quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

Arquivos Turma da Mônica N°406 - Uma história de Natal do Astronauta!

_AMN_20_%281983%29.jpg (491×730)
Nessa postagem compartilho uma história de quando o Astronauta passou o natal em companhia de um pinheiro extraterrestre. Com 7 páginas no total, foi publicada em 'Almanaque da Mônica Nº 20' (Ed. Abril, 1983).

Nela, Astronauta está montando a sua árvore de Natal, mas coloca muito enfeite de um só lado que faz a árvore cair e estraga toda. Astronauta se pergunta como vai conseguir outra árvore em pleno espaço sideral. Durante o seu percurso, encontra vários pinheiros em um planeta, iguais aos que existem na Terra. Então, ele pega um machado, arranca um pinheiro e leva pra sua nave para se tornar a sua nova árvore de natal. Chegando lá, ele enfeita e quando termina vai dormir porque ficou cansado.
HQ_Natal_Astronauta_1983+%281%29.jpg (491×730)
Enquanto o Astronauta dorme, a árvore dá umas sacudidas e descobre que estava viva. Na verdade, o pinheiro era um extraterrestre habitante doe um planeta de pinheiros e o Astronauta não percebeu isso. O Pinheiro não entende por que colocaram enfeites de Natal nele e tira tudo. Percebe também que não está no seu planeta e descobre que está no espaço sideral ao ver a janela da nave. Então, ele tenta mexer nos controles da nave para voltar ao seu planeta.
HQ_Natal_Astronauta_1983+%282%29.jpg (488×730)
A nave dá vários zigue-zagues que acaba derrubando o Astronauta da cama. Ele vai ver o que está acontecendo e leva um susto com vê a sua árvore de Natal pilotando a nave. O Pinheiro, com muita raiva, descobre que foi o Astronauta que o levou para fora do seu planeta e tenta esmagá-lo, mas não consegue por causa da roupa do Astronauta que o protege. Astronauta fala para ele ficar calmo e não fazer nada contra porque só ele que pode levá-lo de volta para casa.

O Pinheiro chora, querendo voltar para casa, para ficar perto da sua família e seus amigos. Astronauta tenta consolar, mas acaba se emocionando lembrando que está no espaço há anos, longe dos pais, dos amigos e da sua namorada. O Pinheiro fala para não ficar emocionado assim e o Astronauta responde que ele não sabe como é triste passar o Natal sozinho sem a presença deles. 
HQ_Natal_Astronauta_1983+%283%29.jpg (496×730)
O Pinheiro, então, pergunta o que é Natal, se é algum sistema solar. Astronauta responde que é uma festa que reúne todas as pessoas com muita paz para comemorar o aniversário do Menino Jesus. e que ainda tem troca de presentes, refrigerantes e doces. O Pinheiro fica animado com o que o Astronauta fala e faz uma proposta de passar o Natal junto com o Astronauta e depois ele o leva de volta para casa. Astronauta adora a ideia e eles festejam o Natal juntos, com direito a um brinde.
HQ_Natal_Astronauta_1983+%284%29.jpg (494×730)
Depois de terem festejado, Astronauta o leva para o seu planeta, com o Pinheiro carregando um presente que o Astronauta deu e o Astronauta agradecendo o amigo por ter passado o Natal junto com ele. No final , Astronauta volta para a nave, comentando consigo mesmo que foi um dos melhores Natais que ele passou, mas lamenta que acha que não conseguiu traduzir o verdadeiro significado do Natal para o Pinheiro, mas que pelo menos uma sementinha foi plantada. Porém, sem Astronauta saber, o Pinheiro montava  um presépio no seu planeta, com os pais não entendo nada o fato do filho curtir a sementinha e ficar falando de amor e paz entre as árvores.
Essa é uma bonita história, mostrando uma boa mensagem. O Astronauta tem seus conflitos de solidão no espaço, longe da sua família e amigos e na época de Natal é quando mais sente falta e, sem querer, o Pinheiro que ele levou acabou sendo uma ótima companhia para passar a noite de Natal com ele e não sentir sozinho. E a história ainda mostra um pouco do verdadeiro sentido do Natal.
HQ_Natal_Astronauta_1983+%286%29.jpg (492×730)
Os traços ficaram muito caprichados, característicos dos anos 80. Na postagem a coloquei completa. Vale destacar que a namorada que o Astronauta a se refere é a Ritinha, que ainda era namorada dele na época e anos mais tarde acabou se casando com outro cara (o Bonifácio), justamente por isso de se cansar das intermináveis aventuras espaciais do Astronauta e passar meses sem voltar para casa, deixando o Astronauta em profunda depressão e dor de cotovelo em uma série de histórias que saíram em 1989 e 1990.
HQ_Natal_Astronauta_1983+%287%29.jpg (501×730)
Essa história nunca foi republicada. Os almanaques da Mônica Nº 7, 9, 10, 11, 12, 14, 16 e 20 da Editora Abril tiveram histórias inéditas (entre 1980 e 1983), ou apenas uma, ou até o gibi inteiro, como os especiais de Natal. É que ainda tinham poucas histórias para serem republicadas de no mínimo 5 anos, então era normal colocarem inéditas para compensar. Tipo, eram poucas histórias de Natal disponíveis para republicação na época para preencher almanaques assim todo ano. E essas histórias inéditas de todos eles, jamais republicadas até hoje, sendo esquecidas completamente pela MSP. Então, só quem tem esses almanaques é que conhecem essas histórias raras.
mauricio80anos.png (713×227)
Créditos;)  Marcos Alves http://arquivosturmadamonica.blogspot.com.br/2015/12/uma-historia-de-natal-do-astronauta.html

Nenhum comentário: