quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

Arquivos Turma da Mônica N°252 - Chico Bento: HQ "Natal Rural"!

CHB_180.jpg (508×730)
Capa de 'Chico Bento Nº 180' (Ed. Globo, 1993)
Mostro uma história de quando a Turma do Chico Bento apresentou uma peça de teatro da escola sobre o nascimento do Menino Jesus para a vila. Ela tem 14 páginas e foi publicada em 'Chico Bento Nº 180' (Ed. Globo, 1993).

Começa o pessoal da vila reunidos para assistir à peça de teatro com os alunos da 1ª série, só que estava tão atrasada que o Seu Bento já estava roncando na cadeira, precisando a dona Cotinha acordá-lo, enquanto que a professora Marocas, aflita, só pensando no que seus alunos estão aprontando atrás da cortina.
CHB_HQ_Natal_Rural_(01).jpg (480×730)
O motivo da demora é que o Teobaldo, quem que ia fazer o papel do Menino Jesus não havia chegado, até que um garoto aparece, falando que o Teobaldo não virá porque está doente. Chico Bento fica desesperado, afinal, como vão fazer uma peça sobre o Menino Jesus sem ele.

Então, surge o Genesinho, se oferecendo para ser o Menino Jesus no lugar do Teobaldo. Chico não aceita porque ele é muito aparecido e ia querer roubar toda a cena e o expulsa. Com isso, Chico manda o Zé da Roça dá uma espiada no lado de fora para ver se tem alguém que pode ser o Menino Jesus. Zé da Roça coloca só a cabeça do lado de fora e a plateia aplaude, pensando que a peça havia começado. Mas, ele avisa que ainda não e chama o Zé Lelé para ir até lá.
CHB_HQ_Natal_Rural_(02).jpg (495×730)
Lá dentro, Chico pergunta ao Zé Lelé se ele pode fazer o papel do menino Jesus. Como ele é lerdo, pergunta que tipo de papel o Jesus quer, e o Chico, já irritado, diz que é interpretar um personagem. Zé Lelé não sabe o que é isso e então, o Chico diz que é só para ele ficar deitado na cama da manjedoura. Só que antes, o Chico o manda tirar a roupa e colocar uma fralda, e o Zé Lelé diz que já tinha 2 anos que ele não usava mais. E ainda reclama de frio, Chico não dá ouvidos, mandando deitar e não chiar.
CHB_HQ_Natal_Rural_(03).jpg (483×730)
Do lado de fora, o diretor da escola já estava impaciente, reclamando com a professora Marocas que está demorando muito e se demorar mais, ele vai achar que ela é uma professora relapsa. Eis que aparece o Chico só com a cabeça e todos estranham se a peça havia começado ou não, e o Chico diz que dessa vez estava começando mesmo.

As cortinas se abrem por completo e eles apresentam o elenco da peça. Chico Bento interpreta José; Rosinha, Maria; Zé da Roça, Hiro e Tibúrcio, os 3 reis magos; Ritinha, a Estrela Guia e os bichos da fazenda do Chico, como eles mesmos. ao anunciar que o Zé Lelé era o Menino jesus, perde perdão a Jesus, porque ele é muito feio. Eles começam encenando a passagem que José e Maria encontram uma manjedoura. Só que na hora, o burro empaca e, então, eles  fecham as cortinas para ver se conseguem fazer o burro voltar a andar.
CHB_HQ_Natal_Rural_(04).jpg (487×730)
Não conseguem e quando abrem as cortinas, encenam o momento que o Menino Jesus nasceu. Rosinha como Maria fala que o filho deles nasceu e é lindo. Eles olham melhor e o Chico como José responde que o importante é ter saúde. Nessa hora, o Zé Lelé fala que está com frio, que o deixou lá pelado. Com o imprevisto, fecham a cortina de novo para discutirem, o Chico diz que não é mais para o Zé Lelé abrir a boca senão não responde por ele.

Quando voltam a encenar a peça, eles encenam a parte que os Reis Magos encontram a Estrela Guia para levar até a manjedoura do Menino Jesus. Chegando lá, os Reis Magos falam que foram visitar o Salvador, e a Rosinha fala que vai preparar um cafezinho, precisando o Chico dizer que eles estão na peça para ela se mancar.
CHB_HQ_Natal_Rural_(05).jpg (485×730)
Os Reis Magos falam que foram entregar presente para o Menino Jesus, aí o Zé Lelé se levanta empolgado porque iam dar presente para ele, falando que adora ganhar presente, principalmente se for brinquedo. Os Reis Magos falam que são ouro, incenso e mirra, e o Zé Lelé responde que eles estão querendo enganar, que as caixas estão todas vazias. Chico tenta contornar a situação, falando para o filho voltar pra cama, mas o Zé Lelé diz que não é filho dele e quer os presentes.

Chico perde a cabeça e manda calar a boca e voltar para cama. Zé Lelé volta a falar, dizendo que agora é uma coisa importante, mas ele não lhe dá ouvido, lembrando que nenê não fala. Zé Lelé, então, tenta sair da cama, mas Chico impede, falando que também não anda e tem que ficar lá até o final da peça.
Quando tentam voltar a encenar a peça, surge o Genesinho de surpresa com uma espada na mão, falando que como o deixou fora da peça, agora ele é o Herodes, o que detestava crianças. Chico diz que não tem nenhum Herodes na peça e Genesinho responde que agora tem e resolve sequestrar o Menino Jesus, para dar um pouco de ação à joça da peça. Chico pede ajuda aos Reis Magos, a Estrela Guia e os bichos para ajudá-lo a deter o Herodes. todos partem para a briga e juntos conseguem derrotá-lo, terminando a peça.
Professora Marocas fica desesperada, com a mudança do roteiro e pensa que o diretor ia desaprovar. Para a sua surpresa, ele adora, achando que foi muito original e aplaude de pé, assim como toda a plateia. Chico fala ao Zé Lelé que agora pode levantar e agradecer o público. Zé Lelé responde que não pode mais, porque ele estava apertado, mas como o Chico disse não podia falar, nem andar, acabou fazendo xixi nas calças igual a neném. Todos da plateia dão gargalhadas por causa disso, e até os anjos no Céu dão também, adorando a peça, terminando assim.
Acho essa história muito criativa e é de rachar de rir com os personagens interpretando o nascimento do Menino Jesus, através de uma peça de teatro para a escola, bem ao estilo deles. Mostra as principais passagens, com muito bom humor. As tiradas são sensacionais e rio alto sempre que a releio, principalmente o Zé Lelé, falando que só há 2 anos que abandonou as fraldas, e também com o Chico pedindo perdão a Jesus e que o importante era ter saúde, só porque o Zé Lelé era feio.
CHB_HQ_Natal_Rural_(12).jpg (497×730)
Engraçado também ver a cara de desespero da professora Marocas, afinal eles fizeram tudo diferente do que ensaiaram. Felizmente, deu tudo certo no final. Os traços são ótimos, muito bem desenhada. Na postagem, a coloquei completa. Outra coisa legal também foi ver todos os personagens juntos, misturando os núcleos dos amigos e família do Chico, além da escola. É difícil aparecer todos juntos na mesma história.
CHB_HQ_Natal_Rural_(13).jpg (482×730)
Essa marcou a estreia do Genesinho nos gibis, só que um pouco diferente do que conhecemos, com cabelo marrons e nariz diferente. Ele aparecia depois dessa, com traços diferentes a cada história, até parecer em definitivo louro do jeito que a gente conhece. Antes dessa história "Natal Rural", até aparecia o filho do Coronel, mas só que sempre com nomes diferentes e a intenção era só de histórias de contraste entre rico e pobre. Com a criação do Genesinho, ele se tornou um personagem fixo pra dar cima em da Rosinha e dar ciúme ao Chico Bento.
CHB_HQ_Natal_Rural_(14).jpg (486×730)
Outra curiosidade, é que dá para estranhar o Chico falando que eles moram na "Vila Catapora". É que na época, não tinha nome definido aonde eles moravam e só depois que passou a ser Vila Abobrinha em definitivo. Então, provavelmente em republicações dessa história, eles alteram agora para Vila Abobrinha, para ficar coerente com a atualidade. Aliás, essa história foi republicada em vários "Mônica Especial de Natal". Mesmo com elementos incorretos, como chamar o Zé Lelé de feio, até que sempre estão republicando. Parece que atualmente estão evitando histórias com temas religiosos para poder agradar a todas religiões.

Um feliz Natal a todos!
painelarquivosTM2.png (617×185)
Créditos ;) Marcos Alves http://arquivosturmadamonica.blogspot.com.br/2014/12/chico-bento-hq-natal-rural.html

Nenhum comentário: