terça-feira, 15 de julho de 2008

Troféu HQMix revela detalhes e homenageados!

A 20ª edição do Troféu HQMix, que elege os melhores dos quadrinhos no Brasil, acontece neste dia 23 de julho, a partir das 19 horas, no SESC Pompéia, em São Paulo.

A imagem do troféu deste ano é do personagem Samurai, criado pelo quadrinhista Cláudio Seto. A festa conta com a apresentação de Serginho Groisman e sua banda. Haverá também a participação do grupo Parlapatões.

Os organizadores revelaram os nomes dos homenageados com o Troféu Grande Mestres. São eles Ypê Nakashima, Fernando Ykoma, Minami Keizi e os irmãos Paulo e Roberto Fukue. O troféu de Grande Mestre é concedido pela importância da produção do artista na história das artes gráficas no Brasil.

É a primeira vez que o prêmio homenageia cinco de uma só vez, já que o costume é de um por ano. Júlio Shimamoto e Cláudio Seto já foram premiados em anos anteriores.

A professora Sonia Luyten, presidente do evento deste ano, é premiada internacionalmente por seu livro O Poder do Mangá, que encontra-se esgotado. Mauricio de Sousa também estará presente, promovendo seus novos personagens Tikara e Keika, criados para a comemoração do Centenário da Imigração japonesa no Brasil.

A lista dos premiados será divulgada na próxima quinta-feira, dia 17 de julho, mas além dos homenageados acima, outros três também ganharão os troféus de Grande Contribuição à Linguagem dos Quadrinhos. São eles o Grupo 4º Mundo, que promove a organização dos autores de quadrinhos independente no Brasil; o Guia do Ilustrador de Ricardo Antunes, um livro gratuito com dicas e explicações de como atuar no mercado de trabalho das artes gráficas e Borba Gata, pintura de uma HQ sobre manequim de vitrine pelo cartunista Luiz Gê.

Além da exibição do documentário sobre o quadrinhista Cláudio Seto, também serão exibidos o filme Insanidade (inspirado na sexta edição da Quadrinhópole), um clipe com a nova produção de Daniel Messias sobre os personagens Los Três Amigos e o premiadíssimo curta de animação de César Cabral, Dossiê Rê Bordosa, sobre a morte da personagem mais escrachada de Angeli.

A entrada para a premiação é gratuita, mas é necessário pegar os ingressos na bilheteria meia hora antes do evento.

O Troféu HQMix foi criado em 1988 dentro do programa TV MIX da TV Gazeta, por JAL e Gualberto Costa, com o apadrinhamento de Serginho Groisman.A votação é organizada pela Associação dos Cartunistas do Brasil e Instituto Memorial das Artes Gráficas do Brasil.
http://hqmaniacs.uol.com.br/principal.asp?acao=noticias&cod_noticia=16544

Nenhum comentário: