sexta-feira, 12 de abril de 2024

Arquivos Turma da Mônica N°1.247 - Chico Bento: HQ "Lobichico"

Capa de 'Chico Bento Nº 33' (Ed. Abril, 1983)

Mostro uma história em que o Chico bento vira lobisomem após levar uma mordida no nariz de uma cadela. Com 8 páginas, foi história de abertura publicada em 'Chico Bento Nº 33' (Ed. Abril, 1983).

Chico Bento ouve um choro atrás da moita enquanto caminhava na chuva, vê que era uma cadela e a leva para casa dele. Coloca um cobertor na cadela para protegê-la do frio e lhe dá comida. Ela come tudo e dá uma mordida no nariz do Chico como forma de agradecer e ele diz que se estava ainda com fome, era só falar e não entende da cadela dar mordida e agradá-lo depois.

A chuva para e Chico sai para ir para o ensaio do coral da igreja e estava atrasado. No caminho, Chico coça o nariz com os pés e anda que nem um cachorro. Ele não entende por ter andado assim, tenta andar de pé e não consegue e vai pedir ajuda ao padre. Chegando na igreja, o padre reclama do atraso do Chico para o ensaio, manda colocar a roupa de coral e que não adianta vir com o rabo entre as pernas.

Chico caminha de quatro com rabo pela igreja, o padre quer saber por que foi fantasiado para o coral enquanto Chico vestia a roupa. Quando acaba de vestir, veem que o Chico se transformou em um Lobisomem. Todos saem correndo da igreja com medo, Chico tenta ir atrás, só que homens tentam atirar com espingarda no Chico, que foge deles. A cadela segura o Chico atrás da moita e consegue se livrar deles. Chico lamenta ter virado Lobisomem, nem os pais não vão querer saber dele, quando aparece a Rosinha, que desmaia ao vê-lo assim. 

A cadela, apaixonada, puxa o rabo do Chico para dar atenção a ela, Chico dar um chute nela, dizendo que estava cuidando da Rosinha e achando que ela era enxerida. A cadela morde o rabo dele e vai embora chorando enquanto o Chico volta ao normal. Enquanto corre, a cadela se transforma em em menina e Chico vê e descobre que era uma "lobismulher". Rosinha não entende e Chico volta para o coral da igreja. No final, já em casa, Chico fica uivando, olhando a menina que era cadela que estava em frente à casa, mas diz ao pai que é ensaio para o coral da igreja e Seu Bento acha que a música é esquisita.

História legal em que o Chico Bento se transforma em lobisomem (ou por que não "lobismenino") depois de levar uma mordida de uma cadela que era uma "lobismenina" e apaixonada por ele. Passa vários sufocos até voltar ao normal depois da cachorrinha dar mordida nele por não ter gostado de ser trocada pela Rosinha. Depois de ter descoberto tudo sobre a cadela, fica uivando para ela no final.

A cadela foi uma mistura de "lobismulher" com vampira já que a mordida que fez com que o Chico se transformasse em lobisomem e mordida no rabo o fez voltar ao normal. Mordeu como agradecimento do Chico a ter ajudado a sair da chuva e por ter gostado dele e seria melhor que ele fosse um lobisomem para que lhe fizesse uma companhia melhor. Deu uma pena dela no final, não se deu bem e só apareceu nessa história. Chico acabou traindo Rosinha vendo a menina bonita, na época, as vezes, ele tinha interesse por outras meninas mesmo a Rosinha já sendo sua namorada oficial.

Vimos que a transformação do Chico foi devagar, a princípio parecia um cachorro até transformar em um lobisomem de verdade na frente do padre. Engraçado ver o Chico coçando nariz como cachorro coça pulgas, andando de quatro, aparecer rabo, a reação do padre ao vê-lo como lobisomem, a fuga com os homens atirando, definitivamente Chico passou bastante sufoco.

Eram comuns histórias de personagens se transformando em alguma coisa nos anos 1980 e 1990, sempre eram divertidas e tinham um motivo diferente para tal transformação. O Padre Lino ainda não tinha nome nos primeiros anos dos gibis do Chico Bento, era chamado só de padre. Nessa, ele até teve traços do jeito que a gente conhece hoje, mas ele era desenhado diferente a cada história. Parece que depois gostaram mais desses traços do Padre Lino e permaneceu assim. E nota-se que ele era bem grosso e impaciente com o Chico, brigava com ele por qualquer coisa.

Deu para notar que o caipirês do Chico era diferente nos primeiros gibis do Chico, com destaque com palavra "mió" que depois mudaram para "mior" e palavras com gerúndios ele falava, por exemplo, "tremeno", "correno", "aconteceno", etc, que depois deixaram o gerúndio correto com terminação "-ndo". Adotaram caipirês a partir de 1980 e em 1983 ainda estavam fazendo experiências, ficou mais parecido com o que vemos atualmente a partir de 1985, mas ainda nos anos 1990 tinham palavras que eram diferentes do que vemos hoje. 

Os traços ficaram lindos quase parecidos com a fase consagrada a partir de meados de 1984 a 1985, com personagens ainda com bochechas mais curvadas. É incorreta hoje em dia, nem tanto pelo tema do Chico se transformar em lobisomem, mas por aparecer homens atirando com espingarda, Chico dar chute violento em uma cachorra, envolver namoro de crianças, padre com grosseria e a palavra "gozado" também é proibida atualmente nos gibis.

Propaganda inserida na história, muito comum na época, dessa vez foi do achocolatado "Toddy" só na primeira página. Na capa da edição da Editora Abril, logotipo cortado pelo selo de pontos da promoção da "Cartela Milionária" da editora, um terror depois de ter capa do gibi cortada por quem participava da promoção na época. Essa história foi republicada depois em 'Almanaque do Chico Bento Nº 15' (Ed. Globo, 1991). 

Capa de 'Almanaque do Chico Bento Nº 15' (Ed. Globo, 1991)

Créditos - Marcos Alves: 
https://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2024/04/chico-bento-hq-lobichico.html

Nenhum comentário: