quinta-feira, 29 de maio de 2014

Arquivos Turma da Mônica N°164 - Jotalhão: HQ "Solução de peso"!

_CB_45.jpg (520×730)
Capa de 'Cebolinha Nº 45' (Ed. Globo, 1990)
A história que eu mostro é com o Jotalhão de quando ele sentiu dor no dente e os apuros que passou ao tentar tratar do tal dente. Ela tem 10 páginas e foi publicada em 'Cebolinha Nº 45' (Ed. Globo, 1990). 

Começa com o Raposão se assustando com um grito vindo da floresta e pensa que era do Rei Leonino. Quando vê, era o Jotalhão com uma grande dor de dente. Raposão o aconselha, ir ao dentista, que fica na cidade onde vive os homens.
_HQ_Jotalhão_(1).jpg (489×730)
Então, Jotalhão vai até lá, mas no caminho se cansa e descansa ao lado de uma pedra. Enquanto isso, chega um caçador e resolve aproveitar que o Jotalhão está dormindo para pegar o seu marfim. Não achou muito grande, mas como estava conservado seria bom para a sua produção. Na hora que estava preparando a sua espingarda para atirar, acaba a munição e o Jotalhão acorda com o barulho e deixa o caçador preocupado. Jotalhão pergunta se ele era dentista e confirma, deixando superfeliz. 
_HQ_Jotalhão_(2).jpg (476×730)
Jotalhão fala que o seu dente direito está doendo muito, e o caçador fala que será preciso extrair os dois porque aí o outro nunca vai doer também. Então, o caçador o manda deitar e tenta arrancar, mas não consegue e reclama que nunca arrancou dente de elefante vivo. Jotalhão estranha e o caçador dá desculpa que nunca de um elefante vivo, no sentido de esperto e inteligente.

Com isso, o caçador resolve arrancar amarrando um cipó no dente em uma pedra e fazer com que o Jotalhão pule do precipício, mas também não deu certo, já que com o peso do Jotalhão a pedra se soltou e caiu em cima do caçador.
_HQ_Jotalhão_(3).jpg (505×730)
Depois, o caçador resolve colocar dinamites embaixo da tromba do Jotalhão para explodir tudo. Porém, também não funcionou e o Jotalhão só ficou queimado, mas ainda vivo e com os dentes intactos. O caçador fica furioso e fala que vai levá-lo inteiro. Jotalhão diz se vão ao consultório e ele diz que sim. No caminho, encontra vários esqueletos de elefantes e o caçador fala que é o Santuário dos Elefantes, um cemitério muito respeitado por todos. 

Chegando lá, o caçador fala aos seus amigos que não conseguiu arrancar as presas dele e um deles fala que os dentes são muito pequenos e manda levá-lo para jaula. Jotalhão estranha um pouco as jaulas e os outros vários marfins com os caçadores.
Já na jaula, encontra com outro elefante e pergunta se o dentista estava medicando alguém, pensando que era uma sala de espera. O elefante responde que estão presos. Jotalhão fala que não fez nada e outro diz que o problema foi nascer elefante. Diz, ainda, que tiveram sorte que só vão perder a liberdade indo a um zoológico, mas continuarão vivos, coisa que não aconteceu com os outros, que foram mortos para conseguirem seus marfins. E comenta também de outros animais em extinção, como jacaré, raposa, etc.
_HQ_Jotalhão_(6).jpg (491×730)
Jotalhão, então, fica revoltado e superfurioso. Ele arrebenta as jaulas, e um caçador ameaça atirar, mas Jotalhão quebra a arma da mão dele. Com o grito dele, espanta todos os caçadores. O elefante avisa que eles são uma quadrilha de traficantes e que vão voltar com reforços. Jotalhão diz pra irem embora enquanto é tempo e espera que ele o elefante tenha mais sorte na próxima vez. 
_HQ_Jotalhão_(7).jpg (496×730)
Eles se separam e Jotalhão volta pra casa. Raposão pergunta se ele tratou do dente e ele diz que até esqueceu da dor. falou que nem foi na cidade, já que na própria casa já é perigoso. Raposão achou bobagem e Jotalhão diz que a pele de raposa é muito apreciada pelos homens. Raposão pergunta se alguém não pode fazer nada por eles e  o Jotalhão fica esperançoso que depois dessa história, sim.
_HQ_Jotalhão_(8).jpg (505×730)
É uma história legal que começa engraçada e ao longo dela vai ficando séria com uma boa mensagem de conscientização ecológica sobre tráfico e extinção de animais. Vemos um Jotalhão bem inocente, só preocupado com a dor de dente e nem notou o que estava passando na sua frente, até ver que foi passado para trás e se revoltar. Apesar da boa lição, essa história não seria publicada atualmente por causa da espingarda do caçador e as várias tentativas maliciosas de detonar com o Jotalhão. E até tem um traficante tipo canibal pintado todo de preto, que hoje seria preconceituoso.
_HQ_Jotalhão_(9).jpg (489×730)
Os traços são bacanas, são bem grossos e agrada bastante.  É difícil ter histórias da Turma da Mata contracenando com homens brancos e interessante o Jotalhão conseguir conversar com os humanos normalmente. O Bidu, por exemplo, não falam na frente dos humanos, mas os personagens da Turma da Mata, sim. Afinal, história em quadrinhos, tudo pode.
_HQ_Jotalhão_(10).jpg (486×730)
Tem outros absurdos também como pedra rolar do precipício e não matar o caçador que ficou debaixo dela, assim como a dinamite que explodiu com o Jotalhão e ele permanecer vivo. Absurdos próprios de história em quadrinhos e que por isso a torna tão legal. Aliás, essas situações atrapalhadas lembram os desenhos animados do Papa Léguas em que o Coiote fazia de tudo para pegá-lo. O roteirista deve ter tido influência.  Nas imagens da postagem, coloquei completa.
painelarquivosTM2.png (617×185)
Créditos ;) Marcos Alves http://arquivosturmadamonica.blogspot.com.br/2014/05/jotalhao-hq-solucao-de-peso.html

Nenhum comentário: