terça-feira, 6 de outubro de 2015

Arquivos Turma da Mônica N°364 - História do Horácio na montanha!

Horacio_na_montanha.jpg (475×730)
Mostro nessa postagem uma história simples e ao mesmo tempo polêmica de 1 página do Horácio que foi publicada em 'Mônica Nº 20' (Ed. Globo, 1988).

Nela, Horácio dorme a noite toda no alto de uma montanha e, ao amanhecer, quando o Tecodonte pergunta porque sempre dorme naquela montanha, Horácio responde que não sabe, mas que se sente tão bem quando acorda, muito revitalizado dormindo nela. Reparando bem o desenho da montanha, ela forma um corpo de uma mulher e ele está deitado em cima de onde seria o seio.

Essa história, escrita pelo Mauricio de Sousa, tem algumas interpretações, a critério do leitor. Como o Horácio não tinha mãe, a montanha formando corpo de mulher, foi tratada por ele como a sua mãe, se sentia protegido. Pode ser também o lado sensual, mostrando um Horácio assanhado, fingindo que não sabe de nada. Ou também ele pode se sentir revitalizado apenas pelo nascer do Sol que era muito bonito a vista naquela montanha. Mauricio gostava de histórias que abrem várias possibilidades de interpretações, ficando a cargo do leitor tirar suas próprias conclusões. Quem sabe a intenção nem era da montanha ter uma forma de mulher quando o Mauricio fez, mas no desenho final acabou ficando sem querer, causando toda essa polêmica.

O que pode estranhar é uma história assim sair em um gibi infantil, mas na verdade, ela saiu originalmente das páginas semanais do Horácio de jornal "Folha de São Paulo" e só depois  foi republicada nesse gibi da Mônica de 1988. As histórias do Horácio que saiam nos gibis daquela época eram aproveitadas das páginas semanais dos jornais, só fazendo ampliações e, às vezes, pequenas adaptações de desenhos quando ocupavam 2 páginas dos gibis, o que não é caso dessa. Como nos anos 80 não tinha o politicamente correto, eles não viram nenhum problema de republicá-la em um gibi convencional. E tanto que ainda foi republicada depois ironicamente logo em um Almanacão, o 'Almanacão de Férias Nº 19' (Ed. Globo, 1996), que é um título bem destinado ao público infantil mais ainda e colocaram sem problema nenhum.

Outro detalhe legal é arte no título, colocando a Lua no lugar da letra "C" no título do Horácio. Detalhes que faziam diferença nas histórias antigas. Acima, a imagem dessa história do Horácio.
mauricio80anos.png (713×227)
Créditos;)  Marcos Alves http://arquivosturmadamonica.blogspot.com.br/2015/10/historia-do-horacio-na-montanha.html

Nenhum comentário: