sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Álbum com aventuras modernas de Tintim é recolhido na Espanha!

O livro Tintim e a Lótus Cor-de-Rosa, de Antonio Altarriba, Ricard Castells e Javier Hernandez Landazabal, lançado pela Edicions de Ponent em 2007 (ano da comemoração do aniversário de 100 anos do nascimento de Hergé), na Espanha, foi recolhido das prateleiras esta semana.

Desde a publicação do livro, a editora e seus autores foram fortemente pressionados pela Fundação Moulinsart, que administra o patrimônio de Hergé e detém os direitos sobre Tintim, para retirar o volume das livrarias.

Finalmente as duas partes chegaram a um acordo no qual foi permitido à Edicions de Ponent vender mil cópias do livro antes de recolher o material, que nunca mais poderá ser impresso.

Nessa história, o Capitão Haddock gastou seu dinheiro em drinques e orgias, Milu morreu, o professor Girassol está internado num asilo de loucos e Tintim, deprimido com tudo isso, se torna um paparazzi para um tablóide sensacionalista. O volume inclui encontros amorosos entre Tintim e a atriz Catherine Deneuve.

A Moulinsart reconheceu que as ilustrações do livro não infringiram a lei do copyright, mas consideraram que o livro perverteu o espírito de Tintim e da obra de Hergé.

O editor Paco Camarasa e os autores estão bastante aborrecidos com toda a confusão e protestam contra o poder da Fundação Moulinsart.

Altarriba, que é professor de Literatura francesa numa universidade espanhola, disse que o trabalho não é grotesco e que tudo foi feito com base na admiração pela obra de Hergé. Segundo Altarriba, ele achou que o público adulto seria capaz de distinguir isso, e que se tivesse imaginado os problemas que o livro traria, não o teria feito.

Nenhum comentário: