segunda-feira, 25 de março de 2024

Arquivos Turma da Mônica N°1.244 - Astronauta: HQ "Povo sem memória também tem história"

Capa de 'Cebolinha Nº 29' (Ed. Globo, 1989)

Mostro uma história em que o Astronauta teve que lidar com um falso Rei que tirou toda a memória da população de um planeta para que se tornem escravos dele. Com 10 páginas, foi publicada em 'Cebolinha Nº 29' (Ed. Globo, 1989).

Escrita por Rubens Kiyomura (Rubão), Astronauta se dirige ao planeta "Semlembrança", sabe que existe vida no local, mas estranha que tem milhões ou bilhões de pontos de interrogação lá e vai investigar. Astronauta encontra um habitante capinando, se apresenta que veio do Planeta Terra e que quer informações. O ET diz que vai ser impossível, ele não se lembra de nada, queria saber seu nome, ninguém do planeta sabe o nome dele e só sabe que tem que trabalhar com aquela enxada.

Depois, Astronauta encontra uma habitante procurando pelo pai do menino. Astronauta pergunta se lembra como ele é, a habitante responde que é pergunta difícil, que claro que não. Astronauta pergunta se ela é a mãe do menino e ela responde que pode ser que sim ou que não, só sabe que acompanha desde o dia terrível, que a partir daí não lembra de mais nada.

Astronauta vê que o povo todo era desmemoriado e vai ver o que está acontecendo. O Rei do planeta vê o Astronauta como alienígena intruso e chama os seus guardas, também desmemoriados, para capturá-los por ser uma ameaça, podendo levar ao caos, à desordem e à catástrofe. Ao chegarem, Astronauta luta com os guardas e os prendem. Astronauta quer saber quem manda e o que acontece lá e os guardas contam que recebem ordem do Grande Não-Sei-O-Quê e quanto ao resto, não sabem mais de nada.

O Rei vê pelo monitor, acha o Astronauta um perigo e vai cuidar do assunto pessoalmente. Usa seu novo desmemorizador para torná-lo mais um de seus escravos. Não consegue acertá-lo com os raios porque o Astronauta se movimenta pelo céu e em frente ao reino o tempo todo e no descuido consegue dar um tapa no Rei, indo parar longe.

Astronauta exige explicações. O Rei conta que foi primeiro-ministro do planeta, que sempre foi ambicioso, mas tinha o Rei Máximo no seu caminho que era muito adorado pelo povo. Ficava com raiva com todo aquele carinho e resolveu contratar cientistas com o dinheiro que roubou do Tesouro Real e eles criaram o raio desmemorizador, tirando a memória do Rei e de todo o povo, já que um povo sem memória é mais fácil governar, e inventa que eles devem obedecê-lo e respeitá-lo.

Os outros guardas tentam capturar o Astronauta, que chega na máquina e inverte a polarização, fazendo os guardas voltarem a ter memória. Lembram que ele era o primeiro-ministro e perguntam o que está fazendo com a coroa do Rei Máximo. Assim, prendem o vilão, recupera a memória do Rei Máximo e de todo o povo e volta a paz no planeta. No final, Astronauta sai de lá, de volta para casa e se pergunta que tem impressão de ter esquecido algo e o roteirista Rubão, fora da história, diz que ele esqueceu da piada final.

Uma aventura legal em que o Astronauta procura descobrir porque o povo do planeta Semlembrança não tinha memória. Descobre que foi o primeiro-ministro tirou a memória deles com uma invenção para se tornar rei e fazer o povo de escravo dele para ganhar muito dinheiro à custa deles. Felizmente, Astronauta consegue salvá-los e volta a ficar tudo bem no planeta, se não fosse Astronauta visitar o planeta, estariam sem memória até hoje.

Mostra um político corrupto, com inveja com o rei que era aclamado pelo povo e que era capaz de tudo para se dar bem, praticamente fez uma lavagem cerebral na população para que eles acreditem no que ele fala e se tornarem escravos, trabalhando para ele o tempo todo, se população não têm memória, não iam descobrir o golpe que ele fez. Nem o próprio nome revelou para eles, por isso chamavam de Grande "Não-Sei-O-Quê". Interessante que eram só os homens que trabalhavam pesados, mas que já conseguia um bom dinheiro assim. 

Foi engraçado ver o planeta sendo representado por interrogações, os diálogos do Astronauta com os ETs desmemoriados, Astronauta com super força ao enfrentar o Rei golpista, e o Rei dizer que "pegou emprestado" o Tesouro Real, o mesmo que  roubar só que de forma carinhosa e no final absurdo do roteirista conversar com o Astronauta que esqueceu da piada final só que era ele próprio que estava escrevendo a história, coisas da metalinguagem dos quadrinhos que deixavam absurdos legais assim.

O título teve uma paródia da frase popular que "um povo sem memória, é um povo sem história", no caso, história no título com referência a uma história em quadrinhos. Aliás, era raro ter título em histórias do Astronauta na época, nessa teve um. Achava bem criativo os nomes dos planetas que o Astronauta visitava. Era legal também os pensamentos e sonhos retratados com cores diferentes, voltados para o azul, ficavam bons os efeitos, hoje procuram deixar pensamentos coloridos, sem diferenciação das cores da história.

O final seguiu um estilo de metalinguagem muito usado na época de ser uma história normal e no encerramento ter o Mauricio ou um roteirista ou um letrista ou desenhista ou outro funcionário da MSP para formar a piada final. Rubão e Robson Lacerda adoravam roteirizar histórias assim e que foram bem frequentes na segunda metade dos anos 1980, quase todos os gibis daquela época tinham histórias com metalinguagem e podiam ser com qualquer núcleo de personagem. Geralmente, o roteirista que aparecia na história era quem escreveu, agora aparecendo vários ou o próprio Mauricio, por exemplo, mais difícil saber, sendo que normalmente histórias assim revezavam mesmo entre o Rubão e o Robson.

Os traços muito caprichados, típicos da segunda metade dos anos 1980. Incorreta atualmente por mostrar político corrupto, assunto inapropriado para crianças, povo como escravo trabalhando com enxada, briga do Astronauta com os guardas deixando surrados, fora a palavra "Droga!" proibida nos gibis atuais. 

Créditos - Marcos Alves: 
https://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2024/03/astronauta-hq-povo-sem-memoria-tambem-tem-historia.html

Nenhum comentário: