terça-feira, 30 de junho de 2009

Têm início as comemorações dos 50 anos de carreira de Mauricio de Sousa!

http://paginasampliadas.files.wordpress.com/2007/10/mauricio-na-prancheta.jpg

Mauricio de SousaNo último dia 26, em uma coletiva de imprensa com Mauricio de Sousa, realizada no MuBE - Museu Brasileiro da Escultura, em São Paulo/SP, o representante do Ministério da Cultura, Cristiano Lafetá, fez um convite para a personagem Mônica ser a embaixadora da cultura no Brasil e participar de iniciativas culturais e educacionais direcionados às crianças.

A entrevista coletiva deu início às comemorações dos 50 anos de carreira do criador da Turma da Mônica. Na ocasião, foram divulgados mais detalhes sobre os eventos e publicações que farão parte dessas celebrações:

Exposição Mauricio 50 anos, de 19 de julho a 18 de agosto, no MuBE (Av. Europa, 218, Jardim Europa), que fará um apanhado da trajetória do artista, apresentando as primeiras tiras que criou, além de coleções de quadros e esculturas que ele produziu para homenagear mestres das artes.

Astronauta e Piteco por Flavio LuizLivro MSP 50 - Mauricio de Sousa por 50 Artistas Brasileiros, em que 50 desenhistas homenageiam o quadrinhista, reinterpretando em seus respectivos estilos alguns personagens da Turma da Mônica em histórias em quadrinhos inéditas. A obra deverá ser lançada em setembro, durante a Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro.

Livro Bidu 50 Anos, coletânea de histórias do primeiro personagem de Mauricio de Sousa. A edição trará a reimpressão de Bidu # 1, gibi publicado em 1960 pela Editora Continental. O lançamento também deverá acontecer em setembro, na bienal carioca.

Site Máquina de Quadrinhos, em que as crianças terão a oportunidade de criar HQs da Turma da Mônica por meio de um banco de dados com imagens de personagens, cenários e outros elementos. As melhores histórias poderão ser publicadas nas revistas da turma do Bairro do Limoeiro. Deverá entrar no ar em agosto.

MSP 50 - Mauricio de Sousa por 50 Artistas Brasileiros Livro ainda sem título, contando a trajetória artística do criador da Turma da Mônica. Lançamento previsto para dezembro.

CD Maurício, 50 anos de música, com as melhores canções já feitas para shows, desenhos animados, campanhas institucionais e programas especiais de Mônica e seus amigos.

Documentário Biography: Mauricio de Sousa, com estreia marcada para o próximo dia 18 de julho, às 22h, no canal Biography Channel, e exibição especial na mesma data, na abertura oficial da exposição no MuBE.
Por Marcus Ramone
Chico Bento de BennetMônica de Bennet

Nenhum comentário: