terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Colecionando QUADRINHOS Disney N°19 : Disney Jumbo nº 12 (Nas Bancas)!

DSC07264.JPG (480×637)
Amigos disneyanos, começamos agora o CQD - Colecionando Quadrinhos Disney. A partir desta postagem analítica sobre DJ acompanharemos os quadrinhos sob o olhar de leitores apaixonados. Sou alguém que sai de casa para comprar gibis nas bancas, livrarias e sebos físicos. Também fico atento às lojas virtuais, e gosto de compartilhar informações com os amigos. Tudo isso, aqui e agora deixando fluir a Patópolis que existe dentro de cada um de nós. Você é o convidado especial, vem comigo...

Gostou da capa do DJ nº 12? Humm, mais ou menos, né? Poderia ser melhor? Sim, claro que sim. Todo gibi começa pela capa, isso é óbvio, e por isso é tão importante definir bem a capa. Deste primeiro contato do leitor com a publicação advém muitas outras coisas, inclusive a formação da convicção ou não do ato da compra pelo consumidor: - Vou comprar? (pensa o leitor com o gibi nas mãos). Para mim, capa tem que ter chamada para histórias do miolo. Eu faria uma bela capa com Darkwing Duck em ação, e acrescentaria "História Inédita", no rodapé colocaria a frase "500 págs de quadrinhos com os personagens Disney". 
DSC07265.JPG (640×480)
DJ  nº 12 é um baita tijolo de 500 págs (só perde pro Mega com 800), em sua maioria com hqs de republicações recentes (após 2000), e no final tem quase 100 págs inéditas com Darking Duck o herói atrapalhado. Percebe? Um gibi assim permite atingir vários típos de públicos dentro do universo disneyano de leitores. Sabe quais são? Veja...
DSC07266.JPG (501×480)
Leitor Ocasional: ele passa pela banca, vê um gibizão deste tamanho, com personagens Disney, por um preço que pode pagar (17 paus), pensa na comparação com um gibi fininho (tipo 4 ou 6 mangos), e decide: - Esse vale mais a pena, vou levar para ler na viagem, no passeio, nas férias... etc. 
DSC07267.JPG (524×480)
Colecionador de Histórias: o cara gosta muito dos gibis, especialmente da Disney. Mas nem imagina em colecionar sequencialmente. Como conseguir mais de 2000 gibis dos Pato Donald e Zé Carioca? e 800 e poucos do Tio Patinhas? e tantos outros de Mickey? almanaques, sei lá?  Tem gente que não liga para sequencia, cronologia, nada disso. Só quer ter as histórias. Para este tipo de leitor/consumidor/colecionador o DJ é um prato cheio. O que o cara faz? Compra o DJ e se livra dos gibis fininhos e antigos que tem essas histórias. Será que isso acontece, Paulo? Será que alguém faz isso? Sim, amigos, tem gente que coleciona histórias Disney, apenas histórias independentes de qual gibi esteja publicado, ou por autores, ou personagens. Para estes, o DJ é uma mina de ouro, e por um preço muito bom. 
DSC07268.JPG (587×480)
Disneyano Maluco: estou nessa categoria e muitos outros amigos também. Gente que coleciona de tudo que é Disney. Chega a ser sofrido, gera ansiedade, aumenta os gastos e demora uma eternidade para completar tudo (as vezes nem completa). Bem, esse cara também compra DJ, e curte cada página, ainda que "n" vezes repetidas em sua coleção. Eu comprei o meu DJ, e adorei. 
DSC07269.JPG (640×480)
Falamos de apenas 3 tipos de públicos para o DJ, existem outros, que a gente vai descobrindo aos poucos, nos relacionamentos e bate-papos de blog. Qual é o seu tipo? O que você precisa saber para decidir se compra ou não compra o DJ dessa vez? Humm, será que quer saber quais as hqs que ele tem?
DSC07270.JPG (445×595)
Vamos trabalhar mais um pouco na postagem? Agora sim, entramos na estrutura do gibi, e para isso vamos saber exatamente quais são as histórias que tem nesta publicação. O I.N.D.U.C.K.S. nos permite fazer este tipo de pesquisa. Então, por que não fazer? A seguir coloco todos os links das 28 histórias deste DJ nº 12, é só clicar em cada um deles para você poder conferir os detalhes de cada história. Faço isso com gosto, para que você amigo, tenha mais conforto ao conhecer a publicação, e que passe numa banca e leve para casa esse gibi, que é muito bom. Tá esperando, o quê? 

DISNEY JUMBO Nº 12

Pág   59 A Vidados Caracóis
Pág   65 Lar,Doce Bagunça
Pág   75 Patinholândia 
Pág 130 Lei é Lei
Pág 179 A Cratera e a Fera 
Pág 213 O Supertio
Pág 295 Socorro Aéreo 
Pág 371 Fama 
DSC07274.JPG (640×480)
Vejo nesse gibizão muitas qualidades desde a satisfação de ter as histórias renovadas no papel, bem melhores do que as velhinhas da coleção. Sei também que muitos leitores antigos que andaram afastados dos gibis Disney nos últimos anos, podem chegar aqui e ver nessa publicação um monte de histórias, que para eles são todas totalmente inéditas, fico feliz por eles. 

Disney Jumbo nº 12 é uma ótima opção de leitura, para ler nas férias. Gostou da postagem? Bora trabalhar na próxima

Até mais...Paulo Gibi
logocolecionandoquadrinhosdisney2.png (618×232)
Créditos;)  Paulo Gibi http://colecionandoquadrinhos.blogspot.com.br/2015/11/amigos-disneyanos-comecamos-agora-o-cqd.html

2 comentários:

Palmaniabr disse...

Gostei de sua análise, parabéns, posso até dizer que me enquadro em um pouquinho de cada categoria. Abração

Anônimo disse...

Não gosto muito do folião, mas essa história foi muito engraçada.
"Vai gostar de caracol assim na..."