quinta-feira, 22 de agosto de 2024

Arquivos Turma da Mônica N°1.289 - Magali: HQ "A Indesejável"

Capa de 'Magali Nº 134' (Ed. Globo, 1994)

Em agosto de 1994, há exatos 30 anos, era publicada a história "A indesejável" em que a Magali não é convidada para o churrasco do Renatinho por ser comilona e ficando deprimida por causa disso. Com 8 páginas, foi história de encerramento de 'Magali Nº 134' (Ed. Globo, 1994). 

Magali ouve conversa entre Aninha e Suzana sobre roupas que vão usar e pergunta onde elas estão planejando ir. Falam que vão ao churrasco na casa do Renatinho e perguntam se ela não recebeu o convite. Magali acha que ele ainda vai enviar e elas dizem que convite foi enviado há alguns dias e que a festa é hoje de tarde. Magali fica surpresa e Aninha e Suzana vão embora, recebendo que deram um fora.

Magali se pergunta por que o Renatinho não a convidou para o churrasco, eles não estão de mal, se será que ele a acha chata ou tagarela, tudo é grande mistério, enquanto toma picolé. Em seguida, vê uma menina mandando o amigo esconder o lanche e Magali descobre que não foi convidada porque é comilona e o Renatinho pensa que ia acabar com o churrasco dele, acha uma injustiça, não é tão comilona assim, pede 10 pirulitos para um vendedor, e se acha isso dela, azar dele, tem muitos amigos que gostam dela.

Em seguida, Magali vê Cebolinha e Cascão e pergunta se eles querem brincar. Cebolinha fala que agora não dá, Cascão complementa que estão indo ao churrasco do Renatinho, dando um fora. Magali lamenta que eles vão e  nem ligam de ir a uma festa que ela não foi convidada, mas é assim que descobrem os verdadeiros amigos. Depois, Magali convida Jeremias para tomar sorvete juntos, Jeremias conta que nem vai almoçar para ter espaço na barriga para o churrasco, percebe o fora e disfarça que não sabe de churrasco, mas quem sabe alguém convida para um.

Magali acha que todos são falsos, mas sabe de alguém que não é falsa, a Mônica. Magali convida a amiga para brincarem, Mônica diz que não dá para não sujar o vestido novo. Magali acha bonito e pergunta onde vai com ele, Mônica disfarça que para um lugar aí, nada especial, deixando Magali arrasada, achando que é uma indesejável e está só no mundo. Vai para casa chorar mágoas com as bonecas dela, desabafa que elas não iam abandoná-la para irem para churrasco, apesar de não comerem, diz que a turma só a vê como comilona, um perigo, uma ameaça, que no peito de uma esfomeada também bate um coração. Ela vê pela janela os amigos indo para a festa, fala que nem liga e não iria nem se convidassem.

Dona Lili aparece, contando que achou um envelope sujo e amassado enquanto cuidava do jardim, jogaram pelo muro e depois choveu e ficou esquecido. Magali fica feliz que foi convidada, que Renatinho não se esqueceu dela, arruma um vestido e vai vai para o churrasco. Chegando lá, agradece o Renatinho que recebeu o convite, Mônica gosta que Magali foi convidada. Cebolinha pergunta para o Renatinho como convidou a Magali sabendo que ela vai comer todo o churrasco, ele responde que é um cara legal, não podia deixá-la chateada e no final pensa como foi que ela achou o convite naquele cantinho escondido que ele deixou.

História engraçada em que a Magali descobre que não foi convidada para ir ao churrasco do Renatinho por ser comilona e ter medo de comer tudo. Para piorar, os amigos acobertam e disfarçam que não vão ao churrasco, deixando claro que eles também não a queriam lá e Magali fica arrasada com a falsidade deles. No final, Renatinho tinha enviado convite, mas deixou em um lugar escondido para ela não ver, mas a Magali descobriu e foi lá, comendo tudo que podia.

Mostra falsidade de amigos, não justificava o comportamento da turma mesmo se Renatinho não tivesse convidado a Magali, eles só se interessavam no churrasco e não queriam Magali lá para não comer tudo. Deu pena da Magali sendo excluída por eles só por ser comilona e ter as bonecas como únicas amigas para desabafar, acabou perdoando porque ia comer a vontade na festa. Magali era amiga deles, era só fazer mais churrascos para dar para todo mundo ou mostrarem para ela controlar apetite, comer menos. Renatinho devia é ter enviado o convite nas mãos da Magali, não jogar no quintal da casa dela escondido, não foi uma boa índole, antes então não tivesse nem levado o convite se não a queria lá.

Foi legal ver a Magali inicialmente não saber o motivo que não foi convidada para o churrasco até descobrir que era comilona porque as outras crianças escondiam comida para ela não comer, ela pedir e comer 10 pirulitos de uma vez só, as desculpas dos amigos para enganá-la que iriam para o churrasco, as meninas irem ao churrasco com roupa diferente, se produzirem mais para o evento, enquanto os meninos foram com mesmas roupas, só o Cebolinha que colocou uma gravata borboleta para diferenciar um pouco.  Menino mais fofo da rua era sempre um diferente a cada história, sempre terminado com "inho", dessa vez foi o Renatinho, e a Suzana que apareceu com a Aninha foi só uma figurante colocada, apareceu só nessa história.

Incorreta atualmente pelo tema de falsidade de amigos, esconderem que iriam ao churrasco porque ela era comilona, os outros esconderem comida dela sem nem oferecer. Assim como não pode a Magali esconder dos outros o que come, também não pode o contrário, agora eles não regulam comida, é ensinado que tem que dividir. Fora ter a gula exagerada da Magali com os pirulitos e comendo churrasco, a palavra "azar" que é proibida também nos gibis atuais, assim como é errado a Dona Lili aparecer de avental para não dar ideia que é só uma dona-de-casa.

Traços ficaram bons, típicos dos anos 1990, teve uma proporção errada no último quadrinho da primeira página da Magali junto com a Aninha e a Suzana. Apesar da Aninha ser maior que a Magali por ser mais velha, mas não nessa proporção, aí ou foi um descuido ou então a intenção foi proposital de passar que a Magali se sentiu inferiorizada ao descobrir que não foi convidada para o churrasco. Muito bom relembrar essa história há exatos 30 anos. 

Créditos - Marcos Alves: 
https://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2024/08/magali-hq-a-indesejavel.html

Nenhum comentário: