quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Coquetel de lançamento da série Quadrinhos!

Acontece hoje um coquetel para comemorar o lançamento da série Quadrinhos, que estréia dia 26 de agosto do Canal Brasil. O evento acontece no Espaço Oi Futuro, a partir das 19h30. O endereço é Rua 2 de Dezembro, no Flamengo, Rio de Janeiro.

A série Quadrinhos, com cinco episódios, conta a história dos quadrinhos no Brasil. Três episódios serão apresentados durante o coquetel.

O programa vai ao ar semanalmente nas terça-feiras, às 21 horas, no canal de TV a cabo. As reprises acontecem nas quartas às 15h30 e aos sábados ao meio-dia.

Criado exclusivamente para o Canal Brasil pela Ideograph, o programa aborda vários aspectos históricos da trajetória dos quadrinhos no país, como o surgimento da Rio Gráfica Editora, que futuramente se chamaria Editora Globo e de personagens como o Judoka, cuja revista passou de 50 edições, e o Anjo, herói da Rádio Nacional que virou quadrinhos com arte de Flávio Colin.

O programa entrevistou historiadores, pesquisadores, editores, escritores e desenhistas que viveram as diferentes etapas dos quadrinhos no Brasil. Entre eles, celebridades como Ziraldo, Mauricio de Sousa, Angeli, Paulo Caruso, Ivan Reis e Ivan Cardoso, entre outros. Eles contam como foi o início da carreira, a conquista do sucesso e a consagração nacional e internacional.

Confira abaixo uma sinopse dos episódios:

- A Nona Arte (26 de agosto): O programa aborda o percurso primeiras HQs do país, com O Tico-Tico, de 1905, passando por Adolfo Aizen e Roberto Marinho, com o Suplemento Juvenil e O Globinho, e mais tarde com suas próprias editoras – Ebal e Globo.

- Os Mestres do Terror (02 de setembro): O “boom” das histórias em quadrinhos de terror que ocorreu nas décadas de 50 a 70, quando surgiram diversos desenhistas e ilustradores famosos como Nico Rosso, Rodolfo Zalla e Júlio Shimamoto. O programa mostra a ligação ente o terror e o erotismo, na figura das vampiras e feiticeiras, e também conta sobre a figura mítica de Carlos Zéfiro, que produziu quadrinhos eróticos durante décadas sobre sob este pseudônimo, mas teve sua identidade revelada apenas na década de 90.

- A Turma do Infantil (09 de setembro): O programa enfoca universo infantil, que se consolidou como a verdadeira indústria dos quadrinhos brasileiros, através de nomes como Guttemberg Monteiro, Ziraldo e Mauricio de Sousa.

- Gibis, Drogas e Rock´n Roll (16 de setembro): A influência da tradição cartunista na época da ditadura militar e seus reflexos nas gerações posteriores são mostrados através de autores como Henfil, Ziraldo e os irmãos Caruso, seguidos pela nova geração de Angeli, Glauco e Laerte e mais tarde por nomes como Lourenço Mutarelli.

- Capitão Brasil e sua Gangue (23 de setembro): O último programa da série fala sobre os heróis brasileiros como Anjo, Capitão Sete, Judoka, Jerônimo, o Herói do Sertão e outros que povoaram o imaginário dos leitores de quadrinhos durante as décadas de 40, 50 e 60.
http://hqmaniacs.uol.com.br/principal.asp?acao=noticias&cod_noticia=17027

Nenhum comentário: