chapéu de praia e pinturas dela para ficar ridículo, mas reclama que usou a gravata que ela deu no aniversário. Seu Sousa faz umas piadas sem graça e Dona Luísa chora, a filha vai ter uma festa horrível. Seu Sousa pergunta se foi mal e ela responde se fosse palhaço profissional, passariam fome.

Seu Sousa grita onde vai achar um palhaço para a festinha da Mônica. Cebolinha ouve e diz que conhece um palhaço que cobra nada. Seu Sousa se anima e manda trazê-lo no dia da festa. Dona Luísa diz que o Cebolinha é só uma criança e Seu Sousa acha que nada melhor que uma criança para julgar um palhaço e é para confiar nele e Dona Luísa lembra que o marido falou a mesma coisa quando pegou a estrada errada para Pindamonhangaba e ficaram perdidos por 6 horas.

Depois, Cebolinha quer que Cascão participe do plano infalível de serem o palhaço da festa da Mônica para tirarem sarro dela, Cascão seria a parte de baixo. Cascão não aceita e diz que ele já é um palhaço completo. Cebolinha ameaça contar para todo mundo que Cascão não toma banho e como não deu certo, propõe dar a figurinha que falta no álbum do Cascão e ele topa.

Na manhã do dia da festa, Mônica está louca para ver o palhaço e a mãe diz que ainda está cedo. Na hora da festa, todos os convidados chegaram, menos Cebolinha e Cascão, e Suzaninha fala que não viu o palhaço e pergunta se ele vem e Mônica diz que vai ser mais engraçado que o da festa dela e acha a Suzaninha uma enxerida. Dona Luísa cobra do Seu Sousa que era 7 horas da noite e nada do palhaço, ele diz que o Cebolinha garantiu que virá e Dona Luísa lembra que ele é só um garotinho de 6 anos.

Em seguida, Cebolinha e Cascão chegam, Cascão reclama que é difícil segurar o peso do amigo e que isso vale mais que uma figurinha. Suzaninha cobra se o palhaço vem ou só ano que vem, toca a campainha e Cebolinha abre a porta se apresentando como palhaço Abobrinha, imprensando a Mônica na parede. Seu Sousa avisa a esposa que o palhaço chegou e ela não estava mais lá.

Cebolinha acha as crianças bonitas e pergunta pela aniversariante. Mônica aparece surrada pela porta e ele diz que sempre tem que ter uma criança feia e todos riem. Depois, faz piada do que a elefantona dentuça perguntou para o mosquito, mandando perguntar para a Mônica, que está ali em pessoa. Em seguida, chama o Xaveco, tira uma moeda da orelha dele, que diz que nunca mais vai lavar os ouvidos. Com a Mônica, ele diz que tem uma coisa na boca dela, que pensa que era moeda e ele diz que são os dentões enormes e Suzaninha fala que o palhaço Abobrinha é o mais engraçado que já viu.

Cebolinha manda todos cantarem parabéns com todo verso que ele cantar, todos respondem "Dentuça". Mônica sai da sala desanimada e pergunta para o pai onde arranjaram aquele palhaço. Seu Sousa diz que foi o Cebolinha que arrumou. Mônica lembra que ele não foi para a festa e que o palhaço fala errado. Mônica volta para desarrumar o palhaço e bate neles, confirmando que era Cebolinha e Cascão.

Os convidados acham engraçado, Suzaninha diz que sabia que a Mônica nunca poderia ter um palhaço, que isso só para quem pode e não para qualquer bobinha, deixando Mônica irritada. Até que surge o  palhaço Barriguinha, que faz brincadeiras, conta piadas e a criançada adora. No final da festa, os convidados elogiam, Suzaninha diz que não riu do palhaço, só estava com câimbra na boca.

Depois de todos terem ido embora, Seu Sousa se depara com o palhaço Barriguinha, acha que era para cobrar o pagamento e ele diz que faz de graça. Seu Sousa diz que é o melhor palhaço que já viu e ele lhe dá um beijo na bochecha e se revela que é a Dona Luísa. Diz que viu o outro palhaço seria um desastre e tratou de improvisar uma fantasia e surpreender todos. Então Seu Sousa tem ideia de, com o tino comercial dele e o talento dela, fazer com que a Dona Luísa seja palhaça de festas e ganharem grana extra, fazendo até placa para tratar com eles.

História engraçada cheia de reviravoltas em que a Mônica queria um palhaço na sua festa de aniversário e como os pais não arranjaram, Cebolinha e Cascão se fazem de palhaço como plano infalível para ridicularizar a Mônica em pleno aniversário. A farsa é descoberta, os meninos apanham e a mãe da Mônica se fantasia de palhaço para salvar a festa.

Seu Sousa tinha que mandar o palhaço vir antes da festa para conhecê-lo, aí não aoconteceria isso. Mônica foi burra de não desconfiar do palhaço de cara ao vê-lo trocando as letras que nem o Cebolinha, era bem óbvio, só isso já dava para saber. Ela não queria bater no palhaço por ser adulto, mas acho que se continuasse, mesmo sem saber que era o Cebolinha, não ia aguentar e ia bater nele.

Dessa vez quem estragou o plano foi o Seu Sousa, Cascão até se comportou bem como parte de baixo, se fosse para estragar plano, poderia falar alguma coisa para azucrinar a Mônica. Dona Luísa se saiu uma excelente palhaça, sem querer mostrou um talento, tudo por causa da felicidade da filha. Ficou final aberto se ela ia aceitar a proposta do Seu Sousa de ela ser palhaça profissional para ajudar no orçamento da casa.

Foi engraçado Seu Sousa achar um palhaço caro e querer ser um contando piadas,  até que eu ri com as piadas do Seu Sousa quando tentou ser o palhaço, mas não eram piadas dignas para crianças, Cebolinha avacalhar a Mônica diante de todo mundo, Seu Sousa pensar que um homem o beijou. Parece que em São Paulo era comum ter animações em festas infantis como palhaços, mágicos, etc, tiveram várias histórias de aniversário mostrando isso. Os personagens tinham idade de 6 anos na época, depois mudaram para 7 anos para irem para escola. 

Destaque também para a Suzaninha que azucrinou a Mônica a festa inteira cobrando se teria palhaço na festa, ainda achou o Abobrinha engraçado só porque avacalhou com a Mônica, ainda chamou Mônica de bobinha e marcou a frase de que "não riu, só estava com câimbra na boca!", só para não admitir que o palhaço da Dona Luísa foi engraçado. Suzaninha só apareceu nessa história, mas bem que dava para ser uma personagem fixa como rival da Mônica. 

Foi a primeira história com datas fixas de aniversário dos personagens, os outros viriam depois pela primeira vez em seus respectivos meses e a partir daí passou a ser obrigatório histórias de aniversário todos os anos em seus respectivos meses, continuando assim até hoje, 30 anos depois. No caso da Mônica, foi uma volta à tradição já que entre 1983 a 1985, pela Editora Abril, ela teve histórias de aniversários nos gibis de março de cada ano, aí deram tempo com isso e voltaram na Editora Globo em 1994 e com a surpresa depois com os outros personagens principais passarem também a ter datas fixas, não só a Mônica. As datas escolhidas foram através da Numerologia de acordo com personalidade dos personagens e não com a data exata de quando foram criados com primeira tirinha de jornais publicada.

É incorreta atualmente por Mônica ser ridicularizada na frente de todos, Mônica ter porta batida na cara, meninos aparecerem surrados e com olhos roxos, a palavra "louca" é proibida nos gibis atuais e curioso que com tantos convidados, só teve o Jeremias de criança negra na história e aparecendo em um quadrinho, na época esqueciam de desenhar negros com muitos personagens reunidos, hoje ficam mais atentos a isso.

Os traços ficaram muito bonitos, que davam gosto de ver. Tiveram alguns erros como erro de olhos dos personagens com Mônica com fundo do olho da cor de pele em vez de branco na página 6 do gibi, Cebolinha e Cascão com fundo de olhos brancos quando estavam com olhos fechados ou com pálpebras a mostra na página 10 do gibi, Dona Luísa sem batom na página 6 do gibi. Muito bom relembrar essa história há exatos 30 anos.

FELIZ ANIVERSÁRIO, MÔNICA!!! 

Créditos - Marcos Alves: https://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2024/03/monica-hq-palhaco-de-festa.html 

Nenhum comentário: