Capa de 'Magali Nº 174' (Ed. Globo, 1996) |
Mostro uma história em que a Mônica acaba com amizade com a Magali por pensar que falou mal dela. Com 10 páginas, foi história de abertura de 'Magali Nº 174' (Ed. Globo, 1996).
Magali sente fome enquanto brinca de restaurante e Mônica vai à casa dela para buscar biscoitos. Quando sai de casa, Loredana pergunta para quem são os biscoitos. Mônica diz que é para Magali e pra ela, Loredana diz que não devia se preocupar tanto com a Magali porque vive falando mal da Mônica, que ela disse que a Mônica é uma chata e feiosa, que só brinca com ela porque a tonta leva biscoitos. Mônica chama Loredana de mentirosa e ela leva onde Magali estava para provar. Loredana pergunta sobre as coisas que falou da Mônica e Magali confirma, falando chata, feiosa e tonta. Mônica ouve escondida atrás da moita e fica com raiva, acha uma decepção Magali falar mal dela e que é uma falsa.
Mônica aparece, Magali pergunta pelos biscoitos e ela come tudo de uma vez entregando só o saco. Magali se espanta que ela comeu tudo sem deixar nenhum e que a gulosinha sempre foi ela. Mônica não responde, dizendo que ouve e vê nada e Magali pensa que a amiga ficou surda e cega e chora dizendo que aconteceu uma desgraça. Cebolinha e Cascão aparecem, Cebolinha aproveita e chama a Mônica de bobona mostrando língua para ela e leva um soco. Cascão sacode os braços para chamar atenção e Mônica manda abaixar por causa do fedor que sai do sovaco.
Magali fica feliz que está tudo bem e Mônica diz que não é amiga dela. Magali acha que perdeu a memória, Mônica fala que Cebolinha e Cascão que são amigos dela porque pelo menos não falam mal dela pelas costas, e, sim pela frente e acha legal essa coragem deles. Magali pergunta quem falou mal pelas costas e Mônica grita que foi ela, chamando de falsa, cínica e mentirosa. Conta que ouviu confirmando para Loredana que é chata, feia e tonta. Magali diz que a Mônica entendeu tudo errado.
Cebolinha e Cascão tentam salvar a amizade. Cebolinha pergunta por que a Mônica não ouve o que a Magali tem a dizer, com a insistência dele, Mônica escuta. Magali fala que a Loredana foi falar mal da Mônica, ela a defendeu e chamou Loredana de feiosa, chata e tonta, depois, Loredana veio confirmar o que ela tinha dito da Mônica e confirmou e voltou a xingar Loredana.
Mônica descobre que era intriga da Loredana e vai falar com ela junto com a Magali. Veem Loredana falando no telefone com a Zuleica, animada que Mônica e Magali devia estar brigando até agora e, assim, param de melhor amiga pra cá e pra lá. Mônica dá uma coelhada nela e avisa que isso que merece e nunca mais cai no papo dela. Depois, Mônica e Magali voltam a serem melhores amigas e vão brincar. Cebolinha e Cascão mostram a língua para a Mônica, que taca o Sansão e a coelhada atinge a Magali. No final, Magali fica de mal com a Mônica, que tenta se explicar.
História legal em que a Mônica e Magali brigam por causa da Loredana que inventou fofoca entre elas só para elas deixarem de serem amigas. Mônica acreditou que a Magali falou mal dela por falta de interpretação e briga com a amiga, mas fazem as pazes ao descobrir que era tudo intriga da Loredana. No final, Magali que fica de mal com a Mônica por causa de uma coelhada que a Mônica deu nela por acidente.
Foi engraçado ver o plano da Loredana e Mônica ainda acreditar, a lerdeza da Magali de pensar que Mônica estava surda e cega porque não falava com ela, Loredana e Magali apanharem da Mônica. Menina apanhar da Mônica e ainda deixaram explícita a coelhada sem ser só onomatopeia. Loredana mereceu, Magali , não. Naquela época a Mônica já não batia nas meninas, só nos meninos, aí só uma vez ou outra acontecia isso e sempre era divertido a Magali apanhar da Mônica, sem querer ou não, porque dava uma diferenciada.
Tiveram outras histórias de amizade de Mônica e Magali abalada por causa de outra menina causar intrigas, sempre divertidas histórias assim. Colocaram um nome bem exótico da Loredana, raro alguém com esse nome e bem constrangedor se alguém tem. Ela apareceu só nessa história como de costume com personagens figurantes de uma história só, mas bem que dava para ela ter sido efetivada, daria para fazer outras intrigas e com outros personagens.
Título foi só com referência à Mônica. Ou estava programada pra sair em gibi da Mônica ou foi para o título não aparecer nome da Magali duas vezes, resolveria se colocasse apenas o nome do título, sem créditos a ninguém. Incorreta hoje em dia por ter inveja e fofoca entre crianças, violências como personagens levarem coelhadas, soco, aparecerem com olho roxo, nãoter final feliz das amigas, além das palavras "gozado" e "desgraça", proibidas nos gibis atuais. Tiveram alguns erros como Loredana sem pescoço em alguns quadrinhos, olho roxo do Cebolinha mudar de lado ao longo da história.
Os traços ficando bons segundo estilo da segunda metade dos anos 1990. Cores com fundo degradê em boa parte adotadas no segundo semestre de 1995, foram degradês em quase todos os quadrinhos, mas não em todos como era em 1995, deixando de preferência em quadrinhos com local a céu aberto. Teve o marrom mais escuro e tonalidades mais escuras no geral, e sem querer representaram um luto pela morte da roteirista Rosana, que havia morrido no início de 1996. Tudo indica que essa história é póstuma dela, saindo após a sua morte como várias que aconteceram.
Nenhum comentário:
Postar um comentário