terça-feira, 9 de agosto de 2016

Arquivos Turma da Mônica N°489 - Uma história do Horácio de 1991!

_MN_56_%281991%29.jpg (507×730)
Capa de 'Mônica Nº 56' (Ed. Globo, 1991)
Nessa postagem mostro uma história do Horácio que conhece uma dinossaura que fala um idioma diferente dele. Com 2 páginas, foi publicada em 'Mônica Nº 56' (Ed. Globo, 1991).
_Horacio_+MN_56_%281991%29.jpg (468×481)
Escrita por Mauricio de Sousa, aparece uma dinossaura, falando uma língua estranha, perguntando algo para o Horácio. Como não entendeu nada que ela falou, a dinossaura começa a chorar. Horácio tenta consolá-la, perguntando se ela se perdeu, se está com fome e não tem onde ficar. Ele oferece a sua caverna para ela ir descansar e passar a noite lá. Então, a dinossaura fica satisfeita e pede pra ele esperar um momento.

No final, ela leva toda a sua família e amigos para ficar na caverna dele, com a dinossaura mostrando que foi o Horácio que convidou para eles ficarem lá, sempre  em uma língua que só eles entendem, deixando Horácio entediado.
_Horacio_1_+MN_56_%281991%29.jpg (478×730)
A história discute dois pontos. Um sobre conversar com pessoas que falam idiomas diferentes e como fazer que um entenda o outro. A dinossaura, no caso, uma turista que não conhecia nada na região falava uma língua diferente do Horácio e o que causou muita confusão. Interessante que ela entendia o que o Horácio falava, coisas dos quadrinhos.

O outro ponto é o fato do Horácio ser educado e a dinossaura aproveita da bondade dele para levar sua família toda para morar com ele. O Horácio só ofereceu que ela passasse uma noite na caverna dele para descansar e ela, não pensou duas vezes para levar a família junto. Ou seja, ela abusou da boa vontade do Horácio para tirar proveito, coisa muito comum no dia a dia.

Mauricio gostava de mostrar um ar filosófico nas suas histórias, principalmente as do Horácio, e que muitas vezes é difícil de interpretar. As crianças não entendem nada, só quando releem com mais idade que dava para entender o conteúdo das histórias do Horácio. Fora as outras possibilidades de interpretação, que o Mauricio gostava de colocar, com cada leitor decidindo o que interpretar da sua maneira.
_Horacio_2_+MN_56_%281991%29.jpg (489×730)
Os traços muito bons e bem desenhados, com a dinossaura lembrando os traços da Lucinda e da Simone. Essa história, como era de costume com o Horácio, foi aproveitada de página semanal de jornais antigos, sendo que dividida em 2 páginas em vez de 1. Tanto que até mantiveram a numeração da página semanal do jornal. Normalmente, eles faziam isso nas histórias dele nos gibis, aproveitando das páginas semanais dos jornais, ampliando os desenhos ou mudando estrutura dos quadrinhos, tudo de uma forma que coubesse a história em 2 páginas dos gibis. 
arquivo.png (617×209)
Créditos;)  Marcos Alves http://arquivosturmadamonica.blogspot.com.br/2016/08/uma-historia-do-horacio-de-1991.html

Nenhum comentário: