terça-feira, 6 de outubro de 2015

Submundo HQ N°2 : Bienal do Livro - RJ (2015) Um Relato do que Rolou de Bom e Ruim no Local....

Bienal+13.jpg (555×800)
A "17º Bienal do Livro no Rio de Janeiro".... Transcorreu entre os dias 03 a 13 de setembro e quebrou um recorde de autores convidados (mais de 200 - segundo o site oficial do evento). O setor de quadrinhos (que é o foco aqui do blog) teve destaques na área infanto-juvenil (com homenagens e a presença de MSP e Ziraldo)! 

O "Submundo" apresentará agora o relato franco e sincero de um leitor do blog: Maycon Cardozo ("Mumu") que narrou suas experiências (positivas e negativas) na Bienal. Eu (particularmente) NÃO estive presente no local, então, irei postar a seguir o texto que me foi enviado pelo autor!

Confira abaixo (o relato e as capas de alguns lançamentos à venda no local):
 
"Caro Leo, Do dia 03 a 13/09 foi realizada a Bienal do Livro aqui no Rj. No cômputo geral foi um tremendo sucesso: recorde de vendas, público, expositores, espaço maior destinado aos estandes etc. O bacana também foi que deu pra comprar bastante coisa a preços módicos. Trouxe pra casa livros tipo biografia e didáticos por exemplo, mas não poderia deixar de fora a paixão maior que são os quadrinhos claro, que é a parte que nos interessa aqui no seu blog. Consegui peneirar bem e comprar bastante coisa legal. Colecionava os caprichadíssimos exemplares de ''Vagabond - A Lenda de Musashi'', publicado pela Conrad até a edição 14. Quem assumiu o comando da publicação a partir de então foi a editora Sampa. Só que desanimei de continuar a coleção devido ao aumento brusco no preço. Havia passado a 40,00 cada edição. Achei muito em se tratando de um mangá. Tem tantos encadernados em capa dura por esse preço e até mais em conta. Estive no estande da Sampa na feira e pra minha surpresa consegui achar as edições 15,16,17 e 18 por apenas 10,00 cada um!  E pensar que há alguns dias cheguei até em pensar em comprar pelo preço cheio quando fui em uma banca onde costumo frequentar, mas no fim declinei de pagar o valor de capa. Enfim, coleção agora completa e atualizadíssima. 
Bienal+12+%282%29.jpg (478×650)
Também consegui comprar por 10,00 a nova edição ''Mutts'' da editora Pixel, que custa 24,90; Gasparzinho da Devir de 26,90 por 10,00, e por aí vai. O espaço da Panini estava com 25% de desconto em tudo, e claro, aproveitei pra comprar algumas coisas também. Participei do chamado ''Café Literário'' com os irmãos Gabriel Bá e Fábio Moon ("Dois Irmãos"), que deram uma palestra nesse espaço fechado falando sobre suas obras e também como anda a produção artística no Brasil com respeito às hqs. Depois de 45 minutos aproximadamente de bate-papo, gentilmente atenderam os fãs já na parte externa, em uma mesa reservada aos dois. Além de autógrafos nos livros, tiraram fotos também e trataram a todos de maneira bem simpática e cordial. Como nem tudo são flores, teve duas coisas que me desagradaram ao extremo e não poderia deixar passar em branco em ralação ao evento. 
Monica+Li%C3%A7%C3%B5es.jpg (663×960)
Uma das decepções foi com a famigerada ''Comix''. Investiram em um dos maiores estandes da feira, filas para entrar no espaço e tudo mais. Quando entrei, que tristeza! Jogaram os preços lá em cima em praticamente tudo sem a maior cerimônia. Até a Panini estava com desconto em tudo, mas o pessoal da Comix fez o contrário. Cheguei a encontrar exemplares a 60,00 de determinada HQ que era vendida a 10,00 em outro estande. Absurdo mesmo! Infelizmente uma comic shop do porte dela deveria rever seus métodos, pois a meu ver, acabam fomentando esse mercado de especuladores que invadiram os sites de compra e venda. Deveriam era dar mais valor aos colecionadores,  não ajudar a aumentar esse pernicioso mercado negro. Colocam um exemplar que saiu há pouco tempo nas livrarias a peso de ouro em um curto período. Saí dali em pouco tempo e decepcionado, pois me recuso a fomentar esse tipo de negócio. Tudo bem que o espaço é deles e vendem pelo preço que quiserem, mas ao menos numa ocasião como essa que nem é uma vez por ano, mas de dois em dois, poderiam ser mais flexíveis. Infelizmente o abuso de preços predominou!"
vagabond+15.jpg (477×686)
"Este ano o homenageado da vez na Bienal foi o Maurício de Sousa pelos seus 80 anos. Nada mais justo por quem já fez muito pelo quadrinho nacional, criando personagens que viraram referência nacional e internacional. Acontece que no último dia de feira que fui, especialmente por causa dele, teve fatos lamentáveis. Choveu bastante aqui na cidade, e como moro na região central (sendo que o local da Bienal é no Riocentro) era fora de mão pra mim. Mesmo com todos os inconvenientes me empolguei em ir, pois ele estaria em 2 lugares para sessão de autógrafos. O primeiro às 10:30. Me direcionando ao local de entrada do evento, até o vi chegar cercado por seguranças, sendo filmado e fotografado também. Acontece que, chegandoreligiosamente no horário designado para sessão de autógrafos, fui direto ao espaço destinado à Cia das Letras e perguntei como fazia para participar. A resposta da funcionária foi ríspida e grosseira: ''as senhas já acabaram às 10:00 hs senhor". Falei que isso não seria possível porque 10:00 hs era o horário que a feira estava sendo  aberta ao público ainda. Fingiu que não era com ela e virou as costas como se eu não fosse coisa alguma. Beleza, nem tudo estava perdido pensei eu. Já que as 14:30 o artista também estaria em um espaço reservado para o mesmo fim na Panini!
Bienal+11.jpg (558×800)
Fui logo lá para garantir meu lugar, já que não eram nem 11 da manhã, tempo sobra até. Engano meu, pois quando perguntei à atendente como fazia pra pegar a senha pra sessão de autógrafos ela disse: ''infelizmente as senhas acabaram, já distribuímos tudo''. Disse a ela que estava decepcionado, pois tinha nas mãos alguns gibizinhos antigos que desejava que ele autografasse. O que veio em seguida foi ainda mais surpreendente por parte da atendente: ''pra participar da sessão de autógrafos você teria que comprar aquela edição de capa dura que custa 50,00 pra te dar direito à senha'', apontando para um encadernado da Mônica na prateleira. Emendei dizendo que mesmo que ainda tivesse senhas, me recusaria a participar do jogo, pois aquilo não era algo voltado pra quem era realmente fã do cara. Na última edição da Bienal aqui no Rj, o mesmo Maurício estava presente fazendo a alegria dos participantes, sendo solícito a todos e autografando exemplares independente de comprar na hora ou não. Digo isso pois um amigo meu colecionador das antigas levou todos os exemplares n°1 da Abril que ele tinha da Turma da Mônica e o Maurício autografou numa boa, sem nenhuma obrigação de compra. Só não participei também porque na ocasião o Ziraldo também estava em outro estande e eu tinha que escolher um dos dois devido às grandes filas (acabei escolhendo o Ziraldo).
Bienal+12.jpg (547×800)
Não sei os motivos que levaram a isso, mas sei que o Maurício não precisa disso. Gostaria muito que alguém se pronunciasse a respeito, mas como sei que isso jamais vai acontecer, me resta ao menos esse desabafo. Na minha humilde opinião, o estúdio MSP perdeu a mão há muito tempo. As historias atuais são muito sem sal se comparadas ao material que era publicado antigamente. Parece que o estúdio vive uma clara e grave crise de criatividade, pois já vi muitos amigos que deixaram de acompanhar as publicações já faz tempo.
Bidu.jpg (491×700)
Um cara consagrado chegar ao fim de sua vida dessa forma chega a soar mal pra quem cresceu curtindo suas obras, pois foram seus gibis que ajudaram na minha alfabetização. Respeito à quem ajudou a construir seu império do entretenimento atualmente seria o mínimo a se fazer. Que esse relato com fatos apreciados ao vivo ajude a galera do blog ''Submundo HQ'' em alguma análise ou reflexão sobre esses acontecimentos. Abraço e obrigado pelo espaço pra compartilhar tal experiência!"
ziraldo.jpg (770×358)

Até+

PS: O "Submundo" agradece ao Maycon pelo relato acima (valeu mesmo).... E a seguir aqui no blog: Mais uma AVALANCHE de LANÇAMENTOS e novidades. E o RELATÓRIO completo (com muitas FOTOS) do "2º Encontro de Colecionadores de Figurines - RS" (que - modéstia à parte - foi um tremendo sucesso)!!!
sub.png (599×495)
Créditos;) Leo Radd http://submundo-hq.blogspot.com.br/2015/09/bienal-do-livro-rj-2015-um-relato-do.html
GOTHAM.jpg (600×882)
Veja também ;) Submundo HQ N°1 - Papo de Gibi (Parte 1): "Gotham", "Batgirl", Pixel em Edições de Luxo, "Packs" de Miniaturas, e Mais...

Nenhum comentário: