terça-feira, 2 de agosto de 2016

Submundo HQ N°94 : Review (Parte 3): "Choques Futuristas", "Juíz Dredd", "Tom Strong", "Esquadrão Suicida", e Mais...

Pateta.jpg (648×1000)
Novos "Reviews" com MAIS uma fornada de gibis comentados. As avaliações seguem a escala de NOTAS: "RUIM" [☆], "REGULAR" [☆☆], "BOM" [☆☆☆], "MUITO BOM" [☆☆☆☆], e "EXCELENTE" [☆☆☆☆☆]!
Neste "Review" tem: "Choques Futuristas" (de Alan Moore), "Juíz Dredd - América","Tom Strong - A Origem" (de Alan Moore), "Inumanos" (de Jack Kirby e Neal Adams),"Esquadrão Suicida - Chute na Cara" (1º arco dos "Novos 52), "Ducktales - Os Caçadores de Aventuras", "Pateta Repórter" (Disney Capa-Dura), "Thor - O Amaldiçoado", e "Vingadores" nº 35!
Confira abaixo... (lembrando que as opiniões e críticas nesta coluna são meramente pessoais):
"Choques Futuristas" + "Juíz Dredd - América": 2 edições imperdíveis da "2000 AD". "Choques Futuristas" (capa-dura, 216 pág, R$ 79,90) traz todas as histórias curtas de Alan Moore da série que já compôs o mix da revista do "Dredd" pela Mythos e que mistura os gêneros sci-fi e terror (numa espécie de "Além de Imaginação"). É um Moore em boa forma (início dos anos 80) e acompanhado de grandes artistas: Alan Davis, Steve Dillon, e Dave Gibbons (Watchmen). Todos em divertidas e criativas HQs (com bastante humor negro)! NOTA: "MUITO BOM" [☆☆☆☆]! E "Juíz Dredd - América" é considerada uma das 3 melhores e mais importantes HQs do personagem (e minha 2º favorita depois de "Juíz Morte"). Ironicamente, o Dredd nem é o principal aqui, e sim a visão de 2 jovens diante do sistema opressor dos juízes e os rumos que as vidas de cada um seguiram. A mocinha da história (América Jara) se envolveu com a organização terrorista "Guerra Total" e tá na mira do Departamento de Justiça! História forte, pesada, violenta, e impactante (super-atual nos dias de hoje)! NOTA: "EXCELENTE" [☆☆☆☆☆]!

"Tom Strong - A Origem": A Panini republica em formato americano (capa-cartão) o 1º encadernado da série (que já saiu anteriormente pela Pandora, Devir, e Pixel - porém, sem nunca ter sido completada). Esta ed. traz as 7 primeiras histórias de "Tom Strong": Uma homenagem de Alan Moore ao gênero sci-fi da literatura PULP (em especial: "Doc Savage", mas com pitadas de "Tarzan" e "Superman" - entre várias outras referências de livros e HQs dos anos 30 em diante)! Tom é um humano comum que ganhou poderes (super-força e inteligência) após ser criado numa câmara de alta gravidade em uma ilha isolada pra tornar-se o protetor de Millennium City. São histórias leves e muito inventivas (com soluções e sacadas geniais). Destaque pra HQ que faz um paralelo com a Bíblia, onde Tom viaja no tempo (pra gênese do mundo) com sua esposa e encontra um alienígena (Deus)? que copia suas informações genéticas e tenta expulsá-los do "paraíso" (uma viagem bem ácida, rs)! NOTA: "MUITO BOM" [☆☆☆☆]!   

"Esquadrão Suicida - Chute na Cara": O 1º arco dos "Novos 52" é encadernado pela Panini após ter sido lançado na época em uma revista mensal (dividindo o mix com as "Aves de Rapina") e que durou apenas 7 edições - distribuídas apenas em lojas especializadas (por um sistema falho que não funcionou no Brasil e tornou o acesso difícil pra leitores que não possuíam as lojas cadastradas por perto)! Agora, graças ao embalo do FILME, esse 1º arco volta às bancas normais e livrarias em capa-dura, 160 pág, R$ 29,90! O "esquadrão" é formado por super-vilões recrutados pra missões especiais (mortais) e a equipe conta com: "Arlequina", "Pistoleiro", "El Diablo", "Voltaico", "Aranha-Negra", e "Tubarão-Rei". Um bom começo pra série (era uma das minhas preferidas no reboot da DC)! NOTA: "BOM" [☆☆☆]!
"Inumanos": A extensão de clássicos da Salvat continua surpreendendo com algumas raridades interessantes: Os "Inumanos" traz uma seleção de histórias-solo da equipe assinadas por: Stan Lee, Jack Kirby, Roy Thomas, e Neal Adams (abaixo tem uma arte sensacional de Adams com o "Tríton")! O material é muito raro e foi publicado originalmente em: "Thor" nº 146-152 e "Amazing Adventures" nº 1-10! São histórias curtas (mas interligadas entre si) e que no caso da revista do "Thor" substituíram os "Contos de Asgard". Parte desse material já saiu no Brasil espalhado em formatinhos da Abril e mais recentemente algumas histórias saíram na "CHM - Super-Vilões Unidos" da Panini (sim: tem repetéco de novo, rs)! Mas a ed. da Salvat tá primorosa por trazer todo esse material em sequência (e que jogam a equipe até contra "Magneto")! Recomendo pra todos os fãs dos "Inumanos"! NOTA: "MUITO BOM" [☆☆☆☆]!

"Ducktales" + "Pateta Repórter": Mais 2 edições de capa-dura da Disney. Em "Ducktales" temos o encadernado inteiro (464 pág) pra 3 longas aventuras do "Tio Patinhas" e seus sobrinhos (menos o "Pato Donald": que não aparece e faz uma falta danada pra agregar mais humor e diversão às histórias). As 3 HQs são: "Em Busca da Nº 1" (de Marv Wolfman - sim, o da "Crise"), "A Odisséia do Ouro" (lançada num especial em formatinho), e "Legítimos Donos" (da BOOM - que saiu no mix do "Tio Patinhas" em 2012). Mas as histórias não são tão empolgantes sem o Donald e não tem o brilho das clássicas aventuras de Barks! NOTA: "REGULAR" [☆☆]! Já o "Pateta Repórter" se sai bem melhor e consegue divertir sendo mais engraçado e mantendo um clima NOIR (bem anos 30). O encadernado traz a série integral (publicada há pouco tempo nas revistas de linha da Abril) tendo entre os vilões: "Mancha Negra" e "Bafo-de-Onça"! É material Italiano acima da média e vale uma conferida! NOTA: "BOM" [☆☆☆]!
Ducktales.jpg (678×1000)
"Thor - O Amaldiçoado" + "Vingadores" nº 35: Uma boa surpresa nas livrarias foi a rapidez com que chegou o Vol. 3 do "Thor" na fase de Jason Aaron. O "Sr. dos Elfos Negros" escapa da prisão e dá início à uma caçada que se estende pelos 9 Reinos. "Thor" forma uma aliança com guerreiros de outros reinos, mas a traição paira sua equipe (não faltam reviravoltas na trama)! NOTA: "BOM" [☆☆☆]! Já a última ed. dos "Vingadores" (antes das "Guerras Secretas") tem uma belíssima capa com o "Dr. Destino" (Colheita Amarga) mas o "conteúdo" é pra lá de banal, previsível, repetitivo, e tem aquele gostinho de comida requentada (de outros carnavais). Um amontoado de clichês, com frases manjadas do tipo: "O que importa não é a armadura mas o homem por dentro dela" (diz o "capitão" pro "ferroso"), ou ainda: "Eu vou apagar você da existência" (putz, essa é bem pobrinha)! Todos os diálogos são desse (baixo) nível de criatividade e as histórias: apenas "mais do mesmo"! NOTA: "RUIM" [☆]!   Até+  

PS: Bem, chega de "Reviews" por um tempo agora, rs... Mas a seguir, vou retomar várias postagens atrasadas aqui no blog: Algumas com Colaboradores (Cesar Leal, VAM, Camus, Colecionador Fantasma, etc) e colunas que precisam de continuidade: "TOP 100", "Editoras Nacionais", "Miniaturas Marvel/DC", "Guerras Secretas", etc!
sub.png (599×495)
Créditos;)  Leo Radd http://submundo-hq.blogspot.com.br/2016/07/review-parte-3-choques-futuristas-juiz.html

Nenhum comentário: